FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O fotógrafo Sebastião Salgado conta a incrível história de como Pelé salvou a sua vida em 1994

Pelé em qualquer canto do mundo fora do Brasil, é conhecidíssimo, é respeitado, é admirado, é acarinhado, é tratado como herói. A figura lendária e mítica de Pelé está no imaginário das pessoas de todo o mundo, e esta pequena história que aconteceu com o fotógrafo Sebastião Salgado é mais uma prova de que o Rei do Futebol é conhecido, e principalmente, muito respeitado mesmo em lugares e situações que ninguém jamais imaginaria que fosse possível.

Portanto, vamos começar pelas palavras do próprio fotógrafo, também ele muitíssimo respeitado e premiado mundialmente pelo seu estilo único que resulta em fotografias absolutamente maravilhosas, que inspiraram o diretor de cinema Wim Wenders a realizar o documentário O Sal da Terra, indicado para o Oscar 2015.


Num trecho da entrevista dada à Revista Playboy, o fotógrafo Sebastião Salgado conta a incrível história de como Pelé salvou a sua vida em 1994.

PLAYBOY -- Já teve uma situação da qual você achou que não ia escapar?

SEBASTIÃO SALGADO -- Teve. Em maio de 1994, com a luta entre os tutsis e os hutus, estava havendo um massacre em Ruanda. Um grande grupo de tutsis começou a abandonar o país e a entrar na Tanzânia. Fui para a Tanzânia e contratei um tutsi que falava francês. O plano era voltar até Ruanda. Depois de muito andar chegamos a um rio por onde os tutsis estavam fugindo para a Tanzânia. Havia uma quantidade de mortos descendo o rio -- tinha uma queda-d'água um pouco acima e eu contei, em meia hora, 29 corpos caindo. O barquinho que trazia os fugitivos voltava vazio e eu fui perguntar ao pessoal se podia ir nele até Ruanda. 
De repente, tinha umas dez pessoas com facões em volta de mim. Olho para o meu intérprete e ele estava pálido, estava cinza.
"O que está acontecendo?", perguntei. 
"Eles vão matar a gente. Acham que você, querendo passar para o outro lado, é amigo dos hutus. E estão desconfiados de que você veio da França" -- 
os franceses eram aliados dos hutus naquele conflito. 
"De jeito nenhum! Eu venho do Brasil e tal..." Em francês, o cara traduzindo. 
"Fala para eles que eu sou do país do Pelé!" 
Aí a situação já mudou. 
O Pelé é realmente conhecidíssimo e de certa forma salvou a minha vida.

Sebastião Ribeiro Salgado (Aimorés, 8 de fevereiro de 1944) é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. 

Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade. Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano. 

"Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair" diz Sebastião Salgado. "Acredito que uma pessoa comum pode ajudar muito, não apenas doando bens materiais, mas participando, sendo parte das trocas de ideias, estando realmente preocupada sobre o que está acontecendo no mundo".

Leia mais sobre Sebastião Salgado AQUI, onde está incluída a entrevista completa para a revista Playboy, os prêmios que recebeu, a sua obra, a biografia e uma entrevista para a BBC Brasil.

Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado, amor da sua vida
Aqui abaixo está o poster do documentário O Sal da Terra, dirigido por Wim Wenders, aclamado diretor de filmes como Paris Texas, Buena Vista Social Club, City of Angels, entre outros ( ver filmografia completa  AQUI ) e por Juliano Ribeiro Salgado, filho do fotógrafo.


PARA VER O DOCUMENTÁRIO "O SAL DA TERRA", CLIQUE AQUI

No vídeo abaixo, a partir do minuto 17:16, Sebastião Salgado confirma a história e diz que quando ele conhecer o Rei do Futebol, vai dar um grande abraço e agradecer a Pelé por ter salvo a sua vida:-)




Nota do autor do blog:
Certa vez, um escritor que eu não lembro o nome escreveu a seguinte frase:
"Se você é brasileiro e está num país onde você não fala ou entende o idioma ou dialeto, não fique preocupado. 
Basta você citar o nome Pelé, que logo a seguir um sorriso se abrirá e as pessoas te entenderão"

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs