FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

A defesa do século ( the save of the century) - RIP Gordon Banks

THE SAVE OF THE CENTURY
Hoje, 12 de fevereiro de 2019 é um dia triste para o futebol. 
Morreu Gordon Banks, um dos melhores goleiros da história e que ficou imortalizado pela icônica defesa na Copa do Mundo de 1970.


Eu ainda criança e quase adolescente, tive a sorte de assistir a este jogo da Copa do Mundo de 1970 entre Brasil x Inglaterra pela TV com imagens em preto e branco. 


Lembro-me perfeitamente de mim, do meu pai e os amigos que estavam na sala da minha casa a ver o jogo gritarem GOL, e a seguir ninguém conseguia acreditar como é que aquela cabeçada perfeita, forte, de cima pra baixo não resultou em GOL. 


Anos mais tarde é que eu percebi que aquele lance imortal entre Pelé e Gordon Banks foi em tempo real e ao mesmo tempo, História e Lenda.
Eu penso que o texto abaixo, escrito pelo próprio Rei Pelé em sua página do facebook resume tudo.


"Para muitas pessoas, a principal memória do Gordon Banks é aquela defesa que ele fez contra mim, em 1970. Eu entendo a razão.
A defesa foi uma das melhores que já vi, na vida real e em todos os milhares de jogos que assisti desde então.
Quando você é um jogador de futebol, você sabe exatamente quão bem tem que acertar a bola. Eu acertei a cabeçada exatamente como eu esperava. Ela foi onde eu queria que fosse. E já estava pronto para comemorar.

Mas então este homem, Banks, apareceu como um fantasma azul, como o descrevi. Ele veio do nada e fez o que eu não achava ser possível. Ele puxou a bola, de alguma forma, para cima e para fora do campo. E eu não pude acreditar no que eu vi. Até hoje, quando assisto, não acredito. Não acredito como conseguiu se mover de tão longe e tão rápido.
Eu marquei muitos gols na minha vida, mas muitas pessoas, quando me encontram, perguntam sobre aquela defesa. Embora tenha sido fenomenal, minha memória do Gordon não é definida por aquilo. É definida pela sua amizade. Um homem gentil e acolhedor, que deu muito para todos.
Eu sou feliz por ele ter defendido aquela bola. Pois aquele ato foi o início da amizade entre nós, que eu vou sempre guardar com carinho. Sempre que nos encontramos, foi como se não estivéssemos distantes.
Hoje tenho uma grande tristeza no coração e mando minhas condolências à família, que tanto o orgulhava.
Descanse em paz, meu amigo. Sim, você era um goleiro mágico. Mas você também era muito mais. Você era um ótimo ser humano."

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs