FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Jornal Sud-Ouest ( França ), capa de 21 de novembro de 1969.

Em 21 de novembro de 1969, o jornal francês Sud-Ouest destacou o 1000º gol de Pelé.

"O evento que todo um povo esperava" foi manchete do Sud Ouest que intitulou: 
"1000 gols que valem ouro". ( destacado em azul )
👇


Na legenda abaixo da foto ( destacado em amarelo ), o jornal Sud-Ouest escreveu: 

"De alegria, Pelé correu para as redes para beijar a bola (nossa foto) antes de ir descerrar uma placa comemorativa desse feito. Pelé vai receber, entre outras lembranças, uma bola como nenhuma outra. Pesa 2 quilos. Ela é de… ouro ! "

No interior desta edição do jornal, nas páginas de Esportes, o jornalista André Noguès escreveu:
“Ao marcar este milésimo gol, Pelé não bateu recorde mundial. Especialistas austríacos citam o caso de um famoso atacante do Rapid de Viena, Franz Binder, que marcou, com seu clube, 1.006 gols em 756 partidas. 

Alguns grandes jogadores como Puskas e Di Stefano com certeza se saíram melhor. Mas eles, sem saber. E aí, o lado da encenação desse milésimo gol não pode escapar. Foi obtido na marca de pênalti. De Pelé. 

A placa de '1.000' gols em 19 de novembro de 1969 "foi lacrada no Maracanã ANTES do início do encontro Santos - Vasco da Gama".

Isto não impediu o nosso especialista de concluir: "Isso não diminui de forma alguma os méritos deste fabuloso jogador que é o Pelé"


👉Nota do autor: Como puderam notar neste jornal Sud-Ouest e em todos os outros que já publiquei, quando existe alguma polêmica sobre o 1000º gol, é sempre se o 1000º gol é ou não é um record, e alguns jornais mencionaram alguns jogadores que alegadamente marcaram 1000 ou mais gols, como por exemplo Friedenreich, Franz Binder, Puskas entre outros daquela época.

O grande problema, ou azar, para Friedenreich, Franz Binder, Puskas e outros, foi não ter alguém nos clubes ou países onde jogaram, que anotasse todos os jogos e todos os gols que marcaram e os colocasse numa lista com: data, adversáriolocal do jogo e número de gols que marcaram em cada jogo. 
Assim sendo, fica difícil saber com exatidão quantos gols cada um marcou durante as respectivas carreiras.

O jornal holandês DE VRIJE ZEEUW fez referência sobre isto na reportagem de meia página que dedicou ao gol 1000 (ver👉 AQUI ) onde na parte destacada em rosa está escrito que não sabiam qual era o maior artilheiro ( top scorer ) de todos os tempos na Holanda, e fizeram elogios à gestão esportiva do Santos FC naquela altura com seguinte frase:
"Carreira ( do Pelé ) orientada por um administrador do clube que tomou nota e registrou com zelo, cada gol em cada jogo."

Pelé por sua vez, tem uma lista completa com data, adversário, local do jogo e número de gol que marcou por jogo, porque teve dois jornalistas especialistas em estatísticas que anotaram absolutamente tudo, do primeiro ao último gol: Adriano Neiva da Motta e Silva (em conjunto com os diretores de estatística do Santos FC ) e Thomaz Mazzoni.
👇

Adriano Neiva da Motta e Silva, conhecido por sua alcunha de De Vaney, seguiu todos os passos de Pelé desde que ele chegou ao Santos FC em 22 de julho de 1956 com 15 anos de idade. 
Após assistir ao 1º treino de Pelé com os jogadores da equipe principal do Santos FC, De Vaney escreveu no jornal a Tribuna de Santos, na edição de 25 de julho de 1956, o seguinte comentário sobre o adolescente recém-chegado ao clube: “destacou-se de sobremaneira o meia-direita ( meiocampista direito ) que jogou no time dos suplentes, com um trabalho sóbrio, porém de boas qualidades técnicas”.

De Vaney foi também o primeiro jornalista a quem o futuro Rei do Futebol deu a sua primeira entrevista.
👇


👉Em uma coisa todos os jornais daquela época, brasileiros ou estrangeiros, estão de acordo: Pelé realmente marcou 1000 gols. Sem contestações.

Mas também como puderam notar, neste jornal Sud-Ouest e em todos os outros que já publiquei,  nunca em nenhum jornal brasileiro ou estrangeiro daquela época há qualquer citação ou qualquer estatística de "gol oficial" e "gol não-oficial"
É porque esta estatística não existia, portanto ninguém podia falar, escrever ou citar uma coisa que....não existia.

LINK SUD-OUEST, Capa de 21/11/1969 👉AQUI

sábado, 24 de abril de 2021

📰ABC (Espanha): Mais um jornal europeu que ignora, despreza e renega o que o próprio jornal publicou em 21 de novembro de 1969.

📰O mesmo jornal, 50 anos depois, ignora, despreza e renega a sua própria história.

👆
👉Na edição matutina de 21 de novembro de 1969, o jornal espanhol ABC publicou na página 79 a seguinte manchete: 
"PELÉ CONSEGUIU, DE "PENALTY", O GOL NÚMERO 1000".
 
Quase 50 anos depois, em 14 de outubro de 2019, o mesmo jornal dá destaque aos 699 gols - com todo o mérito, é bom que se diga - de Cristiano Ronaldo, colocando o português como o 6º maior artilheiro da história, mas coloca Pelé em 3º lugar com "apenas"  767 gols.  

O que mudou?
É simples: hoje em dia insistem em usar uma estatística com "gol oficial" e "gol não-oficial" que naquela época não existia
Se esta estatística existisse e fosse "regra geral" na altura, certamente que os jornalistas, redatores e editores deste jornal saberiam da sua existência.
Portanto nenhum jornal, nenhum historiador,  nenhum profissional de futebol em todo o mundo falava, usava, escrevia, publicava ou comentava sobre esta estatística porque... não existia! 
E se isto não existia, só deve ser usada a partir do momento em que foi criada, e não para ser usada como medida padrão para toda a história do futebol, porque deturpa, renega e reescreve a própria história do futebol.

👉Em 16 de novembro de 1969, o ABC publicou na página 71 da edição matutina a seguinte manchete:
PELÉ JÁ MARCOU O GOL 999 ( como destacado em amarelo ).
👇

O texto escrito na parte destacada em amarelo, já traduzido para a língua portuguesa:
👇

TRADUÇÃO PARA PORTUGUÊS
👇
João Pessoa ( Brasil ) 15. "Pelé" colocou em 999 a cifra de gols de sua carreira futebolística profissional. No encontro jogado ontem entre o Santos e o Botafogo ( do Estado da Paraíba ), em que o 11 da "pérola negra" venceu por 3 gols a 0, Pelé marcou um gol, com o qual a sua marca já é de 999 gols. Todo o Brasil está ansiando pelo momento em que Pelé consiga seu gol número 1000, e se fazem apostas sobre o jogo em que conseguirá, e até mesmo o minuto em que irá marcar.

👉Em 21 de novembro de 1969, o ABC dedicou meia página 79 ao gol 1000, 
onde a manchete dizia:
"PELÉ CONSEGUE, DE PENALTY, O GOL NÚMERO MIL"
👇

Na parte destacada em amarelo, está escrito:
👇
Rio de Janeiro 20. Edson Arantes do Nascimento, Pelé, se transformou desde esta madrugada no único jogador da história do futebol mundial que marcou 1000 gols em seus treze anos como profissional deste esporte. Pelé marcou este gol frente ao Vasco da Gama no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, diante de uma multidão delirante que invadiu o campo carregando nos ombros o seu ídolo quando o Pérola Negra do futebol brasileiro marcou este gol.

O gol, autêntico acontecimento do futebol mundial, foi marcado aos trinta e um minutos de jogo do 2º tempo. A vítima da falta que originou o penalty foi o próprio Pelé. O árbitro assinalou castigo máximo e o jogador do Santos, Rildo, se preparou para executar o Penalty, enquanto Pelé era atendido, dorido de uma perna em consequência da falta sofrida. Mas os 200 mil ( na verdade, 65 mil pagantes ) eufóricos espectadores que lotaram as arquibancadas estouraram em gritos de "Pelé, Pelé, exigindo que Pelé a marcar o penalty. Ninguém duvidava que Pelé marcaria esse gol número 1000.

Ficou atordoado após o gol, mas depois começou a dançar e pular enquanto os jogadores, tanto do Santos quanto do Vasco, corriam para abraçá-lo e parabenizá-lo sem distinção de lados. Milhares de espectadores invadiram o campo de jogo, espremendo-o e interrompendo o jogo por um longo tempo.

Na parte destacada em azul, está escrito:
👇
OS OUTROS GRANDES GOLEADORES

Pelé passou a ser história viva do futebol, mesmo antes de marcar seus mil gols contra o Vasco, no monumental estádio carioca do Maracanã. Pelé está muito à frente com essa marca de todos os grandes artilheiros da história do futebol mundial.

Estes jogadores passaram para a história do futebol pelos seus dotes extraordinários de goleadores:

O escocês Jimmy McGrory é o maior goleador britânico com uma marca de 550 gols. Jogou no celtic de Glasgow de 1922 até 1939 como centro avante. Marcou 410 gols ( na realidade, 468 gols em 445 jogos ) para o Celtic em jogos oficiais dos torneios britânicos(*) e o resto foi em jogos internacionais com a seleção escocesa. 
(*Torneios britânicos engloba clubes de todo o Reino Unido - Inglaterra, Escócia, República da Irlanda, Irlanda do Norte e o País de Gales - o que dificulta a compreensão de quais torneios eram estes. Na Escócia naquela época havia a Liga Escocesa, a Taça da Escócia, a Glasgow Cup, a Charity Cup, a Exhibition Cup e a Saint Vicent de Paul Cup, e o site oficial do Celtic não discrimina em quais torneios ou jogos amistosos Jimmy McGrory marcou cada um dos seus 468 gols, apenas publicou o total de gols👉 AQUI.) 

O inglês Arthur Rowley, com uma marca de 466 gols em jogos da Liga e Copa, em uma larga carreira futebolística que durou 18 anos taté a sua retirada em 1965. Rowley jogou no West Bromwich Albion, no Fulham, no Leicester City e no Shrewsbury Town.

O alemão Uwe Seeler, do Hamburgo SV, marcou 700 gols como centro avante do 11 de Hamburgo e da seleção alemã. Seeler está ainda no ativo há onze anos, desde que começou a jogar como profissional em 1958. É capitão da seleção alemã de futebol, com a qual disputou 38 partidas.

Eusebio, o craque do Benfica, marcou 298 gols desde que apareceu como uma estrela do futebol no 11 benfiquista, em 1960, depois de ter jogado com a equipa da sua cidade natal, Lourenço Marques de Moçambique.

Alfredo Di Stefano  marcou 464 gols como grande profissional do futebol. Sua melhor temporada é de 31 gols, conseguida em 1956/1957 como centro dianteiro do Real Madrid.

FELICITAÇÕES DO PRESIDENTE DO BRASIL

Brasília 20 ( de novembro 1969 ). O  presidente do Brasil, general Emílio Garrastazu Médici, felicitou hoje o Rei Pelé pela conquista do gol nº 1000 de sua carreira profissional. A mensagem está contida em um telegrama, no qual o chefe de Estado disse o seguinte:

Na parte destacada em rosa, o texto do telegrama de felicitações do presidente do Brasil na altura:
👇

"Identificando-me com as alegrias mais autênticas do nosso povo pela concretização da meta de mil gols, envio-lhe meu abraço de parabéns e encontro em sua consagração a vitória do dever bem cumprido, no trabalho de cada um, e a dimensão das potencialidades do homem brasileiro para afirmar seu valor em qualquer atividade. Saudações cordiais. Assinado: Garrastazu Médici."

E na parte destacada em verde, as congratulações do presidente da FIFA, do Comitê Olímpico Espanhol e... do Real Madrid e outros muitos clubes de futebol, espanhóis e estrangeiros.
👇

"As informações das agências de notícias indicam que também enviaram felicitações a Pelé o presidente da F.I.F.A., Mr. Stanley Rous; o delegado nacional de Educação Física e Esportes ( Comitê Olímpico da Espanha ), senhor ( Juan Antonio ) Samaranch*; o Real Madrid, e outros muitos outros clubes de futebol espanhóis e estrangeiros."

*Juan Antonio Samaranch viria a ser anos mais tarde, o presidente do Comitê Olímpico Internacional.

👉E em 22 de novembro de 1969, o jornal ABC dedicou a página 25 inteira à façanha de Pelé
PELÉ E SEU GOL Nº 1000.
👇
O texto diz:
Ele tinha 999 gols homologados. E até um selo comemorativo aguardava a fabulosa conquista de 1000 gols quando Santos e Vasco da Gama colidiram no gigantesco Maracanã. Rildo iria marcar ( o penalty ). Mas o público carioca, renunciando à velha e apaixonada rivalidade carioca e paulista, pediu, gritou que Pelé era quem marcaria a punição máxima. "O rei" é infalível em tais assuntos. Ele venceu Andrada e o entusiasmo explodiu ... Pelé beija, empolgado, a bola; em seguida, é carregado triunfalmente pelo gramado do Maracanã. Todo o Brasil vibra com a conquista de sua "pérola negra", com a marca impressionante de seu herói nacional. (Telefotos UPI - Cifra)

👉No mesmo dia 22/11/1969, na página 53, o jornal publicou que o Santos foi convidado para participar no histórico e bastante prestigiado torneio Ramón de Carranza 1970, mencionando os 1000 gols ( destacados em amarelo ) . A manchete diz:
👇
SANTOS, PALMEIRAS, MADRID E AT. BILBAO PROVAVÉIS PARTICIPANTES NO CARRANZA 1970


Na tradução do texto, diz o seguinte:
SANTOS, PALMEIRAS, MADRID E AT. BILBAO PROVAVÉIS PARTICIPANTES NO CARRANZA 1970

O director da Câmara, Sr. Jerónimo Almagro y Montes de Oca, enviou um telegrama expresso ao presidente do Santos F. Clube, do Rio de Janeiro, parabenizando-o em nome da Câmara Municipal e da comissão do troféu Ramón de Carranza pela magnífica atuação do jogador Pelé, que alcançou o gol número 1000 de sua vida futebolística, e comemorando que em breve os torcedores de Cádiz poderão contar com a presença em Cadíz desta sensacional equipe sul-americana, ao lado de seu compatriota Palmeiras e dos espanhóis Real Madrid e Atlético de Bilbao, como uma combinação muito provável para a próxima confrontação do troféu de Cádiz.

NOTA do AUTOR
Como puderam ver, como em todos os outros jornais que publiquei até a data de hoje, também este jornal em 16, 21 e 22 de novembro de 1969, publicou 999 gols e 1000 gols, e em nenhuma parte de qualquer texto tem escrito "gol oficial" ou "gol-não oficial".

Quando voce envia felicitações a alguém ou a uma instituição por terem conseguido realizar uma façanha, voce automaticamente está reconhecendo aquela façanha como verdadeira, autêntica, sem margem para dúvidas, certo?
Do mesmo jeito que a FIFA, o Real Madrid, e todos os clubes, instituições e profissionais do futebol que enviaram felicitações a Pelé pelos mil gols marcados na carreira, automaticamente reconheceram a façanha como verdadeira, como legítima, como oficial. Certo? 

LINK JORNAL ABC, 16/11/1969, Página 71👉AQUI

LINK JORNAL ABC, 21/11/1969, Página 79👉AQUI

LINK JORNAL ABC, 22/11/1969, página 25👉AQUI


LINK JORNAL ABC, 22/11/1969, Página 53👉AQUI

quinta-feira, 22 de abril de 2021

📰O 1000º gol de Pelé | Jornal L'Unitá ( Itália ), 21/11/1969


Em 21 de novembro de 1969, o jornal italiano L'Unità, orgão do Partido Comunista Italiano, publicou na página 11 a seguinte manchete:

DE PENALTY: PELÉ CHEGA AO 1000º GOL.

E onde está destacado em amarelo está escrito: Mas o record é contestado
👇

👉Nota: O record contestado por alguns na época, não foi acerca de "gols-oficiais ou não-oficiais", mas sim sobre os alegados 1329 gols que Arthur Friedenreich teria marcado em sua carreira.

Dito isto, vamos à tradução do texto de duas colunas que o jornal do Partido Comunista Italiano escreveu acerca do gol nº 1000 de Pelé, começando pela parte destacada em amarelo:
👇


Pelé marcou seu milésimo gol. Foi o que aconteceu durante o Santos-Vasco da Gama, aos 33 minutos do segundo tempo. Clodoaldo lançou e Pelé foi acertado na área por um defesa e o árbitro, Manuel Amaro de Lima, não hesitou um momento em assinalar a grande penalidade.

O alto-falante imediatamente "ordenou": "Tiri Pele" enquanto os aplausos do público rugiam. Pelé não se deixou importunar e com um chute suave e medido rumo ao canto esquerdo da baliza, bateu o bom Andrada. Em seguida, o Vasco da Gama oferecia a Pelé uma camisa social com o número 1000 estampado e um gráfico do estádio do Maracanã.

O público se entregou a cenas inenarráveis ​​de entusiasmo. Pelé fez seu primeiro gol aos 16 ( na verdade, 15 anos ), quando ninguém ainda sabia exatamente seu nome e isso não causou rebuliço O Santos havia formado um time misto de titulares e reservas para enfrentar um time da Série B, o Corinthians de Santo André, e estava estimulado por alguns mil cruzeiros por este amistoso que não vai deixar rastros.

Na formação do Santos, Pelé estreiou oficialmente com um gol aos 31 minutos ( 2º tempo ), e o goal, mesmo que os inúmeros biógrafos o contem de forma diferente, não foi de forma alguma excepcional.

O gol, que o juiz de plantão atribuiu a um certo "Raimondo" justamente porque ninguém sabia o nome exato do negro, não abriu as portas da equipe titular para Pelé.

Naquela época a camisa 10 do Santos pertencia ao Vasconcelos, o atacante era Del Vecchio: os dois juntos conseguiram fazer muitos gols e o diretor técnico Lula nem sonhava em tirar um ou outro do time.

Depois da estreia, que aconteceu em 7 de setembro de 1956. Pelé esperou mais de dois meses para fazer a segunda aparição nas fileiras do Santos.

Também desta vez em amistoso marcando o segundo gol do "clássico" contra o Jabaquara, vencido pelos santistas por 4 a 2. O 1956 terminou com esses dois gols e, para o futuro artilheiro, não foi realmente um começo sensacional.

Mas depois de um tempo, Pelé se impôs de forma sensacional. Conquistou a posição de dono do Santos e imediatamente na Seleção Nacional onde estreou no dia 7 de julho de 1957, no Maracanã, contra a Argentina que então dominava o campo sul-americano, com o famoso trio de anjos de cara suja: Maschio, Angelillo e Sivori. O Brasil perdia por 2 a 1 ( na verdade, por 1 x 0 ) no final do primeiro tempo. Pelé entrou em campo no segundo tempo, no lugar de Del Vecchio, e fez o gol do empate. ( O argentino Juarez logo depois marcaria o 2 x1 final para a Argentina.)

Três dias depois, no Pacaembu, em São Paulo, Pelé já era titular da revanche. Ele marcou o primeiro gol, seguido por um de Altafini que fixou o resultado em 2 x 0.

Mas Pelé ainda não tinha aquela camisa 10 que viria a acompanhá-lo como símbolo, em todos os estádios do mundo, e conquistou a vaga de meio-campista esquerdo no dia 4 de maio de 1958, no Maracanã do Rio, contra *Portugal ( na verdade, contra o *Paraguai) .

Na parte destacada em azul, está escrito:
👇

Tendo atingido uma quota de mil, é natural que Pelé se lembre com particular prazer de alguns gols. O mais belo, aquele que permaneceu indelevelmente gravado em sua mente, é precisamente um dos primeiros, certamente o mais importante de todos. Precisamente na Copa do Mundo sueca, o Brasil, lançado para conquistar o seu primeiro título, estava tropeçando nas quartas-de-final contra o ( País de ) Gales, e a vitória era indispensável.

Em campo, a equipa britânica tinha armado o seu belo "cattenaccio", valeu a pena ter chegado aos quartos-de-final, apostando exclusivamente no contra-ataque para uma possível vitória. O placar empatado incomodou muito os atacantes brasileiros e o tempo foi passando, sem que saísse o tão sonhado gol. Até um bom momento da recuperação. 

Pelé recebeu a bola, ultrapassou dois adversários e, apesar de estar pressionado há muito tempo, conseguiu acertar a marca. Foi o gol da vitória, o decisivo para a continuação da Copa do Mundo.

A certa altura da carreira de Pelé, a meta de mil gols começou a se tornar uma coisa real, não mais uma miragem, e desde o último campeonato paulista, seus companheiros têm tentado muitas vezes ajudar o "Pérola Negra". Nos jogos mais fáceis, as etapas para a famosa esquerda se multiplicaram. 

Assim, aos poucos, Pelé alcançou o golaço mesmo que, no último momento, surgisse polêmica sobre o número exato de gols marcados. Então, alguns críticos lembraram recentemente que outro famoso brasileiro, Arthur Friedenreich, falecido há pouco tempo, marcou 1329 gols ao longo de sua carreira de 26 anos, de 1910 a 1936.




👇
Como todos conseguiram perceber, o 1000º gol de Pelé foi um acontecimento que teve repercussão e reconhecimento a nível mundial.



Até mesmo um jornal de um partido político na Itália, que pouco ou nada devia se interessar por esportes, publicou a notícia sobre o acontecimento. 

E como escrevi mais lá em cima, a contestação ao record do 1000º gol não se deveu à qualquer coisa parecida como "gol oficial ou gol não-oficial", mas sim sobre os alegados 1329 gols que Arthur Friedenreich teria marcado na sua carreira.
Até porque naquela época, a estatística de "oficiais e não-oficiais" simplesmente não existia. 
É por esta razão que, em qualquer jornal de qualquer parte do mundo, nenhum jornalista poderia escrever sobre uma coisa que não existia. 
Certo?

LINK JORNAL L'UNITÀ, 21/11/1969, COMPLETO👉AQUI
LINK JORNAL L'UNITÀ, 21/11/1969, página 11👉AQUI

terça-feira, 13 de abril de 2021

PELÉ GOALS - FIFA 21 - PARTE 1

Quem conhece Pelé e viu Pelé jogar, como eu próprio vi, no estádio ou pela TV, sabe perfeitamente que Pelé não driblava para fazer malabarismos ou para humilhar os adversários. 

Pelé driblava com objetividade, com arte e na medida certa, sempre para encontar o caminho mais curto até a baliza adversária. Eu quando jogo com Pelé no FIFA 21, procuro tentar fazer as jogadas e os gols que eu vi ele fazer. 

Consegui algumas vezes no FIFA 19, ver👉 AQUI. E com certeza ele faria assim, sem perder tempo com dribles desnecessários quando tem a chance de chutar e marcar gols.

👉Nota: Assim como em todos os vídeos anteriores que publiquei, nos FIFA 18, 19 e 20, também neste vídeo do FIFA 21 as definições de jogo e dos jogadores na PS4 são sempre as originais de fábrica, nada foi alterado para melhorar a performance dos chutes, dribles, sprints ou outra coisa qualquer.

Mesmo porque se voce fizer "batota" para ganhar os jogos jogando contra a máquina, quando voce jogar online não poderá fazê-lo.

Fazer batota offline para marcar gols fantásticos e fazer jogadas espetaculares para publicar nas redes sociais é o mesmo que enganar a si próprio. Porque ao fazer batota contra a máquina, você nunca poderá saber se é bom o suficiente para vencer jogos contra outros jogadores online. 
Quem joga no FIFA 20 sabe disso muito bem.
Modo: o mais difícil. 6 minutos cada parte.

sábado, 10 de abril de 2021

📰Jornal DAILY MIRROR ( Inglaterra ), 21/11/1969

Em 21 de novembro de 1969, o tradicional jornal inglês "Daily Mirror" publicou na página 27, uma reportagem de 1/4 de página sobre o 1000º gol de Pelé, assinada pelo jornalista Ron Wills
👇

Na manchete diz:
1000 para Pelé e o goleiro sabia o placar

O GOLEIRO que não conseguiu impedi-lo ficou quase tão orgulhoso quanto o homem que marcou - pois esse foi o milésimo gol de Pelé no *top-class football ( *futebol de classe mundial ).
👇



O texto da reportagem, destacado na foto acima, diz o seguinte:
👇
Foi um pênalti aos 78 minutos quando o Santos jogou contra o Vasco da Gama no estádio do Maracanã, com 150.000 lugares, no Rio de Janeiro. Já o goleiro do Vasco, Norberto Andrada, tirou a camisa no momento em que a bola entrou, revelando uma camisa prateada - com o número 1000 estampado sobre ela.

Custou a partida - o Santos venceu por 2 x 1 -, mas lançou um carnaval em todo o Brasil e talvez salvou Norberto de um linchamento.

Depois Pelé - Edson Arantes do Nascimento para poucos, "Pérola Negra" para a maioria - vestiu uma camisa nº 1000. E parou a partida.


O jogo parou por onze minutos quando centenas de torcedores invadiram o gramado e carregaram Pelé pelo ombro em volta do estádio.

A reação dos torcedores a esse recorde mundial de gols foi tipicamente sul-americana. E até Pelé, aos vinte e oito anos ( na verdade, 29 anos ), um veterano de três séries de Copas do Mundo, considerou uma experiência arrasadora.

Ele disse depois: "Foi a primeira vez que tremi durante uma partida."

Mas ele não vai começar a pegar leve. Falando sobre a Copa do Mundo do próximo ano no México, ele disse: "Agora que marquei 1.000 gols, estou mais determinado do que nunca a fazer uma grande exibição pelo Brasil".


Pelé, que alcançou a fama mundial aos 17 anos na Copa do Mundo de 1958, sediado na Suécia, parece ter estabelecido um recorde quase imbatível.

O recorde britânico de 550 gols é detido pelo ex-atacante do Celtic Jimmy McGrory, que jogou pelo clube escocês por quinze temporadas de 1922-1923.

Ele disse na última noite: Considerando o quão bem o Pelé é marcado ( pelos defensores adversários ), é uma conquista tremenda ”.

O capitão da Inglaterra, Bobby Moore, disse: "Não importa o padrão do futebol, 1.000 gols é um recorde fantástico. Só espero que ele não chegue mais perto da marca de 2.000 às nossas custas no México no próximo ano".

Pelé pode avançar nessa direção. Os clubes brasileiros jogam até cem partidas por ano, incluindo turnês no exterior contra 👉*adversários às vezes medíocres. E todos os gols são contados.

Suplemento do Daily Mirror com
Pelé e Bobby Charlton.
👉*Na época, apesar da Inglaterra ser o país campeão do mundo, o futebol brasileiro continuava a ser o melhor do mundo, e por consequência, os clubes brasileiros, principalmente o Santos FC por causa de Pelé, eram convidados muitas e muitas vezes para jogarem torneios e jogos amistosos na europa e em outras partes do mundo (Alguns jornalistas europeus gostam de classificar os jogos amistosos como de "jogos de exibição", que como todos nós sabemos, não são a mesma coisa).

E obviamente, os clubes brasileiros enfrentavam equipes fortes, equipes médias e equipes fracas, como todo e qualquer clube, de qualquer país, em qualquer época.

Não existe, na história do futebol, nenhum jogador, clube ou seleção nacional que só tenha enfrentado adversários fortíssimos de top-class, seja em competições ou jogos amistosos.

Quem souber de algum jogador, clube ou seleção que só enfrentou adversários fortes, que diga o nome...

Para terminar, embaixo da foto de Pelé, a legenda diz: "PELÉ...1000 gols e os fans ficaram em delírio".
👇

Como em TODOS os jornais brasileiros e estrangeiros que já publiquei neste blog até agora, e não foram poucos, também nesta edição de 21/11/1969 do Daily Mirror, um dos mais tradicionais e populares da Grã-Bretanha desde a sua fundação em 1903, o jornalista Ron Wills não escreveu nada sobre estatística de " gol oficial e gol não-oficial". 

E a razão é muito fácil de explicar: o jornalista Ron Wills, assim como qualquer outro jornalista daquela época, não poderia escrever sobre uma estatística que, naquela época,  não existia!!! 

sábado, 3 de abril de 2021

Jornal Diario de Lisbôa ( Portugal ), 20/11/1969

Em 20 de novembro de 1969, o jornal português Diario de Lisbôa publicou na parte de baixo da página 21 a seguinte manchete:

PELÉ: o golo nº 1000 foi de «penalty»

👉Apesar de ser a mesma língua, reparem nas diferenças dos termos usados em Portugal e no Brasil ( destacados em negrito ). 
E na época, diario não tinha acento agudo e Lisboa tinha acento circunflexo na letra o.
👇
RIO DE JANEIRO, 20 - Pelé, o famoso jogador de futebol brasileiro, marcou, a noite passada, o seu 1000º golo, ao converter uma grande penalidade.
Os espectadores que enchiam o Estádio do Maracanã, com capacidade para 200.000 pessoas, ergueram-se dos seus lugares e invadiram o relvado quando o árbitro Manoel de Lima autorizou que o jogo fosse interrompido.
Pelé foi levado aos ombros dos espectadores, com os fotógrafos esforçando-se por conseguir tirar retratos da ocasião.

Registava um empate a uma bola no desafio entre o Santos, a equipa do "rei", e o Vasco da Gama quando Eberval fez falta sobre Pelé na grande área.
A falta ocorreu aos 78 minutos de jogo, e Pelé não perdoou, convertendo a grande penalidade.
Um ambiente de carnaval reinava no Estádio, o santuário do futebol brasileiro, quando o início do jogo sofreu um atraso de quase meia hora, devido a cerimônias que se realizaram antes do encontro, e aos fotógrafos que invadiram o campo para tirar retratos ao famoso jogador.

Um batalhão de fuzileiros navais efectou um exercício no meio do Estádio, acabando por formar as palavras "Rei Pelé", após o mais célebre jogador de futebol do mundo hastear a bandeira do Brasil.

"Quando marquei, esta noite, o meu 1000º golo, pensei em todas as crianças do mundo, em todos os que sofrem necessidades" - declarou Pelé à saída do terreno, depois de ter marcado o famoso golo.
Muito calmo até esta altura, Pelé, então, não pôde reter a sua comoção, e, ao pronunciar estas palavras, tinha a voz embargada pelos soluços.


👉Como puderam ler neste jornal de Lisboa, capital de Portugal, assim como em todos os jornais brasileiros e europeus que publiquei até agora, também não está escrito "gol oficial" ou gol não-oficial" em nenhuma parte do texto. 
É porque na altura não existia essa estatística de "gol oficial" e "gol não-oficial". 
Portanto nenhum jornal ou ninguém poderia escrever, falar ou comentar sobre uma coisa que... não existia.

LINK DIARIO DE LISBÔA | 20/11/1969, página 21 👉AQUI

O GOL 1000 DE PELÉ | THE NEW YORK TIMES ( EUA ), 20 e 21 de novembro de 1969

A manchete da página 65 do New York Times de 20 de novembro de 1969 dizia:
👇
Pelé torna-se o primeiro jogador moderno a alcançar 1000 gols; 
MULTIDÃO DE 100 MIL FESTEJOU O ÁS DO FUTEBOL
Façanha é comparada aos 60 home-runs de ( Babe ) Ruth e a Milha de 4 minutos.



Quando pensamos em jornais de referência a nível mundial, jornais super rigorosos na informação e jornais com credibilidade acima de qualquer suspeita, 2 nomes surgem logo na cabeça: CNN e New York Times.
A CNN foi fundada em 1980, portanto ainda não "era nascida" em 1969.



O New York Times é, desde a fundação em 18 de setembro de 1851, um jornal de referência nos EUA. ( Quem conhece um pouco da história do futebol, por mínimo que seja, sabe que na década de 60 os Estados Unidos da América não davam a mínima importância ao "soccer", ver👉 AQUI ). Mas conheciam um nome: PELÉ. 

E em 20 de novembro de 1969, na página 65, o New York Times publicou uma pequena reportagem do correspondente do jornal e da Associate Press na América do Sul, Joseph Novitski
👇

Infelizmente, para ter acesso ao texto da reportagem de Novitski, tem que ser assinante do jornal, mas a manchete é bastante clara e sem margem para qualquer dúvida.

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

No dia seguinte, 21/11/1969, o New York Times publicou na página 2, mais uma reportagem sobre o 1000º gol de Pelé. Na manchete diz:
👇
O milésimo gol de Pelé no futebol dá aos brasileiros alguma coisa para festejar


Também a manchete não deixa nenhuma margem para dúvidas.
👇

Como puderam ver, um correspondente internacional do New York Times e da Associated Press, duas das maiores e mais respeitadas instituições jornalísticas do mundo até os dias de hoje, tem por obrigação estar muito bem informado sobre tudo

Não há qualquer referência para estatística de "gol oficial e não-oficial" nas 2 manchetes do New York Times. Se existisse, Joseph Novitski saberia.

Joseph Novitski ( foto ao lado ) estava no Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1969. É bem provável que tenha ido ao Maracanã e viu com os próprios olhos o 1000º gol de Pelé, porque a reportagem foi publicada pelo New York Times logo no dia seguinte, 20 de novembro. 

Em 1969, a internet ainda não existia, e o meio mais rápido de fazer chegar as notícias do Brasil para a América e Europa era através de telefone ( as chamadas intercontinentais eram caríssimas) ou por telégrafo ( mais barato, mas não tão barato ). 

Por isso é que na maioria dos jornais estrangeiros que já publiquei aqui no blog, a notícia do gol 1000, marcado em 19  de novembro, só chegou às redações dos jornais no dia 20 de novembro, e foi publicada no dia 21 de novembro. 

Como está escrito mais acima, os EUA não davam a mínima importância ao "soccer" naquela época, mas o New York Times, um dos mais importantes e respeitados jornais dos EUA e do mundo, enviou o seu correspondente internacional para fazer a cobertura da possível façanha de Pelé naquele mês de novembro de 1969. Pelé marcou o gol mil, o New York Times deu destaque, em dois dias consecutivos, ao gol-símbolo da vida do Rei do Futebol, como disse o Mestre Armando Nogueira.

Para ser notícia no NYT naquela época, e ainda hoje, tinha que ser uma coisa fora do comum, estrondosa, fantástica. E mais importante que isto tudo, tinha, e tem, que ser notícia VERDADEIRA! 
No New York Times não há fake news. 


NEW YORK TIMES, 20/11/1969, página 65 👉AQUI
NEW YORK TIMES, 21/11/1969, página 2👉 AQUI

Template - Dicas para Blogs