FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

sábado, 27 de dezembro de 2014

Curiosidades do filme Fuga para a Vitória



Extraído DAQUI e DAQUI
CURIOSIDADES DE "FUGA PARA A VITÓRIA"

Duas lendas : Michael Caine e Bobby Moore
O filme foi inspirado por uma série real de jogos em Kiev, durante a ocupação alemã da cidade. Vários membros do Dynamo Kiev, o time de futebol top da Ucrânia, encontraram trabalho em uma padaria. Lá eles formaram um time de futebol com outros funcionários. Eles começaram a jogar em uma nova liga contra equipes apoiadas pelo governo ucraniano fantoche dos militares alemães. Depois de vencer uma equipe de uma base local, German Air Force, a liga foi dissolvida e vários dos membros da equipe presos pela Gestapo, quatro foram executados.

O projecto original do roteiro era um drama sério, baseado na história verídica de um grupo de prisioneiros de guerra aliados desafiado para uma partida de futebol pelos alemães. O acordo era que se os alemães ganhassem o jogo, os prisioneiros de guerra seriam libertados na Suíça. No entanto, se os prisioneiros de guerra vencessem, seriam fuzilados. Os prisioneiros de guerra decidiram pela "vitória", venceram a partida e, consequentemente, foram executados.

Este filme é similar em enredo à dois filmes europeus anteriores. Em primeiro lugar, é semelhante ao filme em preto-e-branco húngaro Dois meio-tempos no inferno (Két félidö um pokolban - 1963). Vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Cinema de Boston 1962, este filme contou de um jogo de futebol entre os prisioneiros de guerra aliados e soldados alemães e realizado no aniversário de Adolf Hitler. É é também semelhante a trama do filme Russo, Tretiy taym (1964).

Alega-se que Sylvester Stallone insistiu que seu personagem deveria marcar o gol da vitória no filme, uma vez que era a maior estrela do filme. O elenco não-americano precisou convencê-lo do absurdo que seria o goleiro marcar o gol da vitória, o pênalti foi escrito especificamente para aplacar seu ego.


Sylvester Stallone começou a treinar futebol nos fins de semana fora durante as filmagens de seu filme anterior Os Falcões da Noite(1981). Stallone recebeu treinamento do goleiro Inglês vencedor da Copa do Mundo, Gordon Banks. Inicialmente, Stallone deu pouca atenção aos conselhos de Banks pois não achava que o treinamento era necessário, e atirou-se de forma imprudente ao chão no primeiro dia de filmagens do jogo.
Eventualmente, ele bateu no chão com tanta força que ele deslocou um ombro e quebrou uma das costelas, ficando fora das filmagens por vários dias. Quando voltou, Stallone prestou muito mais atenção aos conselhos de Banks, mas ainda sofreu uma série de ferimentos leves no decorrer das filmagens, incluindo outra costela quebrada. Após o fim da produção, Stallone comentou que a experiência tinha sido mais difícil do que lutar nos filmes Rocky.

Sylvester Stallone perdeu cerca de 40 kg para o filme porque ele não queria que um prisioneiro de guerra para se parecer com um boxeador olímpico, e ele sentiu que precisava que o peso reduzir para executar as tarefas de um goleiro.

Stallone foi o goleiro do time dos aliados no filme
O Estádio MTK de Budapeste, a Hungria foi usado para reproduzir o Stade Colombes (Coombes Stadium), em Paris, França, onde clímax do jogo de futebol do filme acontece. Os produtores tiveram dificuldade em encontrar um grande estádio, sem holofotes, como holofotes em estádios de futebol não foram usados até bem depois da II Guerra Mundial. O estádio MTK, agora conhecido como o Estádio Nándor Hidegkuti, era o maior deles, sem luzes (mas ao mesmo tempo estruturalmente semelhante aos estádios Continental que estavam ao redor durante a 2ª Guerra Mundial) que puderam encontrar. O estádio hoje é a casa do Futebol Clube MTK da Hungria.

O jogo foi filmado no Estádio MTK, em Budapest, Hungria

Um conjunto de prisão de três hectares, foi construído nos terrenos do Allag Riding Stables, nos arredores de Budapeste, Hungria. O "campo de concentração" levou três meses para ser construído.

Durante o jogo de futebol do clímax, quando o comentarista diz que há 15 minutos restantes do jogo, há exatamente 15 minutos e cinco segundos restantes até o final dos créditos finais.

Sylvester Stallone quebrou um de seus dedos tentando impedir Pelé de marcar um gol.



Alguns jogadores de futebol do Ipswich Town Football Club participaram neste filme. Eram Kevin Beattie; Paul Cooper; Kevin O'Callaghan; Russell Osman; Laurie Sivell; Robin Turner e John Wark.

Kevin O'Callaghan, que interpretou o jovem goleiro que tem o braço quebrado no filme, nunca jogou profissionalmente como goleiro. Em vez disso, ele teve uma carreira bem sucedida como ala no Millwall, Ipswich Town, Portsmouth e da República da Irlanda.

Um dos jogadores de futebol, Mike Summerbee, fez amizade com Michael Caine. Depois de se aposentar do futebol, Summerbee abriu um negócio de camisa sob medida. Caine é um dos seus clientes preferenciais.

Da esquerda para a direita:Osvaldo Ardiles, Stallone, Pelé, Michael Caine & Bobby Moore
Este filme apresentou na tela dezoito craques internacionais da época aparecendo em ambos os papéis de atores e dublês esportivos.

Kevin Beattie foi dublê de Michael Caine durante as cenas de futebol, enquanto Paul Cooper fez o mesmo por Sylvester Stallone.

Além de atuar no filme, Pelé também ajudou a coreografar todas as jogadas no jogo climático( foto abaixo ).
O diretor John Huston e Pelé

1 comentários:

Armando Pinto disse...

... Só desejo que no ano 2015 tudo seja melhor, para todos nós, o que naturalmente engloba o que nos desperta atenções e paixões.
Boas passagem e Feliz Ano Novo.
Armando Pinto
Memória Portista
e
Longra Histórico-Literária

Template - Dicas para Blogs