FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

sábado, 11 de julho de 2020

FOTO DO DIA: O Diploma enviado pela FIFA que consagrou o 1000º gol de Pelé

Na legenda da foto acima diz: "Ricardo Serran, editor de esportes de "O Globo", entregou a Pelé o
Diploma em que a FIFA consagra o recorde."
O Diploma estava assinado por Sir Stanley Rous, presidente da FIFA na época.

1ª página de "O Globo" de 20/11/1969, edição matutina.

No dia 20 de novembro de 1969, a 1ª página de um dos maiores jornais do Brasil, "O Globo", destacava meia página ao 1000º gol de Pelé, marcado na noite de 19/11/1969 no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, na vitória sobre o CR Vasco da Gama por 2 x 1. Para os meus leitores de todo o mundo que não percebem a língua portuguesa, aí vão os textos escritos na 1ª página, destacados por 3 cores.

Na parte destacada em amarelo, o texto diz:
"Foi aos 32 minutos do 2º tempo, quando mais de 60 mil pessoas, no Maracanã, já desesperavam de ver ver o milésimo gol de Pelé. O CR Vasco da Gama tentava defender o empate a uma bola e o Santos FC pressionava. De repente, Pelé apareceu como um furacão na área do Vasco e Fernando não hesitou: fêz "penalty". Era a oportunidade e Pelé não a desperdiçou. Todo mundo parou para ver, até Andrada (goleiro do Vasco), que assim entrou para a história como o "goleiro mil". (ESPORTES)"

A parte destacada em verde diz:
"Foi uma noite de glória sem para para o Rei do futebol. Pelé começou por hastear a Bandeira Nacional (foto), e depois, em campo, perseguiu o milésimo tento com o maior afinco. Quando, finalmente, conseguiu a extraordinária façanha, foi o delírio, a apoteose: houve invasão de campo por fotógrafos e cinegrafistas, enquanto a platéia explodia de entusiasmo. O maior jogador de todos os tempos acabava de conseguir um recorde praticamente imbatível e a que O GLOBO, obtendo por antecipação o diploma da FIFA, dera foros de acontecimento não apenas nacional, mas mundial.  Agora para Pelé, só resta outra grande meta a atingir: a Copa Jules Rimet, em 70, com as "feras" do Saldanha. (Assim era chamada a Seleção Brasileira quando o treinador era João Saldanha.)

A parte destacada em azul apresenta a seguinte legenda:
RICARDO SERRAN, editor de esportes de "O GLOBO", entregou a Pelé o diploma em que FIFA consagra o recorde.
Mais abaixo, as manchetes em tamanho maior, com os textos escritos em português ( clicar para ampliar as imagens).


As fotos acima não são montagem, nem são falsas. 
Quem tiver qualquer dúvida da veracidade das imagens acima, vá ao arquivo do jornal "O GLOBO" na internet ( tem que ser assinante ) e procure o dia 20 de novembro de 1969 (ver AQUI ).
Estão lá, digitalizadas, todas as páginas das edições matutina e vespertina.

Como podem ver com os próprios olhos, a FIFA estava a acompanhar os gols de Pelé, assim como todos os jornalistas e historiadores, brasileiros ou estrangeiros, daquela época. 

E já prevendo que mais cedo ou mais tarde o 1000º gol iria aparecer, a FIFA enviou em finais de outubro de 1969, um diploma assinado por Sir Stanley Rous, presidente da entidade naquela época, para consagrar o gol 1000 de Pelé, como foi publicado na página 25 da edição de 2 e 3 de novembro de 1969 do jornal Correio da Manhã do Rio de Janeiro ( no printscreen destacado em amarelo).

Diz o texto em sua 1ª parte, num total de 3 partes: 
"Nem mesmo a FIFA sabe dizer se algum outro jogador se aproximou, sequer, da marca dos 1000 gols. O diploma que Sir Stanley Rous enviou para ser entregue a Pelé, no dia em que ele completar a série, não menciona a palavra record, nem sugere que o feito é inédito. No entanto, a esta altura, em todas as partes do mundo, comenta-se a progressão que Pelé vem cumprindo no sentido de chegar ao milésimo gol. E não há referência a outro goleador que tenha chegado a tanto."

( Quem se interessar em ver o resto do texto e todas as reportagens ( escritas em português ) da página 25 sobre Pelé, e também todas as outras páginas, ver  AQUI ). 



NOTA do autor do blog: 
A História foi escrita em letras de ouro quando em 19 de novembro de 1969, 
Pelé atingiu a marca de 1000 gols na sua brilhante carreira, 
marca esta consagrada pela entidade máxima do futebol mundial, a FIFA.
Ponto final neste assunto.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs