FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

terça-feira, 12 de maio de 2015

Os cinco "Sir" do Brasil

Quando a gente ouve a palavra Sirgeralmente nós imaginamos coisas tipo 
Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda, Sir Lancelot, Lady Guinevere
ou aqueles Lordes ingleses nos seus castelos gigantescos, 
príncipes e princesas, barões, duques, condes, viscondes
e pensávamos que era uma coisa inatingível para um simples cidadão que não tivesse o tal "sangue azul" da realeza britânica.


KBE - Knight of the British Empire ( Cavaleiro do Império Britânico )
é uma das duas condecorações máximas do Império Britânico, 
pelas quais homens e mulheres notáveis, 
do Império e do mundo, como também do círculo íntimo dos soberanos, 
são agraciados anualmente na Abadia de Westminster.



Na verdade, são armados Cavaleiros do Império Britânico em sessão solene, que constitui a mais alta e dignificante honraria que pode almejar um plebeu britânico e concedida da mesma forma como o Rei Arthur da Távola Redonda armava seus pares, tocando-lhes os ombros com a espada real. 


Os cidadãos nascidos em outros países fora do Império Britânico (que é composto pelos seguintes países Inglaterra, Escócia, Irlanda, Irlanda do Norte, Gales, Índia até 1947, Canadá, Nova Zelândia e Austrália ) que recebem a honraria têm o direito de colocar o título KBE após o próprio nome, mas não podem antepor Sir ao próprio nome. 


O KBE é sempre dado às grandes personalidades em todas as áreas do conhecimento, do mundo empresarial, das forças armadas, da política, dos esportes e das artes, da Inglaterra, da Comunidade Britânica e do mundo. 

Dentre os brasileiros, os únicos a receberem o KBE foram : 

o ex-Presidente do Brasil, Dr. Epitácio da Silva Pessoa

o Prof. Washington Pires, ex-Reitor da UFMG
que salvou a vida de George V, avô de Elizabeth I, 
de um atentado terrorista, 


o sociólogo e escritor


Carlos Ghosn
executivo brasileiro e atual presidente dos grupos Renault e Nissan 


Edson Arantes do Nascimento KBE, ou PELÉ, 
o único esportista não britânico da história a receber o título de Sir. 

15 comentários:

Matheus disse...

O que você acha desses comentários abaixo? E também diga tudo o que sabe sobre o Milan de Sacchi, por favor!:
"Em compensação, em um jogo de hoje se corre 4x o que se corria nesse tempo.
Ainda mais em uma época que a marcação era pífia e se jogava contra times militares, né?
Sem contar que a maioria gritante dos gols do Pelé foram feitos no Paulista.
Não disse que não têm. Agora, o foda pra mim é ver emissoras tratando esses jogadores do passado como se beirassem a perfeição, como se fossem o supra-sumo da técnica, os que nunca erram passes, o que faziam as jogadas impossíveis que ninguém mais faz hoje.
Foi uma decepção bem grande pra mim, quando resolvi prestar mais atenção aos jogos do passado. Pode até ser plasticamente mais bonito, mas jamais pode ser considerado melhor, em se tratando da qualidade dos jogadores.
Vamo lá:
Imagine uma cidade que não tinha polícia. Qualquer ladrão, por mais ingênuo e incapaz que fosse, fazia a festa, com a população desprevenida. Com o tempo os ladrões aprimoraram suas habilidades. Porém, a população aprendeu a se defender melhor e, por isso, por mais que os ladrões fossem melhores, não tinham o mesmo sucesso de antes, já que a população não deixava.
É o mesmo com o futebol. O Neymar é melhor que o Garrincha, só que hoje corre-se (e organiza-se) muito mais pra pará-lo.
E ainda tem gente que abre a boca pra dizer que o futebol de antigamente que era bom.
De qualquer forma, ótimo vídeo.
Mais um que acha que o futebol é o único esporte onde os atletas não evoluem."

rbn disse...

Matheus, em finais da década de 80 e começo da década de 90, o Milan de Sacchi era como o Barcelona de hoje, craques do goleiro ao ponta esquerda...naquele tempo, os times italianos e europeus eram mais fortes que hoje, e cada um deles tinha pelo menos um "Messi" ou um "CR7", a disputa era muito mais intensa...o Juventus tinha Platini e Boniek, o Inter tinha Matthaus, Simeone e Klinsman, o Roma tinha Rudi Voller e Bruno Conti, o Milan tinha Baresi, Maldini, Van Basten, o PSV tinha Romário, o Madrid tinha Butrageño, o Barça tinha Guardiola, Koeman, e depois Romário, até mesmo o Porto de Portugal tinha Paulo Futre, que depois foi pro Atlético de Madrid.

Hoje em dia, existem apenas 2 monstros sagrados (Messi e CR7) e um candidato a monstro sagrado ( Neymar)... iguais ou melhores que Suarez, Ibraimovic, Iniesta, Bale e outros naquela época existiam muitos...

Os campeonatos estaduais da época de Pelé são equivalentes aos campeonatos nacionais da europa, onde não existem campeonatos estaduais pois a maioria dos países são pequenos...o campeonato paulista e carioca da época de Pelé eram muito mais fortes que a esmagadora maioria dos campeonatos europeus, e tão forte como o campeonato espanhol, ingles, italiano ou alemão...o campeonato paulista e o carioca eram a base da seleção brasileira que venceu 3 copas em 12 anos, portanto essa conversa de que "fazer a maioria dos gols no paulistão era mais fácil" já deixa de ter sentido, porque se os estaduais eram fracos, e mesmo assim, só com jogadores dos estaduais o Brasil venceu 3 copas em 12 anos contra os "fortíssimos jogadores dos campeonatos europeus", algo aqui está errado, certo?

Neymar melhor que Garrincha só na playstation...Garrincha tinha sempre dois marcadores em cima dele, ás vezes eram três, e enquanto esteve em forma, só o paravam com faltas violentas, que acabaram com os seus joelhos...Pelé levava muita porrada violenta, desleal e sem bola, mas como era malandro, conseguia fugir e muitas vezes dava o troco com juros nos zagueiros maldosos...

Neymar naquela época bastava levar a primeira porrada que saía de campo de maca...hoje em dia, com televisão, os zagueiros são mais cuidadosos e não batem com tanta violencia...

Entretanto, hoje o futebol é mais rápido, há mais preparo físico, há mais correria, há mais marcação, há mais tudo, mas falta a técnica...Pelé em 1970 aos 29 anos corria 100 metros em 10 segundos com a preparação física da época...com a preparação física de hoje, Pelé com a força, a técnica, a velocidade, o faro de gol e a visão de jogo que tinha , fazia 2 mil gols:-)

Matheus disse...

Obrigado por ter respondido. De fato, mesmo considerando o Barcelona de Guardiola melhor, o Milan de Sacchi tem a seu favor o fato de ter jogado numa época muito mais disputada e nivelada em alto nível (não em baixo nível como o Brasileirão) do futebol a nível local e continental e mesmo assim ter conquistado duas Ligas consecutivas, algo que ninguém até hoje conseguiu repetir. Mas o que acha daquela analogia que o cara fez nos comentários em relação a cidade e os ladrões e depois o questionamento que ele faz sobre a forma como a imprensa fala dos craques do passado ao tratá-los como se beirassem a perfeição e quando ele diz coisas como:
"Mais um que acha que o futebol é o único esporte onde os atletas não evoluem. O Neymar é melhor que o Garrincha, só que hoje corre-se (e organiza-se) muito mais pra pará-lo. Ainda mais em uma época que a marcação era pífia e se jogava contra times militares, né? Foi uma decepção bem grande pra mim, quando resolvi prestar mais atenção aos jogos do passado. Pode até ser plasticamente mais bonito, mas jamais pode ser considerado melhor, em se tratando da qualidade dos jogadores". Obrigado e espero que responda mais uma vez. É muito bom conversar com você, você sabe muito de futebol.

Matheus disse...

E concordo que é injusto comparar jogadores de épocas diferentes porque mesmo se considerarmos que os jogadores atuais são melhores que os do passado, hoje eles tem muito mais recursos para serem assim e se nascessem antigamente não teriam. Obrigado.

Matheus disse...

E ainda tinha a Sampdoria de Mancini e o Napoli de Maradona que você não mencionou.

rbn disse...

O campeonato paulista na era de Pelé era de altíssimo nível, onde além de Santos, Palmeiras, Corinthians e São Paulo, havia também a Portuguesa de Desportos que tinha nada mais nada menos que Djalma Santos na lateral direita e Félix no gol, sem contar o Juventus onde era difícil ganhar lá naquele alçapão, e os times do interior de São Paulo que tinham excelentes jogadores e também eram verdadeiros alçapões, na maioria das vezes sempre lotado, como voce pode ver nas fotos de Pelé no google...

No Rio, além de Flu, Fla, Vasco e Botafogo, havia também o América e o Bangu que também cediam jogadores para a seleção brasileira, sem contar o Canto do Rio de Niterói, mais o alçapão da Rua Bariri onde jogava o Olaria, e nesta época o Maracanã geralmente tinha entre 80 e 100 mil pessoas assistindo os jogos em dia de clássico.O Pacaembu em São Paulo tava sempre entupido de gente em dia de clássico, pois ainda não havia Morumbi pronto.

Nesta época, das 3 Copas em 12 anos entre 1958-1970, jogavam no campeonato carioca nomes como Garrincha, Nilton Santos, Gerson, Brito, Zózimo ( Bangu), Jairzinho, Zagallo, Didi, Bellini, Castilho, Félix, Marco Antônio, entre outras feras...em São Paulo tinha Pelé, Rivelino, Vavá, Djalma Santos, Pepe, Mengalvio, Coutinho, Ademir da Guia, o goleador Flavio Minuano, Mauro, Gylmar, Zito...em Minas tinha Tostão, Piazza, Dirceu Lopes, Dadá Maravilha, Vaguinho, Palhinha, eram só craques que dava pra fazer 3 seleções brasileiras de altíssimo nível...e no exterior tinha Eusebio, Di Stefano, Puskas, Trapattoni, Maldini ( o pai do Maldini do MIlan de Arrigo Sachi), Mazzola, Fachetti, Rivera, George Best, Bobby Moore, Beckenbauer, Bobby Charlton, entre outros que agora não lembro...

Se pudessem colocar estes jogadores cheios de técnica com a preparação física de hoje, o futebol rápido, mas seria mais bonito...

Matheus disse...

Verdade. O futebol evolui, mas como eu já disse, se a marcação melhorou bastante, hoje os jogadores têm muito mais recursos para se aperfeiçoar, recursos que se jogassem antigamente não teriam, afinal eles não poderiam viajar para o futuro e ter tal preparo. Penso que o futebol é, acima de tudo, dom natural e treinamento. Para quem tem dom, não tem essas coisas de época.
E também é aquela frase que já postei: "Einstein não sabia mais que os cientistas atuais, mas era gênio por estar muito a frente de seu tempo". Afinal é muito mais fácil fazer uma coisa quando outros fizeram primeiro, não é verdade? E qual time é melhor: Milan de Sacchi ou Barcelona de Guardiola? Abraços e obrigado.

Matheus disse...

Outros já não dizem nem que Pelé é melhor que Messi e nem que Messi é melhor que Pelé. Dizem que é impossível comparar épocas diferentes e que os melhores tem que ser eleitos apenas por época e por posição, não apenas por serem atacantes. Não escolhem nem Messi, nem Pelé, dizem apenas que é impossível comparar, que cada um foi o melhor em seu tempo e ambos devem ser respeitados. Veja exemplos:
"Como a própria matéria disse em um período que o futebol é truncado e o que prevalece é marcação e força física chegar nos números de CR7 é quase impossível, pelé jogou em uma época que goleadas era para cima de 6,7 gols hoje em dia consideram goleada 3 a 0 não vi pelé jogar vejo por videos vi muitos videos do garrincha e meu deus só uma pessoa que nunca jogou futebol na vida não vê que antigamente a marcação era uma piada, não sabemos como seria pelé nos dias atuais e nem CR7 na época dele. O que sei é que presenciamos o 2º jogador mais completo da historia só CR7 e Pelé são: exímios cabeceadores , velocistas, chutam com ambas as pernas, batem falta e já vi gols do CR7 de letra, calcanhar isso do meio da área!"
"não acho que tem comparação, mesmo pq o nível físico, que os atletas de hoje tem é muito, muito superior ao de antigamente, e outra coisa nego falando que o campeonato espanhol é fraco, mais o Neymar fazia 70 gols por temporada jogando os "ótimos" campeonatos no brasil e la não faz 20 gols por ano, o jonas que jogava no grêmio era mito aqui e la nada, sera que pq la é mais fácil ai nego fica acomodado, kkkk, que piada so lembrando as viuvinhas do pele, o pele fez uma chuva de gols em times que nem existem mais de tão amadores, o pele fez 145 gols jogando a copa militar, jogando pelo exercito, kkk, jogadores da quela epoca corriam em media 2,6 quilômetros por jogo o ganso que é um jogador que fica mais morto pra se ter uma ideia, correu no jogo de ontem 8 quilômetros,é o mesmo que se colocar 64 jogadores de antigamente em um campo, pra se ter noção de espaço, acho que pele foi genial na sua época e outros como maradona, zico, platini, euzebio entre outros querer
desmerecer Messi ou Cristiano Ronaldo, é burrice e digo mais se não acho que tem comparação, mesmo pq o nível físico, que os atletas de hoje tem é muito, muito superior ao de antigamente, e outra coisa nego falando que o campeonato espanhol é fraco, mais o Neymar fazia 70 gols por temporada jogando os "ótimos" campeonatos no brasil e la não faz 20 gols por ano, o jonas que jogava no grêmio era mito aqui e la nada, sera que pq la é mais fácil ai nego fica acomodado, kkkk, que piada so lembrando as viuvinhas do pele, o pele fez uma chuva de gols em times que nem existem mais de tão amadores, o pele fez 145 gols jogando a copa militar, jogando pelo exercito, kkk, jogadores da quela epoca corriam em media 2,6 quilômetros por jogo o ganso que é um jogador que fica mais morto pra se ter uma ideia, correu no jogo de ontem 8 quilômetros,é o mesmo que se colocar 64 jogadores de antigamente em um campo, pra se ter noção de espaço, acho que pele foi genial na sua época e outros como maradona, zico, platini, euzebio entre outros querer
desmerecer Messi ou Cristiano Ronaldo, é burrice e digo mais se fossem brasileiros a muito tempo nego ja tava falando que eles eram melhores que pele que era mais genial, bla bla bla,"

Matheus disse...

Outros comentários que falam sobre isso:
"são tempos diferentes não dá para ficar comparando ....o pelé foi monstro para época fez mais de 1.200 gols!!! ninguem superou sua marca e suas melhores jogadas na qual vc não colocou em momento algum do seu video foram geniais !!! muito fraco seu argumento e lembrando que messi é outro gênio da bola tbm mas dos tempos de hoje ! tempos não se comparam amigão um abraço"
"não há como comparar epocas,devido aos recursos de cada era,pois tudo influi,seja dinheiro,preparo fisico,vitaminas,avanços cientificos,titulos que não haviam,formatação de campeonatos,internet,tv,qualidade da imagem,a cultura da epoca,o assédio gerado por mulheres e amizade devido a midia,o conhecimento das equipes,qualidade dos equipamentos(chuteira,bola,roupas,etc),o julgamento por titulos é duvidoso mas também não pode ser considerado,o enaltecimento do que vem de fora émelhor(nem sempre)então é muito dificil opinar.Acho mais fácil fazer uma escolha por épocas e por posições que são costumeiramente desprezadas(goleiro,meia,zagueiro,laterais)pois seria mais justo julgar por posição…..cada um no seu quadrado."
"As distâncias entre as épocas são grandes porém,tudo se equivalia,anteriormente foi dito que o tempo não para e é verdade pois daqui a 20 ou 30 anos aparecerá outro jogador de outra nacionalidade qualquer e aí dirão esse é o melhor de todos os tempos,sendo assim acho que o cristiano ronaldo e messi da atualidade nada mais são que os cruiff,di stefano, puskas,garrincha,pelé,maradona,zidade ronaldo,romario,zico,entre tantos outros que esqueci de comentar ou que foram de outras épocas.Há outros pontos a se comentar:não devemos julgar a vida pessoal ou carater e sim talento/prêmios que não existiam anteriormente/tratamentos médicos/vitaminas/equipamentos/salarios/cobertura da midia/regras do jogo/se realmente titulos importam ou não(pois se fosse assim o melhor do mundo seria cafu,rsrsrsrsr)/acho também que o melhor do mundo deveria ser por posição(zagueiro,ponta,goleiro e etc) e não apenas por ser atacante"
"Por mais que conheço o futebol do Pele deste os tempos de Bauru(BAC), eu acho uma besteira grande querer fazer comparações, pois cada um foi o melhor em seu tempo.Como li em um comentario acima, o Pele foi melhor com a bola pesada e rusticamente fabricada.Não tinha uma preparação fisica como atualmente,e muitas outra tecnologias de agora.O Messi é o melhor no futebol de hoje.Mas quem pode dizer que ele jogaria o que joga hoje contra aqueles adversarios do passado?Quem pode dizer que o Pele jogaria aquele futebol contra esses “beque” de hoje?Tudo besteira! Ser campeão do mundo nem sempre significa que é o melhor do mundo.O Corinthians é o melhor time do mundo?Torneio de um jogo só e relampago.Não da para ter parametro."

rbn disse...

Matheus, Babe Ruth da década de 20 até 1978 era o recordista de "home-runs" do beisebol, com 714, mas foi superado por dois jogadores: Hank Aaron com 755 e Barry Bonds com 762...

Fangio com 5 títulos, era o recordista de campeonatos na F1, foi superado por Schumacher, que venceu 7...

Os recordistas olímpicos dos 100 metros rasos foram superados com o passar dos tempos, os nadadores olímpicos foram superados com o passar dos tempos, os recordistas de medalhas de ouro foram superados com o passar dos tempos, até Maradona foi superado, só Pelé ainda não foi superado por ninguém...

Ninguém venceu na carreira de jogador de futebol o que Pelé conseguiu vencer, nem sequer chegou perto de igualar...

Pelé numa só vida, mais especificamente em 20 anos de carreira, coletivamente venceu 3 Copas, 2 Libertadores, 2 Mundiais, 6 campeonatos nacionais no Brasil e 11 campeonatos estaduais, sem contar que popularizou o futebol nos Estados Unidos na década de 70, onde neste tempo os americanos nem queriam saber de futebol, e onde neste tempo a seleção americana era saco de pancada de todo mundo e só levava goleadas...

Venceu apenas 2 libertadores porque como todo mundo sabe, o Santos excursionava pelo mundo todo jogando amistosos ao mesmo tempo que disputava os campeonatos, chegando a fazer 22 jogos em um mês algumas vezes...não há preparo físico e mental que aguente tudo isso, e mesmo assim Pelé ganhou quase tudo o que disputou...

Messi é o melhor do seu tempo?Será?
São três Ligas dos Campeões, sete ligas espanholas, dois mundias de clubes, duas supertaças europeias, duas taças do Rei e seis supertaças de Espanha.

CR7 foi 1 vez campeão português no Sporting de Lisboa.No Man United foi tricampeão do Campeonato Inglês, bi da Copa da Liga Inglesa e faturou ainda uma Community Shield, uma Liga dos Campeões da Europa e um Mundial de Clubes da Fifa.
No Real desde 2009, 1 Campeonato Espanhol, uma Liga dos Campeões, duas Copas do Rei, uma Supercopa da Espanha, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes da Fifa.

CR7 jogando no Real Madrid desde 2009/2010 (6 anos) marcou 307 gols pelo clube, até a data de 7 de maio de 2015.

Messi jogando no Barcelona desde 2004/2005 (10 anos), marcou 407 gols pelo clube...a diferença não é assim tão grande.

Messi de 2004/2005 até a época 2008/2009 tinha marcado 127 gols pelo Barcelona quando CR7 ainda jogava no Manchester United. Se subtrairmos 127 gols dos 407 que Messi marcou jogando pelo Barcelona, vai dar um total de 280 gols, menos 20 gols que CR7 a partir de 2009/2010.
Resumindo: jogando no Real Madrid , CR7 marcou 20 gols a mais em 6 anos do que Messi em 10 anos jogando pelo Barcelona...

E o total de gols somados na carreira de ambos até a data de hoje, 18 de maio de 2015 : CR7= 485 gols, Messi = 453 gols.
O jogador português tem uma vantagem de 32 gols sobre o argentino, que tem 6 títulos coletivos a mais que o português .

Pelé sozinho tem 37 títulos coletivos oficiais pelo clube e pela seleção, e nem juntando os gols de Messi e CR7 dá 1000 gols, dá 938, ainda faltam 62 gols para atingirem uma marca que Pelé sozinho conseguiu com 29 anos de idade...

A propósito dos "145 gols" que Pelé marcou pelas Forças Armadas, na verdade são 14 gols, basta tirar o 5, mas quem tem má fé, é invejoso ou não tem responsabilidade, não vai pesquisar direitinho pra ter certeza do que escreve...

Eu pelo menos antes de publicar qualquer coisa, vou verificar se está tudo certo, e Pelé com os beques de hoje, deitava e rolava...e ainda revidava as cotoveladas sem o árbitro ver...ia ter muito beque machucado saindo de maca, pode ter certeza:-)

Todos já foram superados, CR7 e Messi serão superados ou igualados... Pelé ainda não foi igualado, por isso é que ele é o Rei...

Matheus disse...

Obrigado. O que quis mostrar com esses comentários é que além de existirem aqueles que desmerecem Pelé, existem outros que não dizem nem que Messi é melhor que Pelé ou o contrário. Segundo eles, os melhores tem que ser escolhidos apenas por época e por posição. Para eles, do mesmo jeito que ocorre em outros esportes, os futebol evolui e é impossível ter um parâmetro justo de comparação. O que acha dessa maneira de analisar que fica meio encima do muro e não escolhe nem um nem outro? Quero que me fale detalhadamente sobre tudo que foi dito nos comentários acima que eu postei, que ilustram tal ponto de vista. De qualquer forma, penso que tais pontos de vista são muito mais dignos de respeito do que quem quer desmerecer Pelé alegando a evolução do futebol e da marcação. Afinal, se quiserem ser coerentes, daqui a 60 anos vão ter que falar a mesma coisa de Messi e CR7, pois o futebol em que eles jogam hoje vai estar ultrapassado. Como já disse, respeito quem diz que é impossível comparar épocas, bem diferente daqueles que só dizem que Pelé não jogou nada e falam as maiores besteiras desmerecendo Pelé e outros craques do passado. E me diga, por favor: O Milan de Sacchi, na sua opinião, foi inferior ou superior a quais times? Foi melhor que o Falemgo de Zico? Que o Barcelona de Guardiola? E outros. E eu gostaria de postar essa frase aqui de Joelmir Beting: "Pena que os recursos da tecnologia de hoje não existiam na época em que o Santos conquistou o mundo. Daí ninguém duvidaria de um time tão mágico, e do Pelé, que verdadeiramente é rei!" De fato, é uma pena que os melhores jogos de Pelé e do Santos não foram gravados, pelo contrário, foram gravadas na íntegra partidas crinfrins, como Botafogo 3 x 2 Santos pelo Torneio Rio-SP em 1964, jogo muito abaixo dos dois times, mas o Santos em especial e Pelé tiveram uma atuação ruim tecnicamente, criativamente e ofensivamente e o Botafogo, mesmo sem jogar futebol acima da média, mereceu vencer. Aí tem gente que vê esses jogos e generaliza. Fale sobre isso também. Obrigado por responder. Abraços.

Matheus disse...

E acrescentando, tem gente que escreve com má fé e não pesquisa direito e bota dados errados. É uma pena. Como os tais 145 gols pela Copa Militar.

Lili disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

queria voltar a essa época q o Barcelona era timaço

Ricardo Melo disse...

Será que Carlos Ghosn perdeu o título dele após ser preso por corrupção?

Template - Dicas para Blogs