FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O Rei e Vinícius de Moraes

Encontro de gênios: 




o dia em que Pelé conheceu Vinícius de Moraes



Em 1968, o Brasil já era bicampeão mundial. Pelé já era consagrado e carregava, consigo, o nome do país mundo afora. Quis o destino que, no dia 13 de agosto daquele ano, o Rei do Futebol encontrasse um outro gênio, e em solo argentino. A bela paisagem de Buenos Aires serviu de cenário para o encontro do jogador com Vinícius de Moraes, o poetinha.

Os dois tiveram papéis importantes na difusão da cultura e do jeito brasileiro pelo mundo. Vinícius fazia golaços com a mão ao escrever parte da literatura brasileira e compor sucessos como Garota de Ipanema e Soneto de Felicidade. Pelé, com seus pés, escreveu poesias inesquecíveis de se ver. Artistas de áreas diferentes, mas de grandeza semelhantes.

O Rei do Futebol era fã do cantor, já Vinícius não gostava de futebol, mas encantava-se com Pelé e admitia que o jogador era um ícone importante para o Brasil.

- Ele sempre mandava recado pra mim, porque achava que era uma poesia o que o Pelé fazia - afirmou Pelé.

Culto, Vinícius de Moraes também era muito boêmio. O artista gostava da noite e de estar sempre rodeado por pessoas. Na Argentina, o poetinha encontrou seu lugar ideal e fonte de inspiração. A mesma Argentina que, em 1963, viu Pelé conquistar a Libertadores em cima do Boca Juniors, no Estádio La Bombonera.

Cinco anos depois, Vinícius desembarcava em Buenos Aires para a realização de seu primeiro show na Argentina, coincidentemente, no mesmo dia em que o Santos estava na cidade para a disputa de um amistoso. Enquanto o carioca encantava os argentinos no palco do Teatro Ópera, Pelé apareceu de surpresa, junto com mais alguns jogadores do alvinegro, para prestigiar o concerto.
- Alguém me disse que tinha mais gente perguntando para entrar, mas o teatro estava lotado. Então fui à porta e estavam quatro ou cinco jogadores do Santos e Pelé! Entramos pela parte de trás do teatro e chegamos ao palco - disse Alfredo, produtor do show na época.
O público delirou com o encontro. Dois gênios brasileiros aplaudidos de pé em Buenos Aires. Era o Brasil no mundo, o estilo brasileiro, na música e no futebol, quebrando fronteiras. O encontro da cultura alta do poetinha e da cultura popular do Rei do Futebol. Vinícius, que se autointulava o branco mais preto do Brasil, parecia já saber da importância de tal representação.
- É difícil fazer uma pintura do Vinícius, mas para mim ele é a pessoa que mudou a minha forma de pensar e a minha vida. Uma pessoa livre. Sempre escreveu o que queria e o que pensava e sentia - finalizou Alfredo

Vinicius já faz parte deste blog em CRÔNICAS com a famosa carta  que escreveu a Pelé,
também citada no vídeo abaixo.O conteúdo completo desta cartaque pode ser lido AQUI

Veja a reportagem da TV GLOBO sobre este dia contado por quem viu ao vivo este encontro de gênios.
.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs