FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

domingo, 26 de fevereiro de 2017

As diferenças entre a época em que Pelé jogava e o futebol jogado hoje em dia

Hoje vamos ver as diferenças entre a época em que Pelé jogava 
e o futebol que se joga hoje em dia,
através deste excelente trabalho de vídeo no também excelente canal youtube  

 

Nos 400 gols registrados em vídeo até a data de hoje, ver AQUI
em nenhum deles alguém pode dizer ou escrever que Pelé estava em off-side, 
ou que Pelé fez batota. 



Todos os 400 gols registrados em vídeo são LIMPOS, alguns deles verdadeiras obras de arte, enquanto no futebol de hoje em dia, com cerca de 50 câmaras de televisão nos estádios de futebol em HD, nós conseguimos ver muitas e muitas vezes que muitos e muitos gols são marcados em off-side, ou que o atacante empurrou ou cometeu falta no defensor antes de marcar o gol, entre outros detalhes de pura batota.

O que me levou a escrever este post foi o off-side, esta regra que provoca muita polêmica hoje em dia, e que na época em que Pelé jogava funcionava como no desenho abaixo:

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
*Para os leitores deste blog que não entendem a língua portuguesa:

Figura 1: Pelé está na mesma linha que o penúltimo jogador adversário, portanto Pelé está em off-side. Nos dias de hoje, não é off-side.

Não havia off-side posicional. Mesmo que o bola fosse na direção de Pelé, e que Pelé estivesse antes do penúltimo jogador adversário, o companheiro de time de Pelé na figura 2  estaria em off-side, e o off-side seria marcado pelo árbitro. Hoje em dia, não é off-side.

Resumindo, na época em que Pelé jogava era mais difícil, 
pois os atacantes quando recebiam o passe, tinham de correr em direção à baliza em desvantagem em relação ao último defensor adversário. 
Já hoje em dia, o atacante pode estar na mesma linha do penúltimo jogador adversário, portanto parte em direção à baliza em igualdade de condições. 
Uma coisa é certa: para os árbitros, a lei do off-side de antes era bem mais fácil.

Template - Dicas para Blogs