sexta-feira, 23 de outubro de 2020

FELIZ ANIVERSÁRIO REI PELÉ | 80 ANOS DE VIDA, 63 ANOS DE REINADO ABSOLUTO


Tudo já foi dito e escrito acerca do Rei Pelé. 

Nos últimos 63 anos, qualquer estrela que surgiu no futebol mundial foi comparada com o Rei. 

O Rei Pelé, que parou de jogar em 1977, continua a ser a referência.

Nestas últimas 6 décadas, surgiram nomes como Cruyff, Zico, Eusébio, Maradona, Rivellino, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Zidane, Platini, Baggio, George Best, e atualmente, Messi, CR7, Mbappé e Neymar. 

Todos eles, sem exceção, foram comparados com o Rei.

Alguns deles superaram Pelé em um ou outro detalhe, mas no total, nenhum deles conseguiu sequer igualar o Rei no total da carreira, nem chegaram perto. E já não vão a tempo.

Na legenda da foto acima diz: "Ricardo Serran, editor de esportes de "O Globo", entregou a Pelé o
Diploma em que a FIFA consagra o recorde."
O Diploma estava assinado por Sir Stanley Rous, presidente da FIFA na época.

Existe uma coisa que é inquestionável desde 19 de novembro de 1969, mas que muitos profissionais da imprensa em alguns países do mundo, e mesmo no Brasil, não querem ver 
ou preferem omitir: 
os 1000 gols de Pelé foram oficializados pela FIFA, através de um diploma assinado pelo próprio presidente da FIFA na altura, Sir Stanley Rous. Este diploma foi entregue a Pelé neste mesmo dia, no vestiário do Estádio do Maracanã após o jogo CR Vasco da Gama 1 x 2 Santos FC, na foto acima ( ver reportagem AQUI ). 

Portanto, apesar de muitos profissionais da imprensa, inclusive no Brasil, escreverem que Pelé pode ser igualado ou ultrapassado em número de gols ainda este ano, a verdade é: segundo o diploma da FIFA entregue a Pelé há 40 anos atrás, nenhum jogador de futebol em atividade até a data de hoje está sequer perto de igualar ou ultrapassar o número de gols que Pelé marcou. 
Ponto final sobre este assunto.

Não me canso de escrever esta frase 
do autor da 
música Garota de Ipanema, o genial Tom Jobim:
"PELÉ é um esportista excepcional e merece o título de Rei do Futebol. 
Teve azar, porque nasceu no Brasil, onde o sucesso alheio é como uma ofensa pessoal."




Pelé e Vinícius de Moraes em Buenos Aires, 1968

Também o outro autor de Garota de Ipanema, o gênio da poesia Vinícius de Moraes, prestou uma sentida homenagem ao Rei em uma carta aberta (ver AQUI ). 

A reportagem em vídeo da TV Globo sobre este encontro de Vinícius com Pelé pode ver AQUI.

Como escrevi no início, tudo já foi dito e escrito acerca do Rei Pelé. Ainda tentei escrever um texto que fizesse justiça ao Rei do Futebol, mas o texto que escrevi em 2017, quando Pelé completou 77 anos, diz absolutamente tudo (Ver AQUI).

O vídeo abaixo, muito bem produzido pelo canal youtube FUTEBOL NACIONAL, é uma bela amostra de uma pequena parte do vasto repertório do Rei Pelé. 

FELIZ ANIVERSÁRIO REI PELÉ!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário