FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O Rei, Sylvester Stallone e o filme Fuga para a Vitória (1)

O

Por Eliakim Junior,  retirado do blog cinemidade.blogspot.pt        

                   

                    Pelé, Stallone e a Fuga para a Vitória

Poster do filme
Os nomes Pelé, Sylvester Stallone, Michael Caine e nazismo, juntos na mesma frase podem soar estranho, no mínimo curioso, mas imagine eles compartilhando um mesmo cenário? 

Pois então, a estranheza inicial desta combinação se desfaz logo nos primeiros minutos de Fuga para a Vitória (Escape to Victory, 1982) um longa-metragem sobre aquele bom e velho futebol e ambientado em tempos de guerra.





   Michael Caine interpreta Colby, um ex-jogador de futebol que agora é treinador de um time formado por prisioneiros de guerra. No campo alemão de prisioneiros onde vive, Colby é convocado pelo major  Steiner (Max Von Sydow), a realizarem uma partida contra o time alemão.  Claro que a proposta significa mais uma forma de ostentação nazista e uma manifestação de superioridade da raça ariana, do que a partida em si.



Vai que é tua Sylvesteeeeer!

O time de Colby é repleto de estrelas dos gramados e do cinema. Caine é o treinador. Stallone é o goleiro que está ali contra sua vontade, e tem sempre algo engraçado a dizer: “Onde eu fico na hora do escanteio?”.  

Edson Arantes, o Pelé, e Bobby Moore, o lendário jogador inglês dos anos 60 e 70, capitão da Inglaterra que foi campeã do mundo em 1966, são algumas das lendas do futebol que aparecem no filme, 
e mostram que sabem mais que fazer dribles e dominar a bola no pé.

Pelé, por exemplo, toca harmônica, atua e ainda dá uma aula de futebol ao “Rocky” Stallone. Ah, e só para informar aos mais desavisados, Pelé marcou 6 gols de bicicleta em toda sua carreira,  e não cinco como consta nos registros oficiais.  

O "sexto", ele marcou contra os alemães neste filme numa partida dramática e comovente. Acho que este belo gol fictício deve ser considerado, por que não?:-)


Cena inusitada. Pelé dando umas aulas para o Rocky.

Fuga para Vitória diverte não só por vermos grandes jogadores “brincando” de atuar, e Stallone interpretando um goleiro irregular, em um papel bem diferente do que estamos acostumados, mas também pelas lições de moral e mensagens transmitidas. 

O longametragem deixa claro como a energia do esporte pode trazer mudanças às pessoas, principalmente em momentos de pessimismo e opressão, isto é evidente quando os jogadores decidem colocar em risco a liberdade, em troca de uma vitória digna, honrada.


Este filme é baseado numa história verídica
mas o final desta história foi bem diferente do que o 
final feliz que o diretor John Huston inventou para o filme.  

Os verdadeiros jogadores-prisioneiros de guerra que jogaram com os alemães, ganharam lugar de destaque não somente na história do futebol, mas do esporte, pois foram ameaçados pelos arianos e se vencessem o jogo, morreriam. 

Eles são a máxima representação do caráter e da camaradagem que o desporto pode ofertar. Em face da morte, decidiram encarar o destino cruel que lhes foi reservado, mas não perderam sua integridade. Enfrentaram não só o destino, como seus rivais. 

Foram vitoriosos e, por consequência, executados

Partiram de alma limpa, caráter imaculado e memória perpétua no hall da fama do esporte.

Trailler do filme

Para ver o filme completo, clique AQUI

2 comentários:

Anónimo disse...

Estava muitissississississimo curioso pra saber como é esse filme do Pelé que o Chaves tanto falava, mas não tem versão dublada?

rbn disse...

Eu também não sei que filme é esse.

Os filmes de Pelé que eu vi são:
-Os Trapalhões e o rei do Futebol(tem no youtube)

-Pelé Eterno, que na minha opinião, tira todas e quaisquer dúvidas sobre quem foi, é e sempre será o melhor jogador de todos os tempos(é só clicar lá em cima no cabeçalho).

-Isto é Pelé (tem no youtube)

-Fuga para a Vitória, pra mim, um dos melhores filmes sobre futebol de todos os tempos(está disponível neste post).

Também tem os filmes como Os Trombadinhas ou Mico Preto, que nunca consegui assistir completos para ter uma opinião formada, e documentários como Pelé Trainning, feito pela BBC de Londres(também disponível no youtube, vale a pena ver a técnica do rei).

Qual desses filmes Chaves se referia?Não sei:-)

Abraço e obrigado pela visita.

Template - Dicas para Blogs