FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

domingo, 7 de junho de 2015

Pelé, o super atleta

Pelé é o maior jogador de futebol de todos os tempos e o maior atleta do século XX.

Mas o que tornava o Rei do Futebol tão espetacular em comparação com seus "concorrentes" não era apenas o fato de Pelé ter sido um jogador completo em todos os fundamentos do futebol, mas também a sua incrível capacidade física. 


Foto do excelente site:Memórias da Selecao Brasileira
Pelé corria 100 metros em 11 segundos, 
saltava 1,80m de altura 
e 6,50 metros em distância. 

Júlio Mazzei e Pelé
Com esse incrível condicionamento, o rei jogava com competência basquete, vôlei e qualquer outro esporte que exigisse coordenação. 

Sobre sua super capacidade física, seu preparador físico Júlio Mazzei disse: 
"Tenho certeza de que, bem treinado, 
Pelé seria um dos dez maiores do mundo em decatlo". 
Depois de Pelé, jamais surgiu outro jogador que unisse perfeição técnica e física.

Shep Messing, hoje em dia comentarista esportivo da ESPN era o goleiro do New York Cosmos na década de 70 e foi companheiro de equipe de Pelé no Cosmos durante 3 anos.
Messing em 2012, descreveu Pelé deste jeito:


Shep Messing
"Maradona e Messi não são comparáveis ​​com Pelé. Fê-lo por mais tempo e de forma mais consistente. Se Messi conseguir fazer isso por mais dez anos, ele pode entrar na conversa. Pelé teve o cérebro de futebol, o poder explosivo que tinha Maradona, as habilidades com a bola de George Best, a capacidade de drible em cinco velocidades diferentes, a capacidade de saltar e da visão em termos de passar a bola. Pelé era um jogador super-humano - fisiologicamente ele era fora do normal. 


Messing acrescenta:"Ele tinha um salto vertical tão alto como Michael Jordan - 48 polegadas = 121,92 centímetros [o salto vertical de Michael Jordan era 48 polegadas], ele tinha uma visão periférica de cerca de 220 graus. Pelé podia, literalmente, ver por trás de sua cabeça. Como atleta, ele era uma aberração fisiológica:-)"

Nota do autor do blog:
Hoje em dia, muita gente escreve na imprensa, em sites ou blogs que Pelé não seria um jogador de topque Pelé seria apenas um jogador normal, porque no seu tempo, o futebol era mais lento, mais fácil e havia mais tempo para pensar, e o futebol de hoje é mais rápido, mais físico, mais tático, com defensores mais rápidos, fortes e inteligentes, e bla bla bla...

Eu penso que um jogador de futebol com todas estas qualidades físicas e que dominasse todos os fundamentos do futebol, jogaria em qualquer época de qualquer século...
Também por estas 2 razões é que Pelé é o Rei do Futebol e o Atleta do Século XX...got it:-)???

23 comentários:

Matheus disse...

Verdade. Sem dúvida, com o físico natural privilegiado que Pelé tinha, aliado ao seu enorme talento e visão de jogo, caso nascesse hoje não teria porque não se destacar e não se adaptar a enorme evolução tática, coletiva e física do futebol atual em relação a antigamente. Porque qualquer jogador que nascesse antigamente não teria o mesmo físico, preparação e acesso ao melhor jogo coletivo atual e as táticas atuais. Os gênios são os que estão muito a frente de seu tempo. Por isso que penso que, em relação às corridas de atletismo, por exemplo, devemos escolher os melhores baseando-se também na concorrência que tiveram e no seu desempenho em relação à sua época em vez de apenas os tempos, pois os atletas atuais têm muito mais recursos que os de antigamente não tiveram para fazer tempos menores. Concorda com essa minha avaliação do atletismo? E esse trio de ataque do Barça é espetacular e histórico, um dos melhores de todos os tempos, sem exagero, não concorda? Não me lembro de muitas equipes que tiveram um trio de ataque tão poderoso, técnico e espetacular. Concorda com tudo o que eu disse? Aguardo sua resposta e obrigado.

rbn disse...

Pois é Matheus, quando eu digo as coisas sobre Pelé, não é exagero nenhum.
O crioulo era uma força da natureza:-)
Tudo isso sem suplementação, tratamento de crescimento, dieta especial, chuteirinha especial...nada disso.

Pelé, apesar de ter apenas 1,73m de altura, era um "armário", era forte pra caramba...juntando essa força toda com o poder de explosão, velocidade e habilidade, era uma locomotiva sem freio descendo ladeira abaixo, pra parar ele era muito difícil, só com falta violenta...ou com uma metralhadora...

Pelé tinha as coxas tão ou mais grossas que as do ex-jogador Roberto Carlos, que eram de 61 centímetros...
Pelé teria sido um excelente atleta no atletismo, se fosse treinado especificamente para isso...

Esse trio de ataque do Barça fez este ano o que o trio de ataque do Real Madrid fez ano passado, e na minha opinião, se equivalem...Ronaldo, Benzema e Bale se equivalem a Neymar, Messi e Suarez, depende da forma física e técnica em que se encontram...ano passado CR7 e companhia estiveram a 100%, este ano foi Messi e companhia...mas sem dúvidas, são dois trios de ataque de meter medo a qualquer um...e vão ficar na história...ano que vem, os duelos Barça-Real vão pegar fogo...

Se Pelé jogasse nesses trios de ataque, alguém tinha que sair...eu tirava Benzema e Suarez e colocava Pelé de falso centroavante, já imaginou?
No Real ficava CR7, Pelé e Bale, no Barça ficava Messi, Pelé e Neymar...
Pelé jogaria em qualquer time hoje em dia, não há dúvidas nenhumas...o resto é inveja, raiva e dor de cotovelo:-)

E agora, uma pergunta que um comentarista no facebook fêz a um blogueiro daqueles que odeiam Pelé:
"Se era fácil jogar na época de Pelé, porque todos não eram como Pelé?"

Boa pergunta, não é?

Matheus disse...

Obrigado por responder. Eu acho esse trio do Barcelona bem mais técnico e completo que o do Real, que também é espetacular. Um dos poucos ataques da história que ganham desse atual do Barcelona é o do Real nos anos 50. Afinal, ter Puskás, Di Stéfano, Gento e Kopa juntos é apelação demais. Agora, o que acha do que eu falei sobre o atletismo no primeiro comentário que postei essa página? E você acha que existe certa arrogância de Arrigo Sacchi quando ele diz em todas as entrevistas que o Milan que ele treinou é o melhor time da história? Aguardo novamente suas respostas e obrigado.

Matheus disse...

Queria que me dissesse também se você concorda que estão exagerando no preparo físico atualmente, que jogador não é máquina e que por isso antigamente os times aguentavam muito mais partidas que hoje e os jogadores não ficavam tanto tempo no departamento médico mesmo fumando e tal, diferente de hoje em que quase sempre há um jogador importante do time no departamento médico. O Bayern nessa última temporada sofreu muito com desfalques, por exemplo. Obrigado e aguardo sua resposta para isso também.

Matheus disse...

Penso que, em relação às corridas de atletismo, por exemplo, devemos escolher os melhores baseando-se também na concorrência que tiveram e no seu desempenho em relação à sua época em vez de apenas os tempos, pois os atletas atuais têm muito mais recursos que os de antigamente não tiveram para fazer tempos menores. Concorda com essa minha avaliação do atletismo? E você acha que existe certa arrogância de Arrigo Sacchi quando ele diz em todas as entrevistas que o Milan que ele treinou é o melhor time da história? Queria que me dissesse também se você concorda que estão exagerando no preparo físico atualmente, que jogador não é máquina e que por isso antigamente os times aguentavam muito mais partidas que hoje e os jogadores não ficavam tanto tempo no departamento médico mesmo fumando e tal, diferente de hoje em que quase sempre há um jogador importante do time no departamento médico. O Bayern nessa última temporada sofreu muito com desfalques, por exemplo. Me diga também o que acha das declarações que Zidane, Ronaldo e Passarella uma vez deram dizendo que na opinião deles houve um certa queda no nível técnico do futebol. Passarella comparou aos anos 80, principalmente. Zidane e Ronaldo não mencionaram uma época específica, mas com certeza eles se referem à época em que ambos jogaram. Eu percebo que o prêmio de melhor do mundo, não por culpa do prÊmio, está ficando chato porque só Messi e CR7 têm chances de ganhar todo ano. Desde 2008 que só eles ganham, bem diferente da época de Zidane, Ronaldo e vários outros craques do mais alto nível que também jogaram na época deles e provocavam uma disputada bem mais acirrada, com muito mais opções e bem menos unânime. Falando também sobre o prêmio, como você acha que Neymar se sai esse ano? Aguardo suas respostas.

Matheus disse...

É incrível como o pessoal sempre diz a mesma coisa para criticar Pelé, como isso que está lá no Yahoo Respostas, seria bom também que você fosse nesse link "https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20150610160308AAMlOu3" para responder a essas declarações do cara. Abaixo vai o que ele escreveu:
"Da série Pelé é uma farsa: Gols!?
1° Gols:

Pelé fez 100 gols em Campeonatos; brasileiros (CBF)

Pelé fez 14 gols em Libertadores;

Pelé fez 12 gols em Copas do Mundo.

____________________________

Quem é o mair artilheiro da história do Campeonato Brasileiro?
R: Roberto Dinamite

Quem é o maior artilheiro da história da Libertadores?
R: Alberto Spencer

Quem é maior artilheiro da história da Copa do Mundo?
R: Miroslav Klose
_______________________________

TODO mundo sabe que na época do Pelé o futebol não rendia... e por isso os "jogadores" tinham que ter mais de uma profissão, por exemplo: Joãozinho era meio-campo e padeiro, léozinho era atacante e açougueiro. Pelé realmente jogou contra amadores!

Se os maiores times já eram fracos, então imagina esses times aqui no qual o Pelé fez a maior parte de seus gols:

Botafogo de Ribeirão Preto(40)
XV de Novembro de Piracicaba(25)
Portuguesa Santista(20)
CAYpiranga(8)
Taubaté(6)
Nacional da Capital(6)
Baltimore Bays(6)
Seleção do Congo(5)
Saprissa(4)
Boston Stars(4)
Enschede (Holanda)(isso existe msm?) (3)

E outros times "poderosos": Dom Bosco(3), Atlanta Chiefs (EUA)(3), Sampaio Corrêa(2), Seleção Paulista(2) [kkkkkk], Seleção “B” da Bulgária(2), La Gantoise Club(2),Corinthians PP (2), entre outros...
Já foram 146 contra TIMECOS!

Vamos parar de falar de times e vamos falar de amistosos de Pelé. Pelé fez 465 gols em amistosos!(fonte El Grafico).
Pelé fez 441 gols em campeonatos paulista e mais 465 gols em amistosos (Que não conta) 906 gols."
Além de analisar o comentário para mim e ,se você quiser obviamente, responder a estes e outros questionamentos que o cara que postou fez e ainda vai fazer, me diga se todas essas estatísticas são verdadeiras. E me responda também o que falei no comentário anterior que postei hoje. Obrigado.

rbn disse...

Esta história de gols oficiais e não-oficiais começou a surgir depois que Pelé parou de jogar.
Enquanto Pelé jogou, e até bem pouco tempo, mais ou menos há 10, 15 anos atrás, absolutamente ninguém se preocupava com isso.

Todo e qualquer jogo de futebol onde Pelé estava presente era importante,
e todo e qualquer jogo de futebol onde Pelé marcou gols era ainda mais importante.

Conseguir empatar ou derrotar o time de Pelé era motivo de muita festa para qualquer adversário.

Todos queriam apenas saber quantos gols Pelé marcou em cada jogo. Surpresa era quando Pelé não marcava nenhum gol...

Depois surgiu Maradona, e começaram a dizer que Maradona ia superar Pelé, que ia ser o melhor de todos os tempos e etc etc etc...

Depois surgiu Messi, e disseram exatamente a mesma coisa que disseram de Maradona, mas nem Messi, nem Maradona, nem nenhum outro "melhor jogador de todos os tempos" que surgiu da década de 70 até os dias de hoje conseguiu sequer chegar perto de metade dos números e recordes do Rei.

Então começaram a procurar nos detalhes, e entre os milhares de detalhes da carreira de Pelé, encontraram maneiras de igualar ou superar o Rei em um ou outro mísero detalhe.

Como por exemplo no ano de 1958, onde Pelé com 17 anos de idade, e depois de 23 de outubro do mesmo ano já com 18 anos de idade, marcou incríveis 126 gols, mas desses 126 gols, apenas 76 ou 77 são considerados oficiais para as estatísticas. Resumindo, na prática roubaram cerca de 50 gols do Rei no ano de 1958.
50 gols!!!
A maioria dos jogadores de futebol sequer atingem essa marca em suas carreiras.

Quando roubam 1 golzinho de nada o cara já fica todo chateado, imagina se roubam 50...e não é na carreira toda, é apenas do ano de 1958...

A FIFA e o Guinnes Book dos Recordes já oficializaram os 1282 gols de Pelé, quem quiser reclamar que vai reclamar com a FIFA e o Guinnes:-)

Outra coisa, gol contra Sampaio Correa e Dom Bosco dentro de competição vale tanto quanto gol contra times da segunda e terceira divisões da europa como Albacete e Granada na Espanha, Sassuolo e Pádova na Itália ou Yorkshire e Watford na Inglaterra. Quando Messi e CR7 fazem gols contra esses times em jogos da Taça do Rei, ninguém diz que são times tão ou mais fraquinhos como o Sampaio Correa, né?Só dizem que Messi e CR7 faturaram mais um ou dois golzinhos para a conta pessoal...mais ou menos como no caso de Pelé quando jogava, só interessava saber quantos gols marcou em cada jogo...portanto, é tudo dor de cotovelo, raiva e inveja...

Quem quiser reclamar, vai reclamar na FIFA ou no Guinnes Book:_)

Matheus disse...

Obrigado por responder. Agora, gostaria que analisasse outros aspectos que ainda requerem análise mais detalhada. Só por curiosidade, não quero te incomodar.
"TODO mundo sabe que na época do Pelé o futebol não rendia... e por isso os "jogadores" tinham que ter mais de uma profissão, por exemplo: Joãozinho era meio-campo e padeiro, léozinho era atacante e açougueiro. Pelé realmente jogou contra amadores!"
E me diga se é verdade isso aqui abaixo, porque baseado nessas estatísticas que quero saber se são verdadeiras, Pelé fez quase todos seus gols no Paulistão ou em amistosos.
"Vamos parar de falar de times e vamos falar de amistosos de Pelé. Pelé fez 465 gols em amistosos!(fonte El Grafico).
Pelé fez 441 gols em campeonatos paulista e mais 465 gols em amistosos (Que não conta) 906 gols."
Eu acho que esse cara deve ter mentido porque senão quase todos os gols que Pelé fez não tem muito valor e eu duvido que Messi tenha mesmo de longe uma porcentagem tão grande de gols marcados em amistosos e contra times de baixo nível de acordo com todas as estatísticas de Pelé que esse cara postou e que eu coloquei no meu comentário anterior na íntegra. Por isso, gostaria também que você me desse, só por curiosidade minha, as estatísticas de Messi dizendo se são gols oficias, amistosos, quais competições e contra quais times marcou.

Matheus disse...

Ainda quero que você responda ao meu comentário anterior que postei há pouco, mas digo agora também que acabei de olhar as estatísticas de Messi. Mesmo bem mais da metade de seus gols contando com amistosos, sendo contra times fracos ou medianos, os times contra quem ele mais marcou foram Atlético e Real. Acho que coisa parecida acontece com Pelé. Aqui está o link:
http://futdados.com/raio-x-de-todos-os-gols-de-messi/

Matheus disse...

O mesmo site também tem o raio-x de gols de Pelé.
http://futdados.com/raio-x-dos-gols-de-pele-na-carreira/

Matheus disse...

Aproveitando pode responder se quiser às críticas que fazem nos comentários dessa página com o raio-x de gols de Pelé.

rbn disse...

Matheus, sobre jogadores amadores com "duas profissões" na época de Pelé já escrevi que é mentira, porque nos campeonatos nacionais e estaduais daquela época que eu me lembre e que eu saiba ou tenha lido, não podia haver time amador, muito menos atleta amador.

Também já escrevi que naquela época, não havia essa conversa de gol oficial ou não oficial, ninguém tava preocupado com isso.Tanto que o Santos após ganhar a 2ª Libertadores, não levou mais à sério e preferiu jogar amistosos no exterior, que dava prestígio e fama internacional e muito dinheiro.

Se fosse a mentalidade de hoje, certamente o Santos teria dado muito mais valor à Libertadores, e teria disputado pra ganhar.E certamente teria vencido mais duas ou tres Libertadores, com aquele timaço.

E certamente Pelé ia ficar muito mais motivado pra fazer mais gols em competições "oficiais" do que em amistosos, só que ninguém tava preocupado com isso, o importante era vencer tudo e todos, e os estatísticos da época contavam tudo, amistosos e competições, e não era só no Brasil.

Se Pelé soubesse disso e estivesse preocupado com isso, tinha se empenhado muito mais nos jogos da seleção brasileira, onde fez 95 gols em 114 jogos, mas não se preocupou muito se o adversário era a Alemanha ou o Atlético de Madri, porque naquela época, treino era treino e jogo era jogo, portanto se era jogo com juiz e bandeirinha, se jogo com ingresso pago, era jogo oficial.

Muito tempo depois é que se começou a falar de oficial e não oficial...com a mentalidade de hoje das estatísticas oficiais e não-oficiais, Pelé contra a Guatemala, Venezuela ou Haiti, essas seleções da 3ª ou 4ª divisão mundial que de vez em quando o Brasil joga amistosos, tinha se esforçado ao máximo e feito o dobro de gols...

Neymar por exemplo, se faz num amistoso 5 gols contra a Somália ou o Tibete, seleções da 6ª divisão mundial, é oficial...Pelé enfiou sozinho 4 gols no poderoso Inter de Milão naquela época num amistoso que terminou 7 x 1 pro santos, não é oficial...eu pergunto, tá certo isso?

Sobre o futdados, já estive lá e o cara que faz aquilo não considera épocas diferentes, com regulamentos e costumes diferentes, é só matemática, como se fosse os costumes de hoje em dia. E em termos de matemática, eles dizem que dos 1282 gols, apenas 774 são oficiais, ou seja, roubam "apenas" cerca de 500 gols de Pelé.
Só de gols "roubados" pelos estatísticos de hoje, Pelé tem mais gols que Messi...ou CR7...e quase o triplo de Neymar... e mais gols que a maioria dos artilheiros ou goleadores de todos os tempos...

Quando o Guinnes Book ou a FIFA ou o COI ou qualquer membro oficial do esporte mundial dizer em conjunto que os 1282 gols de Pelé não são válidos, aí podemos conversar. Enquanto isso, os outros que continuem tentando igualar ou ultrapassar, e podem começar por esta matemática, que até hoje só o Brasil conseguiu: ganhar 3 Copas em 12 anos:-)

Matheus disse...

Quer dizer então que naquela época os amistosos eram bem mais valorizados, como as equipes europeias fortes que o Santos enfrentava na Europa em amistosos? Também é como uma cara defendendo Pelé que escreveu isso e acho que você também concorda e eu concordo:
"Sim mais era o que ele tinha pra jogar kk, ele também é o maior artilheiro da história da seleção e pegava seleções fortes, vocês são engraçados se ele fazia gols em jogos oficiais ah os times eram fracos,blz concordo,ai o Santos ia escurcionar na Europa e pegava times fortes,ah mais ai não eram jogos oficiais, é igual quem fala que o Messi só joga bem no Barcelona,ah e com detalhe o Santos ganhou duas libertadores,pegou duas vezes o campeão europeu e venceu nas duas, não sei se ele foi o melhor de todos os tempos nunca o vi jogar, mas nem por isso posso desmerecer um cara que 90 % de quem viu jogar ou jogou no tempo dele diz que ele era craque, mais podem esperar que no futuro vão dizer a mesma coisa sobre quem foi Messi,Cristiano Ronaldo e Neymar,vão nos dizer que eram inversão da mídia,que antigamente era mais fácil e que nem eram tudo isso, só esperem e verão"?
Acho que as estatísticas mais elucidativas e claras que responderiam a muitas críticas, como um cara que disse que Pelé só marcou 32 gols em Brasileirão, é a que está na página da wikipedia. Confira, por favor. Sem desmerecer Alberto Spencer, mas os times brasileiros se recusaram a participar de algumas libertadores naquele período. E os tais apenas 32 gols por campeonato brasileiro só levam em conta o campeonato que, se não me engano, foi criado em 1969. Antes, havia a Taça Brasil e foi essa que Pelé jogou muito mais partidas. Me diga também, por favor, se em relação às corridas de atletismo, por exemplo, devemos escolher os melhores baseando-se também na concorrência que tiveram e no seu desempenho em relação à sua época em vez de apenas os tempos, pois os atletas atuais têm muito mais recursos que os de antigamente não tiveram para fazer tempos menores. Concorda com essa minha avaliação do atletismo? E você acha que existe certa arrogância de Arrigo Sacchi quando ele diz em todas as entrevistas que o Milan que ele treinou é o melhor time da história? Queria que me dissesse também se você concorda que estão exagerando no preparo físico atualmente, que jogador não é máquina e que por isso antigamente os times aguentavam muito mais partidas que hoje e os jogadores não ficavam tanto tempo no departamento médico mesmo fumando e tal, diferente de hoje em que quase sempre há um jogador importante do time no departamento médico. O Bayern nessa última temporada sofreu muito com desfalques, por exemplo. Me diga também o que acha das declarações que Zidane, Ronaldo e Passarella uma vez deram dizendo que na opinião deles houve um certa queda no nível técnico do futebol. Passarella comparou aos anos 80, principalmente. Zidane e Ronaldo não mencionaram uma época específica, mas com certeza eles se referem à época em que ambos jogaram. Eu percebo que o prêmio de melhor do mundo, não por culpa do prÊmio, está ficando chato porque só Messi e CR7 têm chances de ganhar todo ano. Desde 2008 que só eles ganham, bem diferente da época de Zidane, Ronaldo e vários outros craques do mais alto nível que também jogaram na época deles e provocavam uma disputada bem mais acirrada, com muito mais opções e bem menos unânime. Falando também sobre o prêmio, como você acha que Neymar se sai esse ano? Aguardo suas respostas. Obrigado e aguardo por mais um comentário e respostas suas.

Unknown disse...

Gente , não existe ninguém melhor do que Pelé ! Ele e o único e sempre será discuta sobre quem é o melhor depois dele porque até o que vem depois está muito longe desse magnífico , genial extraordinário e Graças a Deus BRASILEIRO PELÉ

Unknown disse...

Como tenho 34 anos, não ví o Pelé jogar, porém, tenho uma forte impressão que se esse cara jogasse nos gramados (perfeitos) de hoje em dia, com a bola leve e macia que temos hoje, com as chuteiras, muitas delas fabricadas especialmente aos atletas, dentre outas condições que tornam possíveis a qualquer pereba jogar bem e até chegar à seleção brasileira, ele o Pelé, que jogava, corria, saltava e fazia tudo aquilo de Kichute e bola de 30 kilos(kkk), não faria mil e poucos gols . Faria uns 3.550 gols, pelo menos!

SaMiR disse...

Pelé foi o melhor atleta, acho difícil aparecer outro no mesmo nível.

SaMiR disse...

Lembrando que por muito tempo não havia cartão e bater no adversário era natural do jogo

Unknown disse...

Se Pelé fez o que fez em uma época com pouca tecnologia, imagine agora que jogador ruim vira profissional o que a tecnologia não faria com Pelé?

Anónimo disse...

O Pelé saltava 2,44m do chão:
9.81m/s2 "Gravidade" + 0.71m/s2 "Centímetros a cima do centro do corpo" = 10.52m/s2
10.52 x 73 "Peso" = 767 newtons = 78.3kg

Pelé tinha força de uma pessoa de 78.3kg, oque seria o peso de alguém de 1.80. Nem tão forte assim, mas pra época era mais fortes que os zagueiros

Anónimo disse...

Na verdade essr 10.52m/s tá errado, ele não saltava 71cm em um segundo, mais ou menos, 0.5 segundos então seria:
9.81 + 0.71 x 2
9.81 + 1.42 = 11.23
11.23 x 73kg = 819 newtons = 83.6kg

E 83.6kg é o peso de um atleta de 1.85m :)

Anónimo disse...

Errado tbm ksks, não é pq ele exerce uma força de 83kg que ele tem uma força de alguém de 83kg

rbn disse...

Obrigado pelos comentários.

Não se consegue explicar por números ou matemáticas porque Pelé com 1,73 metros de altura tinha mesma a impulsão de Cristiano Ronaldo com 1,85 metros, 12 centímetros mais alto.

Pelé era uma força da natureza. Esta impulsão vertical absurda nasceu com ELE, e que obviamente ELE aperfeiçoou com as condições de treino que haviam naquela época.
Só ELE saberá responder como saltava tão alto, sendo tão "baixo".

Existem poucas fotos ou vídeos com os gols ou saltos de Pelé de cabeça, mas estas duas fotos no link abaixo não são montagem, são reais. O "divino crioulo" literalmente voava:-)

https://3.bp.blogspot.com/-86DVxRjQoIM/U2U143Icq2I/AAAAAAAAEew/I_t70sDi_U0/s1600/pele-impulsao-blog-dna-santastico.jpg

DavidCabral disse...

Unpernass falam tantas bobagens para desqualificar um grande atleta como Pelé. Se Pelé tivesse nascido hoje com essa medicina esportiva que temos,a estrutura dos clubes na preparação dos atletas, o físico e habilidades desse super humano, continuaria sendo o rei. O pessoal não tem noção o que é uma pessoa com suas subir uma altura de 1.80
Isso é quase impossível. Isso é quase voar. Quem estiver lendo tente dar um pulo parado e veja quantos cm consegue sair do chao
Imagine um cara desse vivendo com os recursos tecnológicos para aprimorar a impulsão dos atletas

Tem mais as condições de preparação para atletas na época de Pele era para todos. Porque só ele no meio de jogadores brasileiros e da Europa se destacou.Ele foi um atleta superdotado assim como o gênio Bruce Lee. Esses tipos de pessoas aparecem um a cada trezentos anos são únicos. Até hoje os cientistas esportivos ao analisar os feitos de Pelé ficam sem saber o que dizer. Pois os atuais com as condições que possuem não conseguem suplantar o gênio Edson Arantes do Nascimento

Template - Dicas para Blogs