FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O fotógrafo Sebastião Salgado conta a incrível história de como Pelé salvou a sua vida em 1994

Pelé em qualquer canto do mundo fora do Brasil, é conhecidíssimo, é respeitado, é admirado, é acarinhado, é tratado como herói. A figura lendária e mítica de Pelé está no imaginário das pessoas de todo o mundo, e esta pequena história que aconteceu com o fotógrafo Sebastião Salgado é mais uma prova de que o Rei do Futebol é conhecido, e principalmente, muito respeitado mesmo em lugares e situações que ninguém jamais imaginaria que fosse possível.

Portanto, vamos começar pelas palavras do próprio fotógrafo, também ele muitíssimo respeitado e premiado mundialmente pelo seu estilo único que resulta em fotografias absolutamente maravilhosas, que inspiraram o diretor de cinema Wim Wenders a realizar o documentário O Sal da Terra, indicado para o Oscar 2015.


Num trecho da entrevista dada à Revista Playboy, o fotógrafo Sebastião Salgado conta a incrível história de como Pelé salvou a sua vida em 1994.

PLAYBOY -- Já teve uma situação da qual você achou que não ia escapar?

SEBASTIÃO SALGADO -- Teve. Em maio de 1994, com a luta entre os tutsis e os hutus, estava havendo um massacre em Ruanda. Um grande grupo de tutsis começou a abandonar o país e a entrar na Tanzânia. Fui para a Tanzânia e contratei um tutsi que falava francês. O plano era voltar até Ruanda. Depois de muito andar chegamos a um rio por onde os tutsis estavam fugindo para a Tanzânia. Havia uma quantidade de mortos descendo o rio -- tinha uma queda-d'água um pouco acima e eu contei, em meia hora, 29 corpos caindo. O barquinho que trazia os fugitivos voltava vazio e eu fui perguntar ao pessoal se podia ir nele até Ruanda. 
De repente, tinha umas dez pessoas com facões em volta de mim. Olho para o meu intérprete e ele estava pálido, estava cinza.
"O que está acontecendo?", perguntei. 
"Eles vão matar a gente. Acham que você, querendo passar para o outro lado, é amigo dos hutus. E estão desconfiados de que você veio da França" -- 
os franceses eram aliados dos hutus naquele conflito. 
"De jeito nenhum! Eu venho do Brasil e tal..." Em francês, o cara traduzindo. 
"Fala para eles que eu sou do país do Pelé!" 
Aí a situação já mudou. 
O Pelé é realmente conhecidíssimo e de certa forma salvou a minha vida.

Sebastião Ribeiro Salgado (Aimorés, 8 de fevereiro de 1944) é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. 

Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade. Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano. 

"Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair" diz Sebastião Salgado. "Acredito que uma pessoa comum pode ajudar muito, não apenas doando bens materiais, mas participando, sendo parte das trocas de ideias, estando realmente preocupada sobre o que está acontecendo no mundo".

Leia mais sobre Sebastião Salgado AQUI, onde está incluída a entrevista completa para a revista Playboy, os prêmios que recebeu, a sua obra, a biografia e uma entrevista para a BBC Brasil.

Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado, amor da sua vida
Aqui abaixo está o poster do documentário O Sal da Terra, dirigido por Wim Wenders, aclamado diretor de filmes como Paris Texas, Buena Vista Social Club, City of Angels, entre outros ( ver filmografia completa  AQUI ) e por Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo.


PARA VER O DOCUMENTÁRIO "O SAL DA TERRA", CLIQUE AQUI

No vídeo abaixo, a partir do minuto 17:16, Sebastião Salgado confirma a história e diz que quando ele conhecer o Rei do Futebol, vai dar um grande abraço e agradecer a Pelé por ter salvo a sua vida:-)




Nota do autor do blog:
Certa vez, um escritor que eu não lembro o nome escreveu a seguinte frase:
"Se você é brasileiro e está num país onde você não fala ou entende o idioma ou dialeto, não fique preocupado. 
Basta você citar o nome Pelé, que logo a seguir um sorriso se abrirá e as pessoas te entenderão"

terça-feira, 27 de outubro de 2015

FOTO do DIA: O Rei e Mike Tyson, Moscou 1988.

Eu penso que nem o próprio Rei Pelé tem esta foto raríssima nos seus arquivos:-)

Pelé e Mike Tyson em Moscow em 1988
Em 1988, Iron Mike Tyson era o atleta nº 1 do planeta, o mais bem pago, e imbatível nos ringues, colocando em knock-out a maioria dos oponentes ainda no 1º round. 

Tyson era tão explosivo, tão poderoso, tão devastador que, no começo de muitos combates, o tempo que você levava para ir à cozinha pegar uma cerveja era o tempo que Tyson levava para colocar o oponente em knock-out estendido no chão do ringue. 

Pelé e Sven Tumba na capa da revista
Svensk Golf.


Era uma questão de segundos, era realmente impressionante.

Em 1988, Sven Tumba o lendário jogador sueco de hóquei no gelo e também do futebol, inaugurou o primeiro clube de curso de golfe na Rússia, o Tumba Golf Club Moscow. 

Sven Tumba era um incansável promotor e embaixador do golfe e conseguiu garantir a presença de várias celebridades a nível mundial para a abertura do Tumba Golf Club em Moscou, capital da  antiga URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), que foi dividida em 15 países (Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Casaquistão, Turcomenistão, Tajiquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Estônia, Letônia e Lituânia) em 1991.  

A maior estrela do esporte daquele ano, Mike Tyson e a maior estrela do esporte de todos os tempos, Pelé, eleito o Atleta do Século em 1981, deram a "tacada inaugural".
Pelé, Mike Tyson e Sven Tumba na inauguração do clube de golfe em Moscou.

domingo, 25 de outubro de 2015

FOTO DO DIA: A história desta foto


Uma das fotos de Pelé mais conhecidas no mundo inteiro 
é a foto que ilustra o background do blog, cujo nome é "O Coração do Rei".
Foi tirada em 6 de outubro de 1976, num jogo amistoso beneficiente entre 
a Seleção Brasileira e o CR Flamengo, em memória do jogador Geraldo, 
falecido tragicamente após uma mal sucedida operação de retirada das amígdalas.


Logotipo da
Revista Placar

Um jogo que entraria para história do futebol brasileiro apesar de poucos se lembrarem deste jogo.


Fotógrafo free-lancer da revista PLACAR no Rio de Janeiro, 
Luiz Paulo Machado foi escalado para cobrir o amistoso e, em um instante fortuito, fez o clique antológico. 

" Eu não vi o coração imediatamente, 
vi que eu tinha feito uma boa foto. Mas eu não sabia até o momento da revelação, se houve algum problema ou se correu tudo bem", disse Machado, que atualmente trabalha na Justiça federal no Rio de Janeiro.




A foto original acima, sem cortes, é a prova incontestável de que Pelé foi fotografado naquele jogo. Do lado esquerdo da foto, há um jogador do Flamengo, como mostra a seta vermelha.


Trata-se de uma das imagens mais clássicas de Pelé e uma de suas fotos mais conhecidas no mundo. 
Para Pelé, “é um registro que só Deus pode explicar”. 

Para Machado, é sua obra-prima“É uma foto reconhecida mundialmente. Sem dúvida, é minha foto mais importante.”


Juca Kfouri, que naquele tempo era chefe de reportagem da Revista Placar, recorda como as fotos deste jogo chegaram à redação..
" Este material chegou numa sexta-feira, e de repente vi esta
foto, que é uma foto para ganhar prêmio, uma coisa do outro mundo, sobrenatural".

Nos anos que se passaram, muitos tiveram a mesma reação quando viram a foto,
embora a fotografia jamais tenha recebido qualquer premiação.



Em 1976 não existiam Adobe Photoshops, Picasas e outros programas de edição de fotografias, e as máquinas fotográficas usavam rolos, que tinham que ser revelados em laboratórios, à moda antiga.

Então a Revista fez uma espécie de raios-x da fotografia para saber, ou entender, as possíveis razões pelas quais o suor "criou" um coração perfeito no peito do Rei Pelé.


1) O EFEITO GRANULADO.
Luiz Paulo Machado deve ter tirado esta foto com rolo fotográfico com ISO de 400, 800 ou 1600, para tirar a foto sem flash. Como a iluminação do Maracanã era cinco vezes mais fraca do que hoje em dia, o granulado da fotografia está bem explicado.

2) A CAMISA.
Nos anos 70, as camisas eram 100% algodão, que absorve a humidade do corpo. O algodão não favorecia a transpiração e era um impecílio para a troca de calor com o ambiente. As camisas de algodão ficavam totalmente encharcadas no fim dos jogos.




3) FÍSICO E PERCENTUAL DE GORDURA
Na reta final da carreira, Pelé estava com mais percentual de gordura e uma condição física abaixo do seu normal, o que fazia com que seu corpo suasse mais.

4) ESTILO DA CAMISA
A modelagem da camisa, com a gola e as mangas bem fechadas e o fato da camisa estar dentro dos calções ajudam a manter o calor e o suor dentro do uniforme.

5) AXILAS E TÓRAX
São as áreas do corpo com mais concentração de glândulas sudoríparas. O porte físico do Rei Pelé, com o peito avantajado, faz com que a parte central do seu tórax fique menos exposta às glândulas. Nos locais de mais secreção, a camisa húmida fica colada no corpo.
A região com os pelos no peito é a que tem maior concentração de glândulas sudoríparas.



Nesta sequência, 3 momentos distintos do Rei revelam um "padrão" de suor que mais tarde se transformaria no "coração perfeito" de 1976.

A reportagem original AQUI
 Abaixo as fotos digitalizadas da edição de janeiro de 2014 da revista.


Uma curiosidade : 
Bruno Alves, defesa central da seleção nacional portuguesa de futebol, 
formado pelo FC Porto de Portugal, é sobrinho do falecido jogador Geraldo. 
Além de ter jogado no FC Porto, Bruno Alves também jogou pelo AEK de Atenas
 e pelo Zenit da Rússia. Atualmente joga pelo Fenerbahce da Turquia.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

FELIZ ANIVERSÁRIO REI PELÉ!!! 75 anos de idade, 57 anos de reinado


FELIZ ANIVERSÁRIO REI PELÉ!!!


75 anos de idade, 57 anos de reinado.
Por mais que alguns, principalmente alguns argentinos e alguns europeus, 
e mesmo alguns brasileiros, tentem minimizar obra ímpar do Rei Pelé, 
não existem argumentos e provas suficientes para destronar
o melhor jogador de futebol de todos os tempos, 
e que até a data de hoje 
e enquanto o Atleta do Século XXI não for escolhido, 
é o maior atleta de todos os tempos*.
*( Para quem ainda não sabe, o Rei Pelé foi eleito O ATLETA DO SÉCULO pelo 
Comitê Olímpico Internacional, pela agencia Reuters e pela revista L'Equipe. )


Em sentido contrário ao que muitos escrevem na imprensa internacional, em blogs e em sites há anos, Pelé não precisa provar nada a ninguém.
Os jogadores que foram considerados os melhores do mundo desde que Pelé parou de jogar há 38 anos atrás até a data de hoje, é que precisavam pelo menos, 
tentar igualar o conjunto da obra de Pelé...

Alguns até conseguiram igualar e superar o Rei em alguns detalhes, como por exemplo os alemães Miroslav Klose e Gerd Muller ou o brasileiro Ronaldo, que fizeram mais gols que o Rei em Copas do Mundo, mas até a data de hoje, nenhum deles conseguiu sequer chegar perto de pelo menos igualar o total da obra do Rei Pelé.
É "apenas" por isso que PELÉ É O REI DO FUTEBOL!!!
 ENTENDE???

.. quando tinha 15 anos de idade, já jogava no time principal de um dos maiores clubes de futebol do seu país.


...quando tinha 16 anos de idade era a estrela principal desta equipe de futebol.

...quando tinha 16 anos de idade, jogava pela seleção principal de futebol do seu país,
 e logo no primeiro jogo, marcou o seu 1º gol pela seleção nacional.


...quando tinha 17 anos de idade, venceu uma Copa do Mundo FIFA, sendo um dos principais responsáveis pela conquista.


...quando tinha 19 anos de idade
foi pretendido por grandes clubes de todo o mundo.


...quando tinha 21 anos de idade, venceu uma Copa Libertadores da América...



...Venceu a Copa do Mundo FIFA pela segunda vez...




... Marcou o gol número 500 ...


...Venceu o Mundial Interclubes marcando 5 gols ao campeão europeu.


Com 22 anos de idade venceu a 
Copa Libertadores da América pela segunda vez.

Com 23 anos de idade, venceu o Mundial Interclubes pela segunda vez.




Com 29 anos de idade, Pelé marcou o gol nº 1000 na sua carreira...

...e venceu a Copa do Mundo FIFA pela terceira vez.

...aos 35 anos era uma estrela extremamente popular no maior país do mundo onde as pessoas não tinham qualquer interesse pelo futebol, 
e conseguiu popularizá-lo, atraiu multidões aos estádios 
e colocou o soccer em destaque nas TVs, jornais e radios.

...aos 57 anos de idade, foi condecorado Sir pela Rainha da Inglaterra.


....foi recebido na Casa Branca por 4 presidentes dos Estados Unidos da América.

...na história do Prêmio Laureus, Pelé ganhou o primeiro troféu, 
que foi entregue via satélite numa vídeo-conferência por Nelson Mandela.


 Foi recebido por 3 Papas.

Pelé parou 2 guerras na África.



...e quando tinha 35 anos de idade, adiou por uma semana uma guerra civil no Líbano.

...quando tinha  41 anos de idade, foi estrela de cinema em Hollywood, sendo um dos atores principais no melhor filme já realizado sobre futebol.

...que foi um sucesso mundial de bilheteria em 1981.

Atendendo a um pedido de Pelé, dois inimigos históricos esqueceram as diferenças e aceitaram tirar uma fotografia juntos...

...foi eleito o Atleta do Século XX.

...concorrendo contra os maiores atletas de todas as modalidades esportivas 
em todos os tempos...

...Reis, 

figuras políticas históricas, 

estrelas de Hollywood 

e celebridades foram ao vestiário cumprimentar Pelé.

Pelé foi galardoado com o título de Cidadão do Mundo pela ONU...

...e como embaixador da UNICEF...

Pelé compôs e cantou uma música que foi sucesso em todo o Brasil...



 É o cidadão brasileiro que tem mais biografias publicadas em todo o mundo.


Pelé é talvez o ser humano mais fotografado em toda a história da humanidade.

30 estátuas, pequenas estátuas e bustos de vários materiais diferentes foram esculpidas pelos mais diversos artistas de todo o planeta para homenagear e imortalizar o rei.



Há muito mais para mostrar sobre Pelécoisas que só acontecem aos predestinados
Hoje é dia de aniversário do melhor jogador de futebol de todos os tempos,
e que deveria ser oficializado como o Dia Mundial do Futebol.
E quando escrevi coisas que só acontecem aos predestinados,
eu estava pensando nesta foto abaixo.

O suor formou um coração perfeito bem no centro do peito...

há coisas que só acontecem aos predestinados.

FELIZ ANIVERSÁRIO REI PELÉ!!!

Template - Dicas para Blogs