FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

domingo, 26 de junho de 2016

Pelé ganha a mais alta condecoração Olímpica

Pelé ganha a mais alta condecoração Olímpica
Foi em Santos, a cidade do litoral do estado de São Paulo, que Pelé  recebeu nesta quinta-feira (16) a Ordem Olímpica, mais alta condecoração do Comitê Olímpico Internacional (COI). 
O rei do futebol recebeu a honraria das mãos de Thomas Bach, presidente do COI, em cerimônia no Museu Pelé. Tornou-se, assim, o terceiro brasileiro a ganhar tal reconhecimento, junto de Maria Lenk e Adhemar Ferreira da Silva. 
Embora Pelé nunca tenha participado dos Jogos Olímpicos, foi eleito ATLETA DO SÉCULO XX pelo COI.
A Ordem Olímpica é a segunda honraria que o Rei do Futebol recebeu do COI. 

“Eu estava na Inglaterra recentemente e pensaram em dar o prêmio lá. Pensaram também nos Estados Unidos, mas tinha que ser em Santos”
Pelé, sobre a cerimônia de condecoração da Ordem Olímpica.

Tres vezes campeão mundial de futebol com a seleção brasileira, Pelé jamais teve a oportunidade de disputar os Jogos Olímpicos. E tratou essa questão com bom humor:
 “Eu virei jogador muito cedo e, naquela época, o atleta profissional não podia disputar os Jogos. Então, costumo brincar que o Brasil só não ganhou a medalha de ouro no futebol porque eu não joguei.”




Bach destacou que o fato de não ter participado dos Jogos não reduz a importância de Pelé para o movimento Olímpico. 

“Tudo que foi feito por Pelé, dentro e fora do esporte, espalha os valores Olímpicos, excelência, amizade e respeito”, afirmou, brincando sobre a dificuldade que foi decidir se ele seria ou não premiado. 
“Essa decisão levou muitos, muitos... segundos.”


"Eu nunca tive a chance de ganhar uma medalha de ouro para o Confederação Brasileira de Futebol, porque na época os profissionais não podiam competir nos Jogos Olímpicos - e eu me tornei profissional aos 15 anos. Hoje, eu recebi uma Ordem Olímpica, a mais alta distinção do Olympic, pelo meu trabalho ao longo dos anos apoiando o Movimento Olímpico. Eu aceito este prêmio com grande orgulho e me sinto muito honrado por receber esta medalha (minha primeira medalha olímpica!) pelo Brasil e por toda a comunidade de atletas ao redor do mundo.

I never had the chance to win a Gold Medal for the Brazil National Team, because at the time, professionals could not compete in the Olympics - and I turned professional at 15. Today, I received an Olympic Order, the highest distinction from the IOC, for my work throughout the years in support of the Olympics Movement. I accept this award with great pride, and am honored to receive this medal (my first Olympic Medal!) for Brazil and for the entire community of athletes around the world."


Em seu discurso, o presidente do COI curvou-se a Pelé. 
“Eu comecei no esporte com o futebol. Não era ruim, mas tinha só uma perna, a esquerda. Então decidi seguir na esgrima, e assim me tornei presidente do COI”, disse o alemão, medalhista de ouro nos Jogos Montreal 1976. 
“Hoje, agradeço por isso, ou teria virado um bom jogador e perderia a chance de homenagear um dos meus ídolos”.

Carlos Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, também destacou a grandiosidade de Pelé: “Este é um momento para sempre. O homem que recebe essa honra não necessita ter sua história contada, é universalmente conhecido”.


domingo, 12 de junho de 2016

8 de março de 1970, mais um gol antológico de Pelé

8 de março de 1970, mais um gol antológico de Pelé

Quem vê a Seleção Brasileira dos dias de hoje e vê a equipe da foto abaixo, consegue perceber claramente porque o Brasil era temido e respeitado por qualquer adversário.

Qualquer um destes jogadores da foto abaixo seria titular indiscutível na Seleção Brasileira nos dias de hoje, mas Neymar, o melhor jogador brasileiro da atualidade, com certeza absoluta não seria titular indiscutível da equipe abaixo.



Em pé (da esquerda para a direita): Carlos Alberto Torres, Emerson Leão ( goleiro ), Brito, Fontana, Piazza e Marco Antônio; Agachados: Jairzinho, Dirceu Lopes, Pelé, Gérson e Edu (ao lado dele, o lendário massagista Mário Américo). Deste onze inicial, apenas Dirceu Lopes não foi convocado para a Copa do Mundo no México.

Pelé, o maior jogador de futebol de qualquer tempo, completa 75 anos neste 23 de outubro. Para homenageá-lo, garimpamos no You Tube um vídeo pouco visto — colocado no ar pelo usuário omaiordetodosostempos — com cenas coloridas e em preto e branco do amistoso Brasil 2 x 1 Argentina, em 8 de março de 1970 no Maracanã. Também mostra cenas do "quartel general" da seleção brasileiranos dias anteriores ao jogo.

Ao contrário de hoje, quando a seleção brasileira sempre se reúne às pressas, a preparação para uma Copa do Mundo durava meses naquela época. Em 1970, a equipe se reuniu em março, três meses antes da Copa do Mundo no México, que o Brasil venceria.
Este jogo no Maracanã foi o segundo dessa fase de preparação. Dias antes, em 4 de março, a mesma Argentina (que não estava classificada para a Copa) tinha vencido o Brasil por 2 x 0 em Porto Alegre ( veja no vídeo abaixo ) e instaurado a crise entre os brasileiros.



O técnico da seleção era João Saldanha, jornalista de profissão e membro de longa data do clandestino Partido Comunista. Justamente por isso, ele começou a entrar em rota de colisão com o governo da ditadura militar e, por tabela, com a CBD (antecessora da atual CBF).

Para piorar, Saldanha começou a dizer publicamente que Pelé não era mais o mesmo e que estaria sofrendo de miopia, o que prejudicaria seu futebol.~

Pelé "respondeu" com um gol antológico na vitória sobre os argentinos no Maracanã — foi a última partida e o último gol dele diante dos rivais.

E foi o último jogo de Saldanha no comando da seleção. Em 17 de março, ele foi demitido e substituído por Zagallo, que levaria o Brasil ao tri na Copa do Mundo.
Curiosamente, apesar de ter criticado Pelé, Saldanha nunca deixou o Rei no banco de reservas. 

O vídeo acima reúne trechos narrados em inglês de um documentário colorido que trata dos momentos de tensão entre Saldanha e Pelé. Estão enxertadas também cenas em preto e branco, do jornal brasileiro de cinema Canal 100, com gols da partida.

domingo, 5 de junho de 2016

PARTE 1 - O que eles fazem ou fizeram nos dias de hoje, Pelé já havia feito antes / Rest in peace Muhammad Ali

O que eles fazem ou fizeram nos dias de hoje, Pelé já havia feito antes.



Por isso é que ele é o Rei do Futebol, porque Pelé reúne as melhores qualidades de todos os grandes jogadores num só jogador. 
É como se todos os grandes artistas do futebol estivessem juntos num só corpo:-)


Aqui abaixo, 3 exemplos:-)


                   1                      
"Cruyff Turn" - Pelé did it first, in 1960 vs Juventus




                           2                          



                    3                            

 

E como não podia deixar de ser, a nossa homenagem ao maior de todos os tempos.


Template - Dicas para Blogs