FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre
Mostrar mensagens com a etiqueta FOTO DO DIA. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta FOTO DO DIA. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 18 de abril de 2016

FOTO DO DIA: "O DONO DO MUNDO", reportagem da Revista VEJA em outubro de 1962

Geral
VEJA, outubro de 1962
Com o drama da Copa superado, Pelé chega aos 500 gols,
conquista o campeonato mundial de clubes e desperta a cobiça dos poderosos
clubes da Europa. A última oferta: um milhão de dólares
Pelé marca um dos seus 5 gols nos dois jogos contra o Benfica
Na Copa do Mundo do Chile, em junho último, Pelé enfrentou a maior decepção de sua curta e já extraordinária carreira. Levantou outra vez a taça Jules Rimet, é verdade – somou o título de mais jovem bicampeão do mundo (21 anos) à sua majestosa galeria de troféus e recordes. Mas o maior jogador de futebol do planeta pouco conseguiu fazer nos gramados chilenos. Caçado de forma selvagem pelos zagueiros adversários, ficou fora de combate já na segunda partida, contra a Checoslováquia, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar. Teve de acompanhar os jogos que restavam no banco, com as pernas latejantes de dor. Neste mês, contudo, Pelé voltou a encantar o mundo da bola. Se não decidiu a Copa do Mundo com a seleção, Pelé ganhou um troféu equivalente entre clubes, pelo Santos. Foi o primeiro campeonato mundial conquistado por um time do país – nas duas edições anteriores, Real Madrid, da Espanha, e Peñarol, do Uruguai, foram os vencedores. A decisão, disputada no último dia 11 de outubro, em Lisboa, foi um espetáculo único. Pelé humilhou o Benfica, bicampeão da Europa, em pleno Estádio da Luz, diante de 75.000 torcedores. Voltou ao país coberto de glórias – e cheio de convites milionários para trocar o Santos pelo futebol europeu.

Primeiro clube brasileiro a ganhar a Taça Libertadores da América, em agosto, contra o Peñarol, o Santos ganhou a chance de disputar com o Benfica (vencedor da Copa dos Campeões da Europa) o troféu de melhor equipe de futebol do globo. Na primeira partida entre os rivais, em 19 de setembro, os brasileiros ganharam no Maracanã: 3 a 2, com dois gols de Pelé e um de Coutinho. Na partida da volta, no Estádio da  Luz, na capital de Portugal, o clima era outro. Base da seleção portuguesa e casa do craque africano Eusébio, o "pantera negra", o Benfica apostava numa vitória contundente contra os visitantes – tanto que a esquadra lisboeta já preparava a venda de ingressos para uma eventual partida de desempate, que seria disputada no próprio Estádio da Luz. Mas os portugueses foram atropelados pelos brasileiros. O Santos FC colocou cinco bolas na baliza do rival, com três gols de Pelé, um de Coutinho e outro de Pepe. O camisa dez do Santos não desconcertou apenas os zagueiros: chamou até Eusébio para dançar (em certo momento da partida, enfiou a bola entre as pernas do craque de Moçambique). O Benfica ainda diminuiu, com dois gols de Santana, mas o recado estava dado – com o 5 a 2, os brasileiros levantavam a cobiçada taça sob aplausos exaltados da torcida rival, que não resistiu aos fascínios de Pelé e passou a festejar a apresentação brasileira. A campanha do Santos foi imaculada: em onze partidas pela Taça Libertadores e pelo Mundial, foram oito vitórias e três empates. A equipe formada em Vila Belmiro já é, sem sombra de dúvida, uma dos maiores da história do futebol.

O clube da baixada santista reúne grandes craques de bola, como Gilmar, Zito, Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe. Mas a diferença, evidentemente, está nos pés de Pelé. Quatro anos depois de assombrar o mundo com seu futebol esplendoroso na Copa do Mundo da Suécia, quando tinha apenas 17 anos, o jovem gênio parece melhorar a cada dia, se é que isso é possível – fonte inesgotável de talento e mágica, Pelé não pára de quebrar marcas e acumular façanhas. No mês passado ( setembro ), por exemplo, marcou seu gol de número 500. Já faz as contas para a chegada de um possível gol número mil, uma proeza que nenhum craque conseguiu até hoje. Mantido seu ritmo frenético de gols, poderia atingir a marca por volta de 1968. Para desespero dos torcedores brasileiros, o recorde pode ser batido bem longe da Vila Belmiro, do Pacaembu ou do Maracanã. As ofertas para levar Pelé para a Europa são cada vez mais tentadoras. Uma das propostas recentes chegou a 1 milhão de dólares. O Santos FC, no entanto, rejeitou a fortuna e avisou que Pelé não está à venda. Até o presidente de Portugal, Américo Thomaz, tentou convencer o ídolo a permanecer em Lisboa – na recepção ao time campeão do mundo, derramou-se em elogios ao brasileiro. Pelé respondeu com simpática modéstia: "Eu ainda estou aprendendo..." O deslumbre dos europeus pelo astro pode ser resumido num texto publicado semanas atrás pelo diário francês L'Équipe, que dedicou a ele um artigo de página inteira intitulado "O Rei Pelé":
"É o anjo e o diabo misturados, ao mesmo tempo o Orfeu da beleza triste e a morte da sinistra felinidade. Garoto tranqüilo e bom na vida, mas máquina infernal no campo do jogo. A arte de Pelé pertence ao domínio da bruxaria, da magia negra. Marca gols divertindo-se como um louco. Disputa o Mundial de Clubes com o mesmo entusiasmo que num jogo de bairro entre amigos".


quinta-feira, 3 de março de 2016

Parabéns Zico, 63 anos!!! ( materia adcional )



Eu tive o privilégio de ver nos campos de futebol ou pela televisão os 3 melhores camisa número 10 de todos os tempos da Seleção Brasileira de Futebol.
Pelé, foi o melhor, é claro. 
Os outros dois foram Roberto Rivellino ( que este blog já homenageou AQUI) e Artur Antunes Coimbra, o Zico, não interessa a ordem dos nomes.


Zico e Pelé jogaram juntos num jogo amistoso beneficiente com a camisa da Seleção Brasileira.
Zico na minha opinião, era muito mais completo como jogador de futebol do que Maradona, Zidane, Platini ou George Hagi, apenas para dar alguns exemplos. 
Era um jogador com uma classe impressionante, tinha técnica, habilidade, 
poder de explosão e visão de jogo fora do comum, 
além de ser exímio batedor de penalties e lances livres. E era líder nato. 
Por possuir todas estas qualidades, foi chamado de " O Pelé branco". 

Zico, Kaká, Pelé e David Beckham no Estádio do Maracanã em 2014.
Quanto dinheiro custaria para contratar este quarteto hoje em dia?
Zico venceu tudo o que havia para vencer jogando pelo CR Flamengo do Rio de Janeiro, mas infelizmente não teve a sorte de vencer uma Copa do Mundo,  mas deixou a sua marca na história do futebol jogando pela inesquecível e injustiçada Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1982, que espalhou arte e magia pelos campos de futebol na Espanha e ficou para sempre na memória popular.


Brasil de 1982: o melhor futebol não venceu a Copa do Mundo.
De todos os jogadores nos dias de hoje, o único que pode ser comparado a Zico é Messi, que muitos dizem que é melhor do  que Pelé ( como muitos já disseram através dos tempos que Cruyff, Eusébio, Ronaldinho Gaúcho, Di Stefano, Best e outros eram melhores do que Pelé). 
No entanto eu penso que Messi nem sequer é melhor do que Zico, porque quem acompanhou a carreira de Zico e acompanha a carreira de Messi vai constatar que são estilos praticamente idênticos, é como se nos dias de hoje estivesse a ver Zico jogar no Barcelona com a camisa 10. Era praticamente igual.

Apesar de Zico ter jogado pelo CR Flamengo, o maior rival do meu clube, o Fluminense Football Club do Rio de Janeiro, aqui vai a singela homenagem a um dos melhores jogadores da história do futebol e com certeza um dos 3 melhores camisa 10 de todos os tempos da Seleção Brasileira de Futebol.



*Quando escrevi este post, esqueci-me de mencionar que Zico também está presente na equipe do 11 Lendário do videogame FIFAuma equipe imaginária que junta craques de várias gerações em uma só equipe ), desde o FIFA 12.




Companheiros na Seleção Brasileira e rivais nos respectivos clubes, 
Zico e Rivellino jogam juntos no meu meio-campo do XI LENDÁRIO 
e acho uma injustiça o Zico ter o ranking 91, quando devia ser 94.



E para o meu meio-campo do XI CLASSIC ficar completo só falta... o Rei:-)




Parabéns Zico!!!

Ps: Para quem pensa que estou exagerando em comparar Messi com Zico, aqui vão os vídeos.


VÍDEO 1 - ZICO X MESSI 


VÍDEO 2 - 50 GOLS



VÍDEO 3 - ASSISTÊNCIAS E PASSES



VÍDEO 4 - RECADO DE PELÉ PARA ZICO

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Feliz Aniversário Roberto Rivellino, 70 anos de idade

Rivellino imortalizado por David Diehl
Eu tive o privilégio de ver nos campos de futebol ou pela televisão os 3 melhores camisa número 10 de todos os tempos da Seleção Brasileira de Futebol.
Pelé foi o melhor, é claro. 
Os outros dois foram Roberto Rivellino e Artur Antunes Coimbra, o Zico.




Roberto Rivellino, foI sem dúvidas nenhumas um dos maiores jogadores da história do futebol, e era o ídolo de Diego Maradona, como o próprio Dieguito disse várias vezes.



Foi Rivellino quem inventou o drible chamado "elástico" ( flip-flap em inglês), que foi e é muito copiado por estrelas do futebol mundial como Romário, Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo e outros.


Na altura em que esta foto foi tirada, a Seleção Brasileira tinha ao seu dispor
os dois melhores camisa 10 da história do futebol brasileiro.

Rivellino no VIDEOGAME FIFA 13
Rivellino também está presente na equipe do 11 Lendário do videogame FIFA ( uma equipe imaginária que junta craques de várias gerações em uma só equipe ), 
desde o FIFA 12.
No FIFA 16
No FIFA 15, Rivellino tem o nível  geral de 94
Rivellino foi muito muito bom. E posso dizer sem qualquer exagero que hoje em dia apenas Messi poderia ser comparado com ele. Se não acredita, assista ao vídeo abaixo, do excelente canal Bella Kona.


Feliz aniversário Riva!!!


A ESPN do Brasil também fez a sua homenagem a Rivellino.
Pode ler e ver a entrevista com vídeos clicando AQUI
Aos meus leitores que não entendem o português, usem o google tradutor:-)


quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Feliz 2016

1958-2016
58 anos de reinado.
Sempre comparado,
jamais igualado.

FELIZ 2016 a todos!!

São os votos desde blog
Sir PELÉ, THE KING OF FOOTBALL

sábado, 26 de dezembro de 2015

Merry Christmas Snoop Dogg:-)



Então é Natal no mundo do futebol e da música. E o cantor Snoop Dogg pode comemorar o presente antecipado que ganhou. O rapper recebeu uma prenda de Natal enviada pelo melhor jogador de todos os tempos: Pelé.
O Rei do Futebol mandou diretamente do Brasil uma camisa da Seleção Brasileira para o cantor, e fez questão de compartilhar uma foto de Snoop Dogg segurando o presente.
Parece que o presente de Pelé caiu no gosto de todos. A imagem postada pelo Rei no Facebook durante esta quarta-feira (23 / 12 / 2015) já passou das 100 mil likes:-)
Merry Christmas Snoop Dogg !

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Feliz Natal a todos

Este blog 
Sir PELÉ,
THE KING OF FOOTBALL 
deseja a todos um 
Feliz Natal .

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

FOTO DO DIA: O Rei não sabia que estava cumprimentando o Rei:-)

1958  O Rei Gustav da Suécia desceu até ao gramado para cumprimentar os jogadores do Brasil e da Suécia, que jogaram a final da Copa do Mundo daquele ano, 
vencida pelos brasileiros pelo placar de 5 x 2.

O Rei Gustav cumprimenta Pelé, então com 17 anos de idade, observado por Zito e Zagallo.


O Rei Gustav não sabia que estava apertando a mão do futuro Rei.
O futuro Rei ainda não sabia que seria Rei, 
mas ele sabia que estava apertando a mão de um Rei:-)

domingo, 8 de novembro de 2015

FOTO DO DIA: Uma imagem vale por mil palavras...


A imagem acima já diz tudo, não precisa de texto, mas vamos aos detalhes:

NA  COPA DO MUNDO...
Pelé com 17 anos de idade, jogou 4 jogos, marcou 6 gols em 1958 na Suécia,
( o gol da vitória contra o País de Gales nas quartas-de-final, com o placar final de 1 x 0
hat-trick na semi-final contra a França, placar final de 5 x 2 
e 2 gols na final contra a Suécia, placar final de 5 x 2.
e é até a data de hoje, o mais jovem campeão mundial da história das Copas do Mundo.

Maradona, com 21 anos, foi expulso por entrada violenta na barriga 
do jogador Batista do Brasil, em 1982 na Espanha ( ver foto  AQUI e vídeo AQUI)

Messi com 19 anos, esteve muito mais tempo sentado no banco de suplentes 
do que dentro de campo, na Alemanha em 2006
Apenas no 3º jogo, contra a Holanda é que Messi jogou desde o início. 
Após empate de 1 x 1 nos 90 minutos e no tempo extra, Messi foi eliminado pela Alemanha
 nas quartas-de-final, na disputa de penaltys (penalty shootout).

NA  COPA DO MUNDO...
Pelé, com 21 anos, jogou apenas 1 jogo, marcou um gol em 1962 no Chile, 
e é até a data de hoje, o mais jovem jogador da história 
a vencer a Copa do Mundo por 2 vezes consecutivas.

Maradona aos 25 anos foi campeão mundial em 1986, no México.

Messi aos 23 anos, foi eliminado pela Alemanha, na derrota por 4 x 0, 
em 2010, na África do Sul.

NA COPA DO MUNDO... 
Pelé com 25 anos de idade, jogou 2 jogos e marcou um gol na Inglaterra em 1966, 
e foi a única Copa do Mundo que ele jogou e não venceu.

Maradona com 29 anos, foi vice-campeão, 
após perder para a Alemanha na final por 1 x 0, em 1990 na Itália.

Messi com 27 anos, foi vice-campeão, 
após perder para a Alemanha na final por 1 x 0, em 2014 no Brasil.

NA COPA DO MUNDO...
Pelé com 29 anos, foi campeão pela terceira vez, em 1970, no México, e é até a data de hoje o único jogador de futebol que conseguiu vencer 3 Copas do Mundo.

Maradona com 33 anos, foi expulso da Copa do Mundo pela FIFA, 
por uso de dopping, em 1994 nos Estados Unidos.

Messi terá 31 anos de idade quando jogar a 4ª Copa do Mundo
em 2018 na Rússia. 

terça-feira, 27 de outubro de 2015

FOTO do DIA: O Rei e Mike Tyson, Moscou 1988.

Eu penso que nem o próprio Rei Pelé tem esta foto raríssima nos seus arquivos:-)

Pelé e Mike Tyson em Moscow em 1988
Em 1988, Iron Mike Tyson era o atleta nº 1 do planeta, o mais bem pago, e imbatível nos ringues, colocando em knock-out a maioria dos oponentes ainda no 1º round. 

Tyson era tão explosivo, tão poderoso, tão devastador que, no começo de muitos combates, o tempo que você levava para ir à cozinha pegar uma cerveja era o tempo que Tyson levava para colocar o oponente em knock-out estendido no chão do ringue. 

Pelé e Sven Tumba na capa da revista
Svensk Golf.


Era uma questão de segundos, era realmente impressionante.

Em 1988, Sven Tumba o lendário jogador sueco de hóquei no gelo e também do futebol, inaugurou o primeiro clube de curso de golfe na Rússia, o Tumba Golf Club Moscow. 

Sven Tumba era um incansável promotor e embaixador do golfe e conseguiu garantir a presença de várias celebridades a nível mundial para a abertura do Tumba Golf Club em Moscou, capital da  antiga URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), que foi dividida em 15 países (Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Casaquistão, Turcomenistão, Tajiquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Estônia, Letônia e Lituânia) em 1991.  

A maior estrela do esporte daquele ano, Mike Tyson e a maior estrela do esporte de todos os tempos, Pelé, eleito o Atleta do Século em 1981, deram a "tacada inaugural".
Pelé, Mike Tyson e Sven Tumba na inauguração do clube de golfe em Moscou.

domingo, 25 de outubro de 2015

FOTO DO DIA: A história desta foto


Uma das fotos de Pelé mais conhecidas no mundo inteiro 
é a foto que ilustra o background do blog, cujo nome é "O Coração do Rei".
Foi tirada em 6 de outubro de 1976, num jogo amistoso beneficiente entre 
a Seleção Brasileira e o CR Flamengo, em memória do jogador Geraldo, 
falecido tragicamente após uma mal sucedida operação de retirada das amígdalas.


Logotipo da
Revista Placar

Um jogo que entraria para história do futebol brasileiro apesar de poucos se lembrarem deste jogo.


Fotógrafo free-lancer da revista PLACAR no Rio de Janeiro, 
Luiz Paulo Machado foi escalado para cobrir o amistoso e, em um instante fortuito, fez o clique antológico. 

" Eu não vi o coração imediatamente, 
vi que eu tinha feito uma boa foto. Mas eu não sabia até o momento da revelação, se houve algum problema ou se correu tudo bem", disse Machado, que atualmente trabalha na Justiça federal no Rio de Janeiro.




A foto original acima, sem cortes, é a prova incontestável de que Pelé foi fotografado naquele jogo. Do lado esquerdo da foto, há um jogador do Flamengo, como mostra a seta vermelha.


Trata-se de uma das imagens mais clássicas de Pelé e uma de suas fotos mais conhecidas no mundo. 
Para Pelé, “é um registro que só Deus pode explicar”. 

Para Machado, é sua obra-prima“É uma foto reconhecida mundialmente. Sem dúvida, é minha foto mais importante.”


Juca Kfouri, que naquele tempo era chefe de reportagem da Revista Placar, recorda como as fotos deste jogo chegaram à redação..
" Este material chegou numa sexta-feira, e de repente vi esta
foto, que é uma foto para ganhar prêmio, uma coisa do outro mundo, sobrenatural".

Nos anos que se passaram, muitos tiveram a mesma reação quando viram a foto,
embora a fotografia jamais tenha recebido qualquer premiação.



Em 1976 não existiam Adobe Photoshops, Picasas e outros programas de edição de fotografias, e as máquinas fotográficas usavam rolos, que tinham que ser revelados em laboratórios, à moda antiga.

Então a Revista fez uma espécie de raios-x da fotografia para saber, ou entender, as possíveis razões pelas quais o suor "criou" um coração perfeito no peito do Rei Pelé.


1) O EFEITO GRANULADO.
Luiz Paulo Machado deve ter tirado esta foto com rolo fotográfico com ISO de 400, 800 ou 1600, para tirar a foto sem flash. Como a iluminação do Maracanã era cinco vezes mais fraca do que hoje em dia, o granulado da fotografia está bem explicado.

2) A CAMISA.
Nos anos 70, as camisas eram 100% algodão, que absorve a humidade do corpo. O algodão não favorecia a transpiração e era um impecílio para a troca de calor com o ambiente. As camisas de algodão ficavam totalmente encharcadas no fim dos jogos.




3) FÍSICO E PERCENTUAL DE GORDURA
Na reta final da carreira, Pelé estava com mais percentual de gordura e uma condição física abaixo do seu normal, o que fazia com que seu corpo suasse mais.

4) ESTILO DA CAMISA
A modelagem da camisa, com a gola e as mangas bem fechadas e o fato da camisa estar dentro dos calções ajudam a manter o calor e o suor dentro do uniforme.

5) AXILAS E TÓRAX
São as áreas do corpo com mais concentração de glândulas sudoríparas. O porte físico do Rei Pelé, com o peito avantajado, faz com que a parte central do seu tórax fique menos exposta às glândulas. Nos locais de mais secreção, a camisa húmida fica colada no corpo.
A região com os pelos no peito é a que tem maior concentração de glândulas sudoríparas.



Nesta sequência, 3 momentos distintos do Rei revelam um "padrão" de suor que mais tarde se transformaria no "coração perfeito" de 1976.

A reportagem original AQUI
 Abaixo as fotos digitalizadas da edição de janeiro de 2014 da revista.


Uma curiosidade : 
Bruno Alves, defesa central da seleção nacional portuguesa de futebol, 
formado pelo FC Porto de Portugal, é sobrinho do falecido jogador Geraldo. 
Além de ter jogado no FC Porto, Bruno Alves também jogou pelo AEK de Atenas
 e pelo Zenit da Rússia. Atualmente joga pelo Fenerbahce da Turquia.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

FOTO DO DIA: PELÉ, STING, BIANCA JAGGER e MICHAEL YORK em 1993

Em 22 de abril de 1993, o Rei Pelé recebeu mais um 
dos inúmeros prêmios que ele acumulou em sua vida.

Na cerimônia que ocorreu dentro do edifício da 
Assembleia Geral das Nações Unidas, em New York City, 
o Rei foi galardoado com o Prêmio Dia Internacional da Terra. 

Foto: GETTY IMAGES
Pelé, a modelo e ativista Bianca Jagger (ex-mulher de Mick Jagger) 
e o popstar Sting posam com o Earth Day International Awards.  
Também o ator de Hollywood Michael York (à direita) participou na cerimônia.


Nota do do autor do blog:
Agora já sabemos onde foi tirada esta foto acima, que eu publiquei AQUI:-)

Template - Dicas para Blogs