FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

segunda-feira, 18 de março de 2019

PARTE 7: O que eles fazem ou fizeram hoje em dia, Pelé já havia feito antes (com vídeo)

O que eles fazem ou fizeram hoje em dia, Pelé já havia feito antes.

No último fim de semana, o genial jogador argentino Lionel Messi foi merecidamente aplaudido pelos fãs do Bétis de Sevilha pela grande atuação no jogo, onde marcou um hat-trick. 


Mas há 57 anos atrás, em 11 de outubro de 1962, no 2º jogo da final da Taça Intercontinental, Pelé realizava uma das melhores atuações da sua carreira. 


Diante de 73 mil adeptos no Estádio da Luz, Pelé marcou um hat-trick e ajudou o Santos a vencer o Benfica por 5x2, oferecendo a Taça Intercontinental à equipa brasileira.
Eusébio e Santana, nos minutos finais, marcaram os 2 gols da equipe portuguesa.


Na ocasião, o Benfica vinha embalado e confiante após ter conquistado a sua segunda Liga dos Campeões de forma consecutiva. A fortíssima equipa que contava com Mário Coluna, Simões, Santana e Eusébio, tinha derrotado poucos meses antes o Real Madrid de Di Stefano e Puskás para chegar ao topo do futebol europeu.


No 1º jogo da final da Taça Intercontinental, vitória do Santos FC por 3 x 2.
O Benfica entrou na disputa da Taça Intercontinental com favoritismo, mas após perder o jogo da 1ª mão por 3x2, no Maracanã, acabou por averbar nova derrota em solo luso. 

Pelé marcou 2 gols no 1º jogo da final, realizado no Maracanã..
O dia do 2º jogo 
No dia 11 de outubro de 1962, uma quinta-feira, os adeptos lusos enchiam o Estádio da Luz confiantes na reviravolta, para forçar um 3º jogo, que também seria realizado naquele estádio. 



No entanto, Pelé estava mais inspirado do que nunca, e fez questão de "matar" o sonho dos encarnados ainda na primeira parte ao marcar dois gols e levar o jogo para o intervalo com a vantagem de 2x0.

Pelé marca o seu 3º gol no jogo, hat-trick contra o então campeão da Europa.
Na segunda parte, com mais um gol de Pelé, um de Pepe e outro de Coutinho, o Santos FC chegou de forma arrasadora ao resultado de 5x0. O Benfica ainda reduziu nos minutos finais através de Eusébio e Santana, fechando o marcador em 5x2.


Pelé, ainda com apenas 21 anos de idade, no fim do jogo, após atuação de gala, um hat-trick e uma assistência, foi fortemente aplaudido de pé pelos 73 mil fãs do Benfica que compareceram ao jogo. 

Costa Pereira, goleiro do Benfica, admitiu que era tarefa impossível parar o camisola 10 naquele dia. 
"Cheguei com a esperança de parar um grande homem, mas fui embora convencido de que tinha sido atropelado por alguém que não tinha nascido no mesmo planeta que o resto de nós", disse o guardião do Benfica. 
(Na época, a palavra ET ainda não havia sido criada)

Pois é, o que eles fazem ou fizeram hoje em dia, Pelé já havia feito antes.

O vídeo abaixo tem a narração original da Rádio Nacional da época.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs