FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

domingo, 12 de junho de 2016

8 de março de 1970, mais um gol antológico de Pelé

8 de março de 1970, mais um gol antológico de Pelé

Quem vê a Seleção Brasileira dos dias de hoje e vê a equipe da foto abaixo, consegue perceber claramente porque o Brasil era temido e respeitado por qualquer adversário.

Qualquer um destes jogadores da foto abaixo seria titular indiscutível na Seleção Brasileira nos dias de hoje, mas Neymar, o melhor jogador brasileiro da atualidade, com certeza absoluta não seria titular indiscutível da equipe abaixo.



Em pé (da esquerda para a direita): Carlos Alberto Torres, Emerson Leão ( goleiro ), Brito, Fontana, Piazza e Marco Antônio; Agachados: Jairzinho, Dirceu Lopes, Pelé, Gérson e Edu (ao lado dele, o lendário massagista Mário Américo). Deste onze inicial, apenas Dirceu Lopes não foi convocado para a Copa do Mundo no México.

Pelé, o maior jogador de futebol de qualquer tempo, completa 75 anos neste 23 de outubro. Para homenageá-lo, garimpamos no You Tube um vídeo pouco visto — colocado no ar pelo usuário omaiordetodosostempos — com cenas coloridas e em preto e branco do amistoso Brasil 2 x 1 Argentina, em 8 de março de 1970 no Maracanã. Também mostra cenas do "quartel general" da seleção brasileiranos dias anteriores ao jogo.

Ao contrário de hoje, quando a seleção brasileira sempre se reúne às pressas, a preparação para uma Copa do Mundo durava meses naquela época. Em 1970, a equipe se reuniu em março, três meses antes da Copa do Mundo no México, que o Brasil venceria.
Este jogo no Maracanã foi o segundo dessa fase de preparação. Dias antes, em 4 de março, a mesma Argentina (que não estava classificada para a Copa) tinha vencido o Brasil por 2 x 0 em Porto Alegre ( veja no vídeo abaixo ) e instaurado a crise entre os brasileiros.



O técnico da seleção era João Saldanha, jornalista de profissão e membro de longa data do clandestino Partido Comunista. Justamente por isso, ele começou a entrar em rota de colisão com o governo da ditadura militar e, por tabela, com a CBD (antecessora da atual CBF).

Para piorar, Saldanha começou a dizer publicamente que Pelé não era mais o mesmo e que estaria sofrendo de miopia, o que prejudicaria seu futebol.~

Pelé "respondeu" com um gol antológico na vitória sobre os argentinos no Maracanã — foi a última partida e o último gol dele diante dos rivais.

E foi o último jogo de Saldanha no comando da seleção. Em 17 de março, ele foi demitido e substituído por Zagallo, que levaria o Brasil ao tri na Copa do Mundo.
Curiosamente, apesar de ter criticado Pelé, Saldanha nunca deixou o Rei no banco de reservas. 

O vídeo acima reúne trechos narrados em inglês de um documentário colorido que trata dos momentos de tensão entre Saldanha e Pelé. Estão enxertadas também cenas em preto e branco, do jornal brasileiro de cinema Canal 100, com gols da partida.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs