FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

domingo, 29 de dezembro de 2019

Números de Pelé até aos 15 anos de idade. No campeonato de 1955, Pelé estava proibido de ultrapassar a linha de meio-campo, senão era falta a favor do adversário:-)


Números de Pelé até aos 15 anos de idade.


Pelé aos 8 anos de idade já jogava na equipe de *mirins.
* Que nos dias de hoje é chamada de equipe sub-12 / sub-13.

Pelé aos 12 anos de idade já jogava na equipe de *infanto-juvenis.
*Que nos dias de hoje é chamda de equipe sub-15 / sub-16.




Pelé aos 15 anos de idade já jogava na equipe principal do Santos Futebol Clube.

Abaixo, a lista dos times amadores nos quais Pelé jogou na infância e adolescência antes de ser contratado pelo Santos FC aos 15 anos de idade: 

Sete de Setembro; Vai-quem-quer; Canto do Rio; Ameriquinha; São Paulinho de Curuçá, Radiun (futsal); Bauru Atlético Clube e Noroeste de Bauru, 

em mais um excelente vídeo produzido pelo canal youtube



Abaixo, duas histórias do livro "DE EDSON A PELÉ: A INFÂNCIA DO REI EM BAURU", escrito pelo jornalista Luiz Carlos Cordeiro ( 1942-2010 ), que retrata a infância e adolescência vividas por Pelé em Bauru (345 km a noroeste de São Paulo).


Capa do livro, lançado em 1998
ATRAÍA MULTIDÕES
«Pelé já era admirado até mesmo nos jogos na rua. 
"Já aos 12, 13, 14 anos Pelé levava muita, mas muita gente mesmo para assisti-lo. Sem arquibancada, os próprios torcedores formavam um robusto alambrado em volta das quatro linhas dos pequenos campos de futebol da cidade"

NOVA REGRA CRIADA
O livro também revela que Pelé era craque no futsal. 
Em campeonato disputado em 1954, o Radiun foi campeão com 47 gols marcados por Pelé.

«Pelé tinha aos 14 anos um futebol tão superior ao dos garotos de sua idade que a Liga de Futebol Amador de Bauru teve de inventar uma nova regra para que o jogador pudesse disputar um campeonato pelo Radiun, em 1955, sem acabar com as chances das outras equipes.


Depois do primeiro jogo, em que o Radiun goleou por 10 a 0 o time dos Marianos, com 8 gols de Pelé, o dirigente da liga, Sérgio Ribeiro, resolveu que Pelé só poderia ficar no gol ou na defesa.

Se Pelé optasse pela zaga, não poderia passar do meio-campo, caso contrário seria falta em favor do time adversário. Mesmo jogando na defesa, Pelé ajudou o Radiun a ser campeão.»

Quem é bom já nasce feito:-)

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs