FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

quinta-feira, 9 de julho de 2015

FOTO DO DIA: Quanto custaria este trio de ataque nos dias de hoje??

Se CR7 e Bale custaram cerca de 200 milhões de euros ao Real Madrid,
quanto dinheiro custaria este trio de ataque abaixo 
nos dias de hoje???

Nesta foto tirada na Copa do Mundo do México de 1986, 
estão 3 dos melhores jogadores da história do futebol.
Da esquerda para a direita Puskas ( de camisa azul ), Eusébio, Juarez Soares ( jornalista da Tv Bandeirantes do Brasil naquela época), Professor Julio Mazzei ( antigo preparador físico de Pelé e antigo treinador do New York Cosmos), Piantoine ( jogador da seleção francesa na Copa do Mundo de 1958) e o Rei Pelé.

Puskas ( 521 gols ), Eusébio ( 773 gols ) e Pelé ( 1282 gols ) em suas carreiras, marcaram juntos um total de 2576 gols. 

E o detalhe é que nesta foto estão o melhor jogador húngaro de todos os tempos, o melhor jogador português de todos os tempos e o melhor de todos os tempos:-)

9 comentários:

Matheus disse...

Só quero que você responda isso que vou falar agora. O que você responderia a quem fala isso:
"Dentre as maiores vítimas, Juventus, Guarani, Portuguesa, Prudentina (nem existe mais), Botafogo de Ribeirão, Noroeste, XV de Piracicaba, Ferroviária de Araraquara, Jabaquara, Lusa Santista… Bicho, é pra levar a sério essa lista ou é pra chorar de rir? Vocês querem derrubar o mito, né? Todo mundo achava que Pelé tinha feito 1282 gols de forma séria, contra adversários de alto nível… todo mundo me falava quando eu era criança que ele encarava Beckenbauer, Di Stéfano, Lev Yashin, Gordon Banks… mas pelo visto era Béquenbauer, zagueiro-pedreiro do Prudentina, Distéfo, lateral-pintor-de-parede do Jabaquara, Levi Aranha Negra, goleiro-padeiro do XV de Piracicaba e Gordão Bancos, Cabeça-de-área encanador do Noroeste, kkkkkkkkkkk"
"Vejam em quem pelé marcou gols: seleção de Alagoas, seleção de Ilhéus, Leopardos do Congo, seleção de Fortaleza, seleção da Indonesia, seleção de Trinidad e Tobago, seleção de São Bernardo, seleção do Distrito Federal!!!! e por aí vai. Vejam só o nível. Ah, tem tbem um tal de Brasavile. Já pensou Messi jogando contra essas equipes. Passaria facil de 2.000 de Gols."
"Tirando paulistinha e amistosos Pelé fez só 380 gols. E se descontar os gols não oficiais o milésimo gol não existiu."
"Pelé tem 17 gols em libertadores e 12 em Copas. Na copa de 58 ele era tão dispensável que em 62 ele se machucou, só jogou um jogo, e mesmo assim foi campeão. Mesmo sendo decisivo apenas em uma copa, 70, entraram na conta dele 3 Copas do mundo. Sem falar que ele fez apenas 32 gols em campeonatos brasileiros!!! Isso mesmo, 32 gols!!! Ai vc pergunta: De onde vieram os 1000?? Mais de 450 em amistosos e outros 500 no paulistinha! Messi Melhor da história!!!!!"
"Agora coloca apenas os gols oficiais e desmascara esse coitado que alguns ainda chamam de “Rei”…"
"pele so tem 14 gols na copa libertadores e 80 gols no campeonato brasileiro ja o messi tem 63 gols na liga dos campeoes e 200 no campeonato espanhol"
"Realmente, esses números de Pelé weram só pra inflar. A maioria dos seus gols foram em amistosos!!!"
"Pelé e uma merda cara, PQP conta gols até contra exercito zagueiros da epoca dela era tudo sem qualidade, e começaram contar gols dele com 16 anos… PQP que lixo olhas os times que o cara jogo, Cruyff, Di stefano, Ronaldinho, Zidane, Messi, Cristiano ronaldo e um monte de jogadores se não todos são melhores que ele Pelé e o Lixo do seculo 20."
"Olá amigo, desde já me tornei fã do seu trabalho. Acho que vc poderia incluir os gols pelo Barcelona C e B, os gols não oficiais pelo Barça e pelas Seleções de base. Afinal, jogadores brasileiros sempre incluem esses números, o que causa disparidades como os tão falados 1282 gols do Pelé (que na verdade, são 743 oficiais). um grande abraço, e se quiser levantar esses dados, pode contar comigo!"

Matheus disse...

Ou isso:
"Parabéns por este fantástico site, organizado, bonito, didático… parabéns ao autor. Eu preso pelo capricho e organização, logo nao poderia de admirar a maneira que o dono organizou os dados. Mais uma vez PARABÉNS. Está nos meus favoritos.

Sobre o Messi, não tenho dúvidas que é o maior e melhor jogador de futebol de todos os tempos, devido seus inúmeros títulos, futebol que apresenta em campo e recordes inalcançáveis ( 4 bolas de ouro consecutivas e 91 gols em um único ano ). Maradona que era até então o maior de todos os tempos, eleito de maneira oficial pela fifa, ficou para trás, hoje Messi já o superou.

Pelé fica abaixo de outros grandes jogares, pois ele JAMAIS JOGOU NA EUROPA, pelé ficou a vida toda confinado no campeonato paulista enfrentando TIMES RUINS E PRATICAMENTE AMADORES, sem expressão, e para agravar o fato, o campeonato paulista não é um torneio oficial do calendário do futebol mundial, nenhum país possuí esse tipo de certame. Praticamente 75% de todos os jogos de sua carreira foram disputados no campeonato paulista. Só para citar um exemplo, em um jogo contra o “todo” “poderoso” botafogo de ribeirão preto ele fez 8 gols. Seria insanidade contar esses gols numa contagem geral OFICIAL de gols. Outro ponto a ser apresentado, o futebol daquela época era AMADOR, e isso era mais gritante ainda aqui na américa do sul. Provavelmente se pelé tivesse jogado na europa nao teria ganho nenhuma bola de ouro e chancelar essa afirmativa é muito fácil, podemos comparar com a escolha do melhor jogador da américa (dada pelo jornal uruguaio) , pelé ganhou apenas 1 única vez enquanto jogava aqui, nas outras todas perdeu, imaginem se jogasse na europa. A contagem de gols do pelé também é outro fato irreal, pois ele conta gols de combinados, futebol amador, exército, logo sua contagem nao tem credibilidade nenhuma, gols reais e não fantasmas são bem menos. COM O ADVENTO DA INTERNET esses fatos são todos postos a mesa em fóruns e em outros meios e estão sendo apresentados, pois a mídia oficial jamais iria dizer isso. Referente a copas pelé nunca foi goleador de uma ou figura fundamental vejamos:

58: dos 6 jogos totais, jogou apenas 3. O melhor da copa foi o Didi
62: não jogou, foi campeão no banco de reservas.
66: FRACASSOU
70: a sua única boa copa, mas sem ele o brasil seria campeão de qualquer modo.

É forçoso falar que assim como pelé, GARRINCHA também jamais jogou na europa!!!"
"Só li a verdade, isso precisa ser publicado em alguma revista ou alguém precisa escrever um livro pra desmitificar essa mentira chamado PELÉ, parabéns !!"
"Esta errada a contagem de gols de MESSI, ele só pelo barça ja tem 374 gols OFICIAIS…….. mais 37 pela seleção…….. somando somente oficiais da 411 gols… mas somando tudo, como fazem outros jogadores ele ja passou dos 700 gols."
"Cara tem muito gol, aliás se fosse pela contagem Brazuca (vale tudo)

Divisões de base – Newell’s Old Boys: 234 gols
Divisões de base – Barcelona – 59 gols
Barcelona C – 5 gols
Barcelona B – 6 gols
Profissional – Barcelona – 375 gols
Seleção argentina sub-20 – 14 gols
Seleção argentina olímpica – 2 gols
Seleção argentina principal – 37 gols

735 gols, mais gols que partidas.

Resumo da obra;
Deve chegar no Gerd Muller(que foi mais artilheiro que o Pelé)
Só restara a desculpa das 3 copas (1 no banco, outra quebrado e outra que ñ foi destaque) para “O Rei” do futebol"
"Sim, essa é a contagem ao estilo brasileiro (Pelé, Romário e Túlio). Mas não é oficial. Tem tudo isso na wikipedia em espanhol."
"Imagina se jogasse no Brasil quantos gols teria…jogando contra Santos , Corinthians"

Matheus disse...

Os últimos (não quero te encher o saco, mas acho importante sua análise):
"Excelente trabalho. Mas diferentemente do meu amigo lá de cima, prefiro que você mantenha apenas os gols oficiais do Messi. Gols de fantasia como os de Pelé, Romário e Túlio para mim não contam. Abraços."
"Bem, só dei a ideia para que fosse colocado a título de curiosidade. Mas diferentemente do Pelé, 90% dos gols do Messi são oficiais. 42% dos gols do Pelé foram feitos em jogos festivos, torneios amistosos, Seleção do Exército… E dos oficiais, 515 ou 40% foram em campeonato paulista/RJ-SP, ou seja, em torneios estaduais/regionais, torneios de dificuldade inferior, coisa que o Messi não disputa de forma oficial. Fora os 66 gols pelo Cosmos, ou 5% dos seus gols. Podemos concluir então que 87% dos gols do Pelé, ou 1115 gols, foram feitos contra adversários fracos, desqualificados, lembrando que o Paulistão da época só possuía dois times grandes, o Palmeiras e o Santos, pois o Corinthians e o São Paulo eram no máximo times de média força. É sempre bom levantar esses dados estatísticos, pois somente dessa forma podemos saber quem é quem, os tão falados 1282 gols do Pelé foram feitos de que forma? Contra quem? Pq ele nunca jogou na Europa? Enfim, serve a título de curiosidade."
Há quem fale isso:
"Naquela época o futebol era uma Maria-Fumaça. O futebol de hoje é um Trem-Bala

Naquela época o futebol era semi-amador.

Hoje os jogadores correm bem mais, são 100% profissionais, e os clubes são mais profissionais

Não querendo desmerecer, mas o Pelé anota gol até de amistosos do Santos contra times do exército"

"Cara, só quem ainda acha Pelé o melhor de todos os tempos são os alienados. O melhor brasileiro foi Garrincha, sem dúvidas."

"ponte preta melhor que real madrid? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


na época do pelé nem tinha impedimento cara, a globo nemf ala nisso pra n constragir os alienados"
Também queria dizer que uma vez vi um comentário de um cara que viu Pelé jogar e ele disse que os lances de Pelé disponíveis na internet não mostram nem metade do que ele era capaz de fazer. Por isso que, segundo ele, esses jovens de hoje se impressionam mais com lances de Ronaldinho. Ele falou também que é uma pena que os poucos jogos na íntegra de Pelé disponíveis, todos eles mostram atuações muito abaixo de Pelé em relação ao que ele era capaz. Diferente dos jogos na íntegra de Maradona que podemos encontrar. Ele terminou lamentando que os melhores jogos de Pelé não foram gravados, senão segundo ele, ninguém duvidaria de quem fala que ele era um E.T., como pessoas que escreveram isso:
"Pelé quando volta pra defesa o faz mancando, mas quando Brasil tem alguma chance no ataque, corre e salta normalmente. É como o Reginaldo Félix disse, Pelé ficou mancando para disfarçar sua incompetência e impotência diante do futebol superior de Portugal. Só cego não vê isso. Quanto ao futebol mais ríspido, Eusébio também levou suas pancadas, mas se deu melhor porque era mais veloz e mais forte que Pelé, jogava um futebol mais moderno. Futebol é para homens, mas os brasileiros gostariam mesmo é que fosse sempre igual a 1958, que parecia jogo de comprades valendo nada."
"Sim, salve o youtube, com os vídeos escancara mesmo. Não vou negar que Pelé foi um baita jogador, mas esse patriotada que muitos fazem em relação a ele é ridícula. Pelé não foi esse ser extraterrestre que muita gente quer passar, não foi NEM PERTO disso. Os vídeos estão aí para provar. PROVAR. Não tem mais enganação. Por exemplo é nítido que Garrincha em COPAS teve atuação melhor que Pelé. É nítido também que Eusébio por exemplo foi bem mais atlético que Pelé. Se Pelé corre, Eusébio voa. Aliás o Paraná desta seleção também era bem mais rápido que o Pelé. O Garrincha, no auge, tinha uma arrancada que o Pelé nem em sonho tinha. É só observar os vídeos. Tá gravado. Para a patriotada do pelé tipo Milton Neves eu só tenho um recado : SEU DEUS NÃO EXISTE !!! " Aguardo sua resposta

rbn disse...

Matheus, os comentários são sempre os mesmos: "naquela época o futebol era lento, era fácil, os times eram ruins, os jogadores eram amadores e etc"...

Não vou discutir esses comentários de gente que escreve sem ter conhecimento para comparar.
Aqui abaixo alguns jogadores e treinadores "amadores, fracos, lentos e que jogavam em times ruins" que viram Pelé jogar, que jogaram contra Pelé e que jogaram ao lado de Pelé, dão a sua opinião sobre o Rei:

"Um jogador como Pelé só vai nascer daqui a mil anos.
Preste atenção: eu não disse cem, mas mil anos."
Sandor Kocsis, genial atacante do Barcelona e da Seleção Húngara de 1954."

"Na cabeça de muito jogador não passa nada no momento de fazer uma jogada.
Na cabeça de Pelé passa um longa metragem."
Nilton Santos, melhor lateral esquerdo de todos os tempos eleito pela FIFA

"Qual a diferença entre mim e Pelé? É simples. Eu fui craque e ele, gênio."
Leônidas da Silva, o inventor da bicicleta]

"Como marcar um jogador imarcável?"Brito, zagueiro da seleção de 1970

"Posso ser um novo Di Stéfano, mas não posso ser um novo Pelé.
Ele é o único que ultrapassa os limites da lógica. "
Johan Cruyff

"O maior jogador de futebol do mundo foi Di Stefano. Eu me recuso a classificar Pelé como jogador. Ele está acima de tudo. "
Ferenc Puskas , craque da Hungria e do Real Madrid na década de 50.

"Subimos juntos, fora do tempo, para cabecear uma bola. Eu era mais alto e tinha mais impulsão. Quando desci ao chão, olhei pra cima, perplexo. Pelé ainda estava lá, no alto, cabeceando a bola. Parecia que podia ficar no ar o tempo que quisesse. "
Fachetti, zagueiro italiano na Copa do México, em 70.

"Jogava com grande objetividade. Seu futebol não admitia excessos, enfeites nem faltas. Ele quase não fazia embaixadas, não driblava para os lados, mas sempre em direção ao gol. Quando tentavam derrubá-lo, não caía, devido à sua estupenda massa muscular e equilíbrio. "
Tostão, companheiro de ataque na Copa de 1970.

"Cheguei com a esperança de parar um grande jogador, mas fui embora convencido de que havia sido atropelado por alguém que não nasceu no mesmo planeta que nós."
Costa Pereira, goleiro do Benfica, sobre a derrota por 5 a 2 para o Santos na Copa Intercontinental de 1962 em Lisboa

"Quando vi o Pelé jogar, fiquei com a sensação de que eu deveria pendurar as chuteiras."
Just Fontaine, ídolo da seleção da França e maior artilheiro de uma única edição de Mundial, com 13 gols marcados na Suécia 1958

Charlie Rose, reporter do Daily Mail, da Inglaterra: Quem é o melhor futebolista que o senhor já viu?
Sir Alex Ferguson: Eu sou fã de Pelé desde que era garoto,
e depois mais tarde veio esta coisa entre Pelé e Maradona.
Eu era jovem e impressionável como qualquer garoto, mas pra mim sempre foi Pelé.

“Pelé é um mito. Todo jogador que ama o futebol tem que se informar sobre ele
Zvonimir Boban, ex-jogador croata

“Passam os anos, aparecem jogadores excelentes,
mas todos sempre se lembram é do Pelé”
Em 2006, o jogador da seleção espanhola Fernando Torres, ex-Liverpool e Chelsea, atualmente no Atlético de Madrid.

“Comparar o Pelé com qualquer jogador é impossível.
Pelé é Pelé. Ele está em um nível completamente diferente”
Rivellino, ex-jogador de futebol.

“Pelé era um inventor”
Vicente Del Bosque, treinador da seleção espanhola

”Pelé foi um jogador excepcional, estupendo.
Nós brasileiros devemos dar graças a Deus por ele ter nascido aqui”
Zico, ex-jogador de futebol, comenta sobre Pelé em entrevista feita em 2006 para o diário “Marca”

"Se você usar a palavra perfeita, Pelé está quase lá. Ele foi o maior jogador de futebol na história deste jogo, "
Franz Beckenbauer

"Quem é melhor, Messi ou CR7?
Pelé foi maior e melhor."
Di Stefano.

Esses todos viram Pelé jogar, e a maioria deles viu Messi, CR7, Maradona e outros jogarem, e portanto podem fazer comparações, e como voce vê, não é só brasileiros que dizem isso...

rbn disse...

Essa dá vontade de rir...

"Esta errada a contagem de gols de MESSI, ele só pelo barça ja tem 374 gols OFICIAIS…….. mais 37 pela seleção…….. somando somente oficiais da 411 gols… mas somando tudo, como fazem outros jogadores ele ja passou dos 700 gols."
"Cara tem muito gol, aliás se fosse pela contagem Brazuca (vale tudo)

Divisões de base – Newell’s Old Boys: 234 gols
Divisões de base – Barcelona – 59 gols
Barcelona C – 5 gols
Barcelona B – 6 gols
Profissional – Barcelona – 375 gols
Seleção argentina sub-20 – 14 gols
Seleção argentina olímpica – 2 gols
Seleção argentina principal – 37 gols

735 gols, mais gols que partidas."

Pelé nas divisões de base do Bauru Atlético Clube antes de ir pro Santos aos 15 anos de idade para treinar com o time principal, segundo quem viu e quem acompanhou em Bauru, foi campeão e artilheiro em todos os torneios que disputou, mas estes gols não estão na contagem...

Se a Bola de Ouro na época de Pelé valesse pra todo mundo, e não apenas pra quem atuava na europa, certamente que Pelé tinha vencido umas 4 ou 5 ou mais, mas ninguém no Brasil ligava pra isso, porque a Bola de Ouro elegia apenas o melhor jogador da europa.

E repare que, mesmo com a contagem dos gols de Messi desde os 8 anos de idade no Newell Old Boys, até a data de hoje onde Messi tem 28 anos de idade, ainda não dá 1000 gols:-)

Matheus disse...

Verdade. Agora, você leu o comentário que está entre os que eu postei em que o cara diz que 8 gols contra o Botafogo de Ribeirão Preto, gols em combinados ou contra vários outros times fracos do Campeonato Paulista, que era um campeonato de dois times praticamente, nem deveriam entrar nas estatísticas. Agora, você faria, do mesmo jeito que fez com o raio-x de Pelé, o raio-x de Messi, utilizando critérios iguais para ambos? E contabilizar a porcentagem de gols que Messi marcou em times muito fracos, tão fracos como esses desses combinados ou outros que o pessoal mencionou nesses comentários que eu postei? Assim, você poderá de uma vez por todas provar que não procede o argumento desses críticos. Pense bem na minha sugestão e leia também a reportagem Messi x Pelé. Lá você encontrará mais dados estatísticos que favorecerão Pelé, como o ajuste do seu número de gols em proporção com a quantidade total de gols marcados nos jogos que diaputaram. Você pode ver isso e muito mais no acervo digital da Placar. Pense na minha sugestão e poste no seu site, tá? Me responda se aceita e obrigado pela resposta. Esses comentários que eu postei foram todos retirados de pessoas que comentaram no futdados as estatísticas de Pelé e as estatísticas de Messi. Por isso, comentários como esses:
"Dentre as maiores vítimas, Juventus, Guarani, Portuguesa, Prudentina (nem existe mais), Botafogo de Ribeirão, Noroeste, XV de Piracicaba, Ferroviária de Araraquara, Jabaquara, Lusa Santista… Bicho, é pra levar a sério essa lista ou é pra chorar de rir? Vocês querem derrubar o mito, né? Todo mundo achava que Pelé tinha feito 1282 gols de forma séria, contra adversários de alto nível… todo mundo me falava quando eu era criança que ele encarava Beckenbauer, Di Stéfano, Lev Yashin, Gordon Banks… mas pelo visto era Béquenbauer, zagueiro-pedreiro do Prudentina, Distéfo, lateral-pintor-de-parede do Jabaquara, Levi Aranha Negra, goleiro-padeiro do XV de Piracicaba e Gordão Bancos, Cabeça-de-área encanador do Noroeste, kkkkkkkkkkk"
"Vejam em quem pelé marcou gols: seleção de Alagoas, seleção de Ilhéus, Leopardos do Congo, seleção de Fortaleza, seleção da Indonesia, seleção de Trinidad e Tobago, seleção de São Bernardo, seleção do Distrito Federal!!!! e por aí vai. Vejam só o nível. Ah, tem tbem um tal de Brasavile. Já pensou Messi jogando contra essas equipes. Passaria facil de 2.000 de Gols."
"Tirando paulistinha e amistosos Pelé fez só 380 gols. E se descontar os gols não oficiais o milésimo gol não existiu."
"Pelé tem 17 gols em libertadores e 12 em Copas. Na copa de 58 ele era tão dispensável que em 62 ele se machucou, só jogou um jogo, e mesmo assim foi campeão. Mesmo sendo decisivo apenas em uma copa, 70, entraram na conta dele 3 Copas do mundo. Sem falar que ele fez apenas 32 gols em campeonatos brasileiros!!! Isso mesmo, 32 gols!!! Ai vc pergunta: De onde vieram os 1000?? Mais de 450 em amistosos e outros 500 no paulistinha! Messi Melhor da história!!!!!"
"Agora coloca apenas os gols oficiais e desmascara esse coitado que alguns ainda chamam de “Rei”…"
"pele so tem 14 gols na copa libertadores e 80 gols no campeonato brasileiro ja o messi tem 63 gols na liga dos campeoes e 200 no campeonato espanhol"
"Realmente, esses números de Pelé weram só pra inflar. A maioria dos seus gols foram em amistosos!!!"
"Pelé e uma merda cara, PQP conta gols até contra exercito zagueiros da epoca dela era tudo sem qualidade, e começaram contar gols dele com 16 anos… PQP que lixo olhas os times que o cara jogo, Cruyff, Di stefano, Ronaldinho, Zidane, Messi, Cristiano ronaldo e um monte de jogadores se não todos são melhores que ele Pelé e o Lixo do seculo 20."
Obrigado pela resposta.

rbn disse...

Matheus, times como o Juventus, Guarani, Portuguesa, Prudentina (nem existe mais), Botafogo de Ribeirão, Noroeste, XV de Piracicaba, Ferroviária de Araraquara, Jabaquara, Lusa Santista eram( e uns ainda continuam hoje em dia) naquela época os times pequenos e do interior como existem hoje a Ponte Preta, Bragantino e etc...

Da mesma forma que antigamente e hoje na Espanha existem apenas dois clubes que lutam pelo título:Barça e Real. Algumas raras vezes o Atlético, ou o Valencia ou outro qualquer se intromete na briga e é campeão, mas normalmente, quem vence é Barça ou Real. E antigamente e hoje os times são os mesmos. O Albacete, o Sporting Gijon, o Granada, Levante, e outros times pequenos apenas disputam o campeonato para tentarem não descer de divisão. E é também nesses times que Messi fez a maioria dos gols, não foi só em time grande.

Em todos os lugares em todas as épocas existem os times grandes e os times pequenos.Foi assim, é assim e será assim.E os grandes craques que surgirem vão fazer menos gols em time grande e muito mais gols em time pequeno.

Se Messi fosse tão bom como dizem, tinha dado show na última Copa América, mas só jogou bem no 2º jogo contra o Paraguai, e na Argentina o pessoal lá diz que ele só joga bem no Barcelona, na seleção é um fracasso, não joga nem ganha nada.

Se não vencer a próxima Copa, Messi será sempre conhecido como jogador que ganhou tudo no clube e nada na seleção, tal como Cruyff, Di Stefano, Zico, Platini, Puskas, e outros. Todos eles, tal como Messi, foram chamados de "melhores que Pelé" em suas épocas...mas como disse o atacante espanhol Fernando Torres, “Passam os anos, aparecem jogadores excelentes,
mas todos sempre se lembram é do Pelé”...

Matheus disse...

Concordo com tudo que você falou. Mesmo assim, o campeonato espanhol da atualidade é sem dúvida nenhuma bem superior ao Paulista daquela época. Mesmo assim, é inegável que, por exemplo no campeonato francês e alemão, só PSG e Bayern disputam título. Os outro times são sem dúvida bem melhores que os do Paulista daquela época, mas comparados a PSG e Bayern ficam excessivamente fracos. Dificilmente PSG e Bayern não goleiam de forma humilhante seus adversários, assim como o Santos nos campeonatos Paulistas daquela época. Embora já tenha sido melhor, Paulista nunca foi um grande campeonato e penso que deveria acabar, assim como todos os outros campeonatos estaduais. Acho que o melhor campeonato nacional da história foi o Italiano do final da década de 80 e início da de 90. Uma questão que gostaria que me esclarecesse é porque o Milan de Sacchi não foi campeão italiano nas temporadas em que foi campeão europeu. Vendo a campanha dele nesses campeonatos, algumas derrotas contra times pequenos e empates contra times pequenos. Seria desgaste físico ou o foco nas competições europeias? Me explique isso, por favor. Pense bem na proposta que fiz no comentário anterior: você faria, do mesmo jeito que fez com o raio-x de Pelé, o raio-x de Messi, utilizando critérios iguais para ambos? E contabilizar a porcentagem de gols que Messi marcou em times muito fracos, tão fracos como esses desses combinados ou outros que o pessoal mencionou nesses comentários que eu postei? Assim, você poderá de uma vez por todas provar que não procede o argumento desses críticos. Pense bem na minha sugestão e leia também a reportagem Messi x Pelé. Lá você encontrará mais dados estatísticos que favorecerão Pelé, como o ajuste do seu número de gols em proporção com a quantidade total de gols marcados nos jogos que disputaram. Você pode ver isso e muito mais no acervo digital da Placar. Pense na minha sugestão e poste no seu site, tá? Me responda se aceita e obrigado pela resposta.

Matheus disse...

Além de responder tudo o que acha do que eu falei no meu comentário anterior, gostaria que falasse também sobre o que vou dizer agora. Se Pelé jogasse nas ligas em que Messi joga, com certeza não faria tantos gols como em seu tempo, além de que atualmente é mais difícil fazer gols. Porém, isso não faria Pelé um jogador menos espetacular e genial, pois o que define um jogador espetacular é seu enorme poder de decisão e sua enorme habilidade pelo menos na maioria dos fundamentos do futebol, como passe, drible, chute, controle de bola, velocidade, etc... E isso tudo Pelé tinha de sobra, decidia jogos contra equipes fortes, como na final do Santos contra o Benfica em 62, e dominava praticamente todos os fundamentos do futebol, fazendo lances espetaculares e geniais, que podemos ver hoje em coletânea de seus melhores lances em filmes como "Pelé Eterno" ou vídeos do youtube, além dos depoimentos de todos aqueles que viram Pelé jogar, que garantem seu talento extraordinário, genial e fora de série. Além disso, mesmo que Pelé fizesse menos gols jogando atualmente e nos campeonatos que Messi disputa, por outro lado o próprio Messi, que faz mais de 30, 40 gols no campeonato espanhol, dificilmente chegaria sequer perto de marcar tantos gols se jogasse o campeonato italiano do final dos anos 80 e início dos anos 90, porque esse campeonato tinha várias equipes de altíssimo nível e até mesmo as equipes medianas e algumas pequenas tinham pelo menos um jogador de alto nível, sem falar nas defesas fortes, especialidade do futebol italiano. Se um jogador conseguisse marcar 20, 25 gols em 34 jogos, que era a quantidade de jogos disputados no campeonato italiano, já seria considerado como tendo uma temporada excelente. Isso não tornaria Messi menos espetacular do que ele é. Concorda com minha argumentação? E, por favor, não esqueça de responder também as minhas perguntas do comentário que postei antes desse.

Template - Dicas para Blogs