FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

sexta-feira, 7 de março de 2014

Fuga para a Vitória: Luz, Câmara, AÇÃO!!!OK, não precisa repetir, foi simplesmente PERFEITO!!!

Foi com essas palavras que John Huston,
diretor de Fuga para a Vitória se dirigiu a Pelé, após terem acabado de filmar a célebre cena
da magistral bicicleta no fim do filme.
Bastou um único take e a cena ficou pronta.

Quem já viu o filme Fuga Para a Vitória, 
viu no fim a emocionante bicicleta de Pelé, 
de levantar qualquer estádio em qualquer lugar do mundo.

Pois bem, não foi truque de filmagem, nem edição de várias imagens, a bicicleta foi mesmo à vera, 
em tempo real e em um único take, 
filmada por várias câmaras em vários ângulos.

Além de Huston, o antigo jogador do Liverpool e da seleção escocesa, John Wark, 
que também participou do filme e assistiu à cena bem de pertinho, conta a mesma coisa, além de outras curiosidades durante as filmagens.


Nos anos 80
John Wark fez 771 jogos de futebol pelo Ipswich, Liverpool e Middlesbrough, venceu o PFA Jogador do Ano em 1981, conquistou a Taça UEFA com Ipswich no mesmo ano e jogou no Mundial 1982.
Hoje o antigo meio-campo admite que é mais susceptível de ser reconhecido pelo seu papel na tela grande do que pela sua carreira.
Wark em campo fazia parte da equipe de aliados no filme cult Fuga para a Vitória e admite que é difícil imaginar que ele estaria falando sobre isso cerca de 25 anos depois.
"Algumas semanas atrás, eu estava andando na rua e meu celular tocou,'', lembrou." Alguém disse ao telefone "você está na TV " e eu pensei 'diabos, o que eu fiz? '.
Então, eles me disseram que era sobre o filme, após um jogo amistoso entre lendas da Inglaterra e Alemanha. "Para ser honesto, eu acho que um monte de gente se lembra de mim pelo filme e não pela minha carreira de jogador ."
John Wark marca Sócrates na Copa do Mundo de 1982 na Espanha
Joguei futebol por 25 anos, mas ninguém menciona que ganhei o prêmio PFA em 1981 Tudo que eu vejo é "você estava em Fuga para a Vitória '' Ele acrescentou: "É inacreditável, realmente é, tanto tempo depois e ainda está sendo exibido e agora vai sair em DVD..."
"Foi realmente um grande momento fazer isso. Foi o melhor verão que eu já tive. Nem todo mundo tem a chance de jogar com Pelé e foi uma verdadeira alegria de estar com ele. Ele tinha acabado de fazer 40 anos, mas ele certamente ainda tinha alguma coisa e ainda estava em forma.
"Quando ele chegou nós estávamos em êxtase. Ele é uma lenda, provavelmente o melhor jogador de futebol que o mundo já viu. Mas depois que você começa a conhecê-lo bem, ele é um grande homem ".




















Fuga para a Vitória é o filme que traz jogadores de futebol e estrelas de Hollywood juntas.
Michael Caine assume o papel de John Colby, um defensor do West Ham United, cuja carreira foi interrompida pela guerra, Max von Sydow o oficial nazista que instiga o jogo e Sylvester Stallone como Hatch, o Yankee POW, cujo único objetivo é escapar do acampamento, e acaba como goleiro. E com sorte. E enquanto os futebolistas - Ossie Ardiles, Bobby Moore, Mike Summerbee e Wark entre eles - misturavam-se livremente com os atores, houve um que se manteve um pouco distante.
Stallone, que chegou na Hungria para as filmagens após o seu grande sucesso com Rocky. 

"Ele chegou com seguranças e guarda-costas e costumava ir a Paris no fim de semana quando não estávamos filmando'', disse Wark." Eu acho que foi um grande momento para ele depois de Rocky.''
John Wark, de bigode ao  lado de Sylvester Stallone
Wark não foi o único jogador Ipswich a participar. Russell Osman era um companheiro da equipe dos Aliados, enquanto Laurie Sivell, Kevin O'Callaghan, Robin Turner Paul Cooper e Kevin Beattie todos tinham papéis dentro e fora da tela.Metade do Ipswich Town, foi transportado temporariamente para Budapeste.
 "Um cara na indústria cinematográfica conhecia Bobby Robson,'' disse Wark."Ele chegou e perguntou se algum de nós queria participar de um filme. Eu e mais quatro colocamos as mãos para cima."
E foi apenas porque não estávamos fazendo nada naquele verão. Nós realmente não sabíamos o quão grande ia ser o filme até que chegamos na Hungria.
Michael Caine e Pelé numa cena do filme
"Só quando chegamos lá e estavam Sir Michael Caine e Pelé aparecendo é que percebemos que a coisa ia ser grande. Pensávamos que estávamos indo para lá apenas para o futebol, então eles começaram a distribuir os scripts e assim foi.

"Foi um pouco assustador nas primeiras vezes à frente das câmeras, mas estivemos lá por cinco semanas em torno das câmeras e filmagens para nos familiarizarmos com elas." Se não estávamos envolvidos nas filmagens, estávamos fortemente envolvidos nas cenas de futebol, para acostumarmos cada vez mais com as câmeras."
 "Acho que os jogadores provavelmente renderam mais a atuar com atores do que os atores para o futebol e eu acho que Stallone não tinha jeito nenhum pra isso.Ele queria escrito no script que ele marcaria o gol da vitória no final!
Stallone pensava que o goleiro era quem mais fazia gols num time de futebol:-)
"Tiveram que lhe dizer que os goleiros são para evitar gols e raramente vão ao ataque para fazer gols.Ele por fim se convenceu, e realmente não sabia mesmo nada sobre futebol.''
Stallone pode ter reclamado, mas é justo dizer que Pelé (Luis Fernandez no filme) nunca o fazia. 
Uma das imagens definitivas do filme é quando ele faz o pontapé de bicicleta.
No filme, ele vai em direção à meta, dribla um alemão entre as pernas, com "costelas quebradas", ele avança, passa a bola e recebe um cruzamento de Terry Brady (Bobby Moore) 
e empata o jogo em 4 x 4.

Wark disse:"Levou apenas um take para Pelé fazer o gol de bicicleta.Para a maioria de nós, teria de ter pelo menos dez tentativas e mesmo isso poderia não ter sido o suficiente. Ele fez logo da primeira vez. Acho que é por isso que ele é Pele.''



Filmado no Estádio MTK de Budapeste, Wark jogou o primeiro tempo, mas é visto no banco durante todo o segundo período, após a lesão.
"O jogo em si foi jogado contra uma equipe da primeira divisão húngara, por isso era mais realista, 
e os atores foram cortados no filme final,'' disse ele." Eu fiquei machucado contra eles e você me vê sentado no banco com Pelé a maior parte do jogo, porque eu não estava apto.
"Eu acabei de voltar para Ipswich e perdi as primeiras semanas de treinamento da pré-temporada por causa disso.''
John Wark hoje
No seu livro de memórias, em outra reportagem, 
John Wark também cita mais detalhes destas filmagens:

"Eu não percebi o quão grande o filme ia ser até que chegamos lá e Bobby Moore e Pelé estavam esperando por nós. Eram bons rapazes, e sentávamos no hotel e tomávamos um bom número de bebidas todas as noites.

Pelé tinha 40 anos na época, e eu não podia acreditar que as habilidades que ele tinha com uma bola. Quando ele marcou o pontapé de bicicleta que você vê no filme, ele fez isso em um take.


Pelé exibindo a sua habilidade durante as filmagens
"Eu era 15 anos mais jovem do que ele, no auge da minha carreira, e teria levado dezenas de takes para eu acertar. Os caras do cinema não perceberam o significado daquilo, mas todos os jogadores do filme ficaram lá, em reverência.



"Eu só tinha duas linhas em todo o filme e eles foram dublados porque sentiram que os espectadores não seriam capazes de compreender o meu sotaque de Glasgow. Eu não teria me importado, mas eu só descobri quando fui assistir a estréia.

A BICICLETA SENSACIONAL

Mais neste blog sobre o filme Fuga para a Vitória AQUI e AQUI
e vale mesmo a pena conhecer a incrível e emocionante história verídica 
do time de futebol que inspirou esse filme AQUI

Nota:Os dois textos acima foram reduzidos por mim e neles estão apenas as partes em que o ex-jogador escocês se refere ao filme e seus atores.
Para quem se interessar em ler tudo, os textos originais completos em inglês estão  AQUI AQUI 

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs