FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Pelé e Mandela


Não há palavras suficientes em todos os dicionários do mundo para descrever Nelson Mandela.
A sua simples figura, sempre com aquele sorriso inconfundível, emocionava a todos, 
e fazia com que todos, reis, presidentes, celebridades ou simples mortais se sentissem... 
algo minúsculos... e tivessem vontade de abraçá-lo, reverenciá-lo, ou simplesmente dizer-lhe
"muito obrigado"...
Como eu disse, não há palavras em todos os dicionários do mundo...

Madiba foi o convidado de honra da 1ª edição do Prêmio Laureus, o Oscar dos esportes, 
que aconteceu a 25 de maio de 2000 no Principado de Mônaco, e foi com esse discurso simplesmente soberbo logo abaixo desta foto, que entregou o 1º Laureus Lifetime Achievement Award da história...
para Pelé.



"Obrigado. Obrigado. Obrigado"
"Estou feliz por estar com vocês hoje à noite no primeiro Laureus World Sports Award. 
O esporte tem o poder de mudar o mundo. [Aplausos] Ele tem o poder de inspirar, ele tem o poder de unir as pessoas de uma forma que poucos mais fazem. Ele fala para a juventude em uma linguagem que eles entendem. O esporte pode criar esperança, onde antes só havia desespero. É mais poderoso do que governos para quebrar as barreiras raciais. Ele ri na cara de todos os tipos de discriminação.
Os heróis são exemplos desse poder. Eles são valentes, não só no campo de jogo, mas também na comunidade, tanto a nível local e internacional. Eles são campeões e merecem o reconhecimento do mundo.
[Aplausos]
Juntos, eles representam um ativo Hall, vigoroso of Fame. A Hall of Fame, que sai para o mundo, espalhando ajuda, inspiração e esperança.
Seu legado será uma comunidade internacional onde as regras do jogo são as mesmas para todos, e comportamento é guiado por fair play e desportivismo. Peço-lhe agora a subir e se juntar a mim em elogiando os homenageados originais no Mundo Sports Academy Hall of Fame."
[Aplausos]



Agora, é com grande prazer que apresentamos um prêmio Laureus muito especial - o Laureus Lifetime Achievement Award (prêmio pelo conjunto da obra) - dado a um atleta do mundo que exemplifica a maior virtude de esporte, honra, coragem, alegria e perseverança. Nosso primeiro homenageado é um homem que é ao mesmo tempo um exemplo para as idades e um farol de esperança para milhões.
Ele começou a vida na pobreza e subiu para o maior nível de fama. Vê-lo jogar era assistir a alegria de uma criança combinado com a graça extraordinária de um homem na sua totalidade.
Senhoras e senhores
É uma honra para mim entregar o primeiro Laureus Lifetime Achievement Award para 
Edson Arantes do Nascimento, ou como é conhecido para o mundo - Pelé..
[Aplausos]
(Pelé está em Roma nesta noite, para se juntar com outras estrelas do futebol mundial em uma partida de futebol internacional para a paz, a Comitato Partita del Cuore, e foi galardoado com o Laureus pelo convidado de honra Nelson Mandela, com quem trocou algumas palavras através de uma transmissão de vídeo via satélite.)
[PELÉ via satélite]
"Muito obrigado Sr. Mandela. É uma grande honra para mim receber este prêmio. E quero agradecer também a World Sports Academy. Todos sabem que eu estou em Roma. Estamos aqui para a paz no mundo. Lindo evento, belo jogo. Mais uma vez - obrigado Sr. Mandela, obrigado a todos por isso."
[PELÉ termina]
[Aplausos]


[Mandela]
"Parabéns para o grande Pelé. Você é um modelo duradouro para todos os atletas. De fato, para todos nós, para admirar e imitar. Obrigado e boa noite."
[Aplausos]
Senhoras e Senhores
A paz é a maior arma a humanidade tem de resolver até mesmo as dificuldades mais intratáveis. Mas para ser um agente eficaz para a paz, você tem que procurar não só para mudar a comunidade e para o mundo. O que é mais difícil é mudar a si mesmo antes de tentar mudar os outros.Somente aqueles que têm a coragem de mudar a si mesmos e saber que em todas as comunidades, sem exceção, há bons homens e mulheres que querem servir suas comunidades.



Em relação à resolução pacífica de seus problemas e que é absolutamente essencial para os líderes da comunidade e do mundo para criar um ambiente onde os bons homens e mulheres podem mostrar suas habilidades no máximo na tentativa de resolver os problemas de forma pacífica e que é por que uma lenda como Pelé e todos estes atrás de mim são os nossos heróis, nossa esperança, porque o que quer que eles façam em seus respectivos campos que estão promovendo a paz. Estes são os monarcas, são rainhas e reis, e não como resultado de hereditariedade, mas como resultado de seu compromisso pessoal e esforços. É um dos momentos mais agradáveis ​​para mim ser capaz, como convidado, participar de uma função desta natureza.
Obrigado.

[Mandela aplaudido de pé, após o discurso]

Pois é, não há palavras...receber o 1º Laureus da história entregue por este grande homem,
simplesmente não há palavras...

VÍDEO COM A 1ª PARTE DO IMORTAL E EMOCIONANTE DISCURSO DE MADIBA

PELÉ OFERECE UMA CAMISA DA SELEÇÃO BRASILEIRA PARA MADIBA

Madiba e Pelé, 2 dos maiores ícones da história, 
conseguiram coisas que nem os maiores diplomatas ou políticos conseguiram: 
unir, mesmo que por breves momentos, inimigos históricos.
Em vida, Mandela conseguiu que brancos e negros no seu país natal, 
a África do Sul, vivessem e convivessem lado a lado...

...e mesmo nas suas cerimônias fúnebres, conseguiu que um Presidente dos  Estados Unidos da América apertasse a mão de um presidente de Cuba...

Pelé parou e adiou guerras...conseguiu por um dia que católicos, judeus e muçulmanos esquecessem as diferenças e o ódio e vibrassem juntos num estádio de futebol...e conseguiu unir por breves instantes Arafat e Shimon Peres, inimigos históricos pedindo para tirar uma fotografia com eles, que aceitaram e sorriram...veja AQUI


0 comentários:

Template - Dicas para Blogs