FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

sábado, 16 de agosto de 2014

Pequena biografia de Pelé pela ESPN



Pele, King of Football
By Gentry Kirby
Special to ESPN.com

"Se você usar a palavra perfeita, Pelé está quase lá. Ele foi o maior jogador de futebol na história deste jogo, " 
disse a ex-estrela da Alemanha Ocidental Franz Beckenbauer no Sports Century da ESPN Classic.


Franz Beckenbauer é considerado o melhor defesa central da história do futebol.


O secretário de estado dos EUA, Henry Kissinger era o 2º homem mais poderoso do planeta em 1975(o 1º era o presidente dos EUA, of course), era fã de futebol e fã declarado de Pelé.
"Heróis andam sozinho, mas eles se tornam mitos quando enobrecem a vida e tocam os corações de todos nós", disse o ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger"Para aqueles que amam o futebol, Edson Arantes do Nascimento, geralmente conhecido como Pelé, é um herói."


Pelé. Um nome curto no comprimento, mas longo em importância. Há muitas histórias que explicam que o nome veio, mas ninguém pode explicar o fenômeno.

Tudo começou no sertão do Brasil, onde um rapaz apelidado Dico estava jogando seu jogo favorito melhor do que qualquer das outras crianças da vizinhança. Um dia, os outros meninos começaram a chamá-lo de Pelé. Ele não sabia de onde veio o nome, uma vez que não tinha qualquer significado em Português, mas ele não gostou. Dico lutou com as outras crianças a pensar que o nome Pelé era um insulto. Não importa. O nome pegou.

Pelé aos 8 anos de idade


Pelé, o atleta, saiu do nada também. Em 1958, as pessoas ligoram a televisão para assistir a primeira transmissão internacional da Copa do Mundo. Telas pretas e brancas tremulavam como um magro de 17 anos de idade, brincando com a imaginação e entusiasmo, correu círculos em torno de veteranos. Até o final dessa Copa do Mundo, o nome de Pelé tinha sido atirado em todo o mundo.


Nos anos 1960 e 1970, Pelé viajou o mundo com seu clube Santos e sua equipe nacional do Brasil, a entreter multidões com a sua marca mágica de futebol. Ele marcou 1.281 gols em sua carreira de 22 anos. Mas você não tem que vê-lo a acreditar nele. Seu nome tornou-se um mito que viajou para os confins do mundo. O mundo queria tocar, para testemunhar Pelé.

Além de Muhammad Ali, nenhum outro atleta poderia rivalizar com a magnitude de sua popularidade.



Na Nigéria, uma trégua de dois dias foi declarado na guerra com o Biafra para que ambos os lados pudessem vê-lo jogar.

O Xá do Irã esperou três horas em um aeroporto só para falar com Pelé.
Uma pesquisa realizada no início de 1970 mostrou que o nome de Pelé ficou atrás apenas da Coca-Cola como a marca mais popular na Europa.

Façanhas de Pelé em campo só aumentaram sua fama. Em 19 de novembro de 1969, ele marcou seu 1000 º gol, um feito sem precedentes, que foi comemorado com entusiasmo no Brasil. Mas ele teve que compartilhar as manchetes do dia seguinte porque os americanos haviam pousado na lua.

Edson Arantes do Nascimento nasceu em 23 de outubro de 1940 filho de Dondinho e Dona Celeste na cidade pobre de Três Corações, no estado de Minas Gerais, no sudeste do Brasil. O pai de Pelé foi um jogador de futebol profissional local, que realizou a distinção de marcar cinco gols com a cabeça em um jogo.

Pelé aos 14 anos no Bauru Atlético Clube, sentado em cima da bola

Pelé criou a sua própria reputação como um jogador de futebol com o Bauru Atlético Clube. Suas habilidades foram notados por um ex-jogador de Copa do Mundo, Valdemar de Brito, que o levou para Santos, na costa do Brasil. Em sua primeira temporada completa no Santos, ele marcou 32 gols. Logo depois, com 17 anos de idade foi selecionado para a Copa do Mundo de 1958 no Brasil.


Aos 17 anos venceu sua 1ª Copa do Mundo
Pelé perdeu os dois primeiros jogos do torneio na Suécia com uma lesão no joelho. Ele recuperou o tempo perdido ao marcar o gol da vitória nas quartas de final e um hat-trick nas semifinais. Depois de dois gols de Pelé na final, seus companheiros de equipe levantaram a criança prodígio em seus ombros e comquistaram o primeiro troféu Jules Rimet de seu país.

Dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues foi o primeiro a chamar Pelé de "o Rei".
Jornalista João Luiz de Albuquerque falou sobre o impacto do desempenho de Pelé: "Ele era a luz no fim do túnel todos os pobres, disse, ei, esse cara fez isso, eu posso fazer isso Ele trouxe o resto do Brasil com ele.. . "

O novo rei do futebol foi homenageado com ofertas recorde de times europeus, incluindo uma oferta de milhões de dólares por Inter de Milão, da Itália. As propostas extraordinárias fizeram o presidente brasileiro Jânio Quadros decretar Pelé um "tesouro nacional".

Com a fama recém-descoberta seu jogador de top, o Santos virou os Harlem Globetrotters do futebol internacional, com Pelé recebendo uma grande parte das verbas. Ele tornou-se o atleta mais bem pago do mundo, com uma renda anual estimada em US $ 150.000.

Com o Santos Futebol Clube, Pelé visitou e encantou 59 países.
Para todas as suas façanhas com Santos na década de 1960, Pelé sofreu com as Copas do Mundo de 1962 e 1966. Ele sofreu uma lesão na virilha, em um jogo que antecedeu o torneio de 1962, no Chile. Enquanto Pelé marcou um gol na vitória por 2-0 sobre o México no primeiro jogo, ele agravou a lesão no jogo seguinte da competição, contra a Tchecoslováquia, e foi deixado de lado para o resto do torneio. Seu substituto, Amarildo, o substituiu admiravelmente, marcando três gols e o Brasil defendeu com sucesso sua coroa.

Pelé voltou ao palco mundial, em 1966, o Brasil foi atrás de uma terceira Copa do Mundo consecutiva sem precedentes. No entanto, o infortúnio assombrou-o novamente como uma lesão, limitando-o a dois jogos. O Brasil perdeu dois dos três e não conseguiu passar da primeira rodada.

Indo para a Copa do Mundo de 1970 no México, houve perguntas que cercaram o legado de Pelé. Ele falou sobre as críticas em Pelé: His Life and Times . "Eu queria colocar para acabar de uma vez por todas, a idéia de que eu não podia entrar numa Copa do Mundo sem me machucar", escreveu.

Em 1970, Pelé ergue a Taça Jules Rimet, após vencer a sua 3ª Copa do Mundo.
O rei do futebol foi fiel à sua palavra durante a competição de três semanas, marcando quatro gols e distribuindo seis assistências. Brasil bateu a Itália por 4-1 na final com gol de Pelé ser 100º do país na história da Copa do Mundo. Tarcisio Burgnich, o defensor que marcou Pelé na final, disse: "Eu disse a mim mesmo antes do jogo, ele é feito de pele e osso como qualquer outra pessoa. Mas eu estava errado."
Pelé foi o primeiro a ser três vezes campeão do mundo, e com a vitória o Brasil garantiu o direito de levar para casa o troféu Jules Rimet.

Em 1974, o jogador apelidado de Pérola Negra jogou seu último jogo pelo Santos. Ele havia pensado em aposentadoria, mas um negócio ruim deixou $ 1 milhão em dívidas. Principais times europeus procuraram o Rei. Mas Pelé também recebeu uma oferta do New York Cosmos da North American Soccer League.

"Foi realmente ridículo pensar que Pelé, o maior jogador de todos, ia acabar jogando para esta pequena equipe ridícula em Nova York para 1.500 pessoas", disse Clive Toye, o gerente geral Cosmos.
"Mas eu disse a ele para não ir para a Itália, não vá para a Espanha, pois tudo o que você pode fazer é ganhar um campeonato. Venha para os EUA e você pode ganhar um país."

Em 1975, Pelé assinou um contrato de US $ 2,8 milhões de três anos com o Cosmos. Sua presença na NASL ajudou a impulsionar média de público por quase 80 por cento a partir de 1975 (7597) para 1977 (13.584).

Onde o NY Cosmos jogava, os estádios enchiam para ver Pelé
Depois de liderar o Cosmos para o campeonato da liga em 1977, Pelé jogou seu último jogo. Em um dia sombrio no Giants Stadium, Pelé, que jogou uma metade para o Cosmos e a outra metade para o Santos, marcou o seu gol final. Um jornal brasileiro observou sobre a atmosfera do dia chuvoso, "mesmo o céu estava chorando."

Depois de Pelé se aposentou, ele pegou a sua energia como atleta e colocou em sua carreira como um garoto-propaganda mundial e embaixador do futebol. Ele também foi comentarista de TV, escreveu colunas em jornais, e representou produtos como Coca-Cola, MasterCard e Viagra, e até mesmo se meteu na política, quando se tornou ministro do Esporte do Brasil, em 1994.

Depois de quase 40 anos desde seu último jogo oficial, ainda hoje Pelé não pode visitar qualquer país, sem que multidões o cerquem.

Cena comum na vida de Pelé desde os 17 anos:onde ele chega, as pessoas se aglomeram.
Quando um repórter perguntou se a sua fama era comparada com a de Jesus Cristo, Pelé respondeu: "Há partes do mundo onde Jesus Cristo não é tão bem conhecido."


Reportagem original da ESPN em inglês AQUI

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs