Eu tive o privilégio de ver nos campos de futebol ou pela televisão os 3 melhores camisa número 10 de todos os tempos da Seleção Brasileira de Futebol.
Pelé, foi o melhor, é claro.
Os outros dois foram Roberto Rivellino ( que este blog já homenageou AQUI) e Artur Antunes Coimbra, o Zico, não interessa a ordem dos nomes.
![]() |
| Zico e Pelé jogaram juntos num jogo amistoso beneficiente com a camisa da Seleção Brasileira. |
Zico na minha opinião, era muito mais completo como jogador de futebol do que Maradona, Zidane, Platini ou George Hagi, apenas para dar alguns exemplos.
Era um jogador com uma classe impressionante, tinha técnica, habilidade,
poder de explosão e visão de jogo fora do comum,
além de ser exímio batedor de penalties e lances livres. E era líder nato.
Por possuir todas estas qualidades, foi chamado de " O Pelé branco".
![]() |
| Zico, Kaká, Pelé e David Beckham no Estádio do Maracanã em 2014. Quanto dinheiro custaria para contratar este quarteto hoje em dia? |
Zico venceu tudo o que havia para vencer jogando pelo CR Flamengo do Rio de Janeiro, mas infelizmente não teve a sorte de vencer uma Copa do Mundo, mas deixou a sua marca na história do futebol jogando pela inesquecível e injustiçada Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1982, que espalhou arte e magia pelos campos de futebol na Espanha e ficou para sempre na memória popular.
![]() |
| Brasil de 1982: o melhor futebol não venceu a Copa do Mundo. |
No entanto eu penso que Messi nem sequer é melhor do que Zico, porque quem acompanhou a carreira de Zico e acompanha a carreira de Messi vai constatar que são estilos praticamente idênticos, é como se nos dias de hoje estivesse a ver Zico jogar no Barcelona com a camisa 10. Era praticamente igual.
Apesar de Zico ter jogado pelo CR Flamengo, o maior rival do meu clube, o Fluminense Football Club do Rio de Janeiro, aqui vai a singela homenagem a um dos melhores jogadores da história do futebol e com certeza um dos 3 melhores camisa 10 de todos os tempos da Seleção Brasileira de Futebol.
*Quando escrevi este post, esqueci-me de mencionar que Zico também está presente na equipe do 11 Lendário do videogame FIFA ( uma equipe imaginária que junta craques de várias gerações em uma só equipe ), desde o FIFA 12.
Companheiros na Seleção Brasileira e rivais nos respectivos clubes,
Zico e Rivellino jogam juntos no meu meio-campo do XI LENDÁRIO
e acho uma injustiça o Zico ter o ranking 91, quando devia ser 94.
E para o meu meio-campo do XI CLASSIC ficar completo só falta... o Rei:-)
Parabéns Zico!!!
Ps: Para quem pensa que estou exagerando em comparar Messi com Zico, aqui vão os vídeos.
VÍDEO 1 - ZICO X MESSI
VÍDEO 2 - 50 GOLS
VÍDEO 3 - ASSISTÊNCIAS E PASSES
VÍDEO 4 - RECADO DE PELÉ PARA ZICO





































