segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

"...a FIFA já reconheceu a contagem do clube como a oficial..." 18/10/1969, página 28, jornal Correio da Manhã do Rio de Janeiro

No dia 18 de outubro de 1969, 1 mês antes de Pelé marcar o 1000º gol, o jornal Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, publicou na sua página 28 esta pequena reportagem onde haviam 2 contagens diferentes sobre o total de gols de Pelé até aquela data.

Uma contagem era do jornal Gazeta Esportiva, de São Paulo, que apontava para 995 gols ( na parte destacada em rosa ).

A outra contagem era do Departamento de Estatística do Santos FC, que apontava para 993 gols.

Pelé optou pela contagem feita pelo Santos FC, subtraindo 2 gols.

Outro detalhe bem relevante desta reportagem é a parte onde está escrito que a FIFA reconheceu a contagem do Santos FC como a contagem oficial dos gols de Pelé ( na parte destacada em amarelo ).
👇

Para os leitores que não percebem a língua portuguesa, o que está escrito acima destacado em amarelo, é:
👉Para uma melhor tradução, algumas palavras foram trocados por sinônimos, mas a essência do texto original não foi modificada

Em letras grandes: "Pelé crê mais no Santos e diz que ainda faltam sete ( gols )"

O texto diz: "Pelé deverá comemorar duas vezes o seu milésimo gol, uma pela contagem que a maior parte da Imprensa vem acompanhando, baseada num levantamento da Gazeta Esportiva, e outra pelos dados divulgados pelo Departamento de Estatística do Santos, e que o próprio Pelé diz serem os oficiais. Pela contagem feita pelo jornal de São Paulo, faltam apenas 5 ( gols ) para que a marca dos 1000 seja atingida. Mas Pelé fica com o que diz o Santos e assegura:
- Para chegar lá, tenho que marcar sete, e não cinco.

Por outro lado, a FIFA já reconheceu a contagem feita pelo clube ( Santos ) como a oficial e mandou a Pelé um rascunho do diploma que a FIFA vai lhe dar, quando os mil gols forem conseguidos.

O texto integral da foto a seguir, ver mais abaixo.
👇
Várias homenagens estão sendo programadas para Pelé. Uma das mais importantes é o busto que o Governo do Estado de São Paulo mandou fazer e que lhe será entregue quando a marca for atingida. Um banquete de cerca de 600 talheres será organizado pela Imprensa de São Paulo, para homenageá-lo, ocasião em que lhe será oferecida uma bola de prata com as inscrição "mil gols".

Na parte destacada em rosa
👇
A Gazeta Esportiva registra que Pelé marcou os seguintes gols:  em jogos pela Seleção do Brasil, 68; pelo campeonato paulista ( do estado de São Paulo ), 433; *Torneio Roberto Gomes Pedrosa, 76; *Taça Brasil, 30; Internacionais pelo Santos, 260; Taça das Américas e Campeonato Mundial de Clubes, 25; *Campeonato Brasileiro, 7; Seleção Militar, 14 e jogos amistosos 73, perfazendo um total de 995 gols.
*Nos 3 torneios nacionais destacados em negrito, também está o Torneio Rio-São Paulo.

O Departamento de Estatística do Santos ainda não divulgou a lista oficial, devendo fazê-lo na próxima semana. O certo, porém, e que para Pelé, esta valendo a relação de gols elaborada pelo seu clube. Assim, considera ele ter marcado 993 gols.

A página 28 do jornal Correio da Manhã de 18 de novembro de 1969 está disponível no arquivo digital AQUI

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

📷FOTO DO DIA : 📰Reportagem da REVISTA WORLD SOCCER sobre o 1000º gol de Pelé em JANEIRO de 1970 ( com tradução para português )


As excelentes páginas de historiadores do Santos Futebol Clube na internet, ASSOPHIS ( Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos FC ) 
e MARCELO L.F. publicaram esta foto da World Soccer de janeiro de 1970 - 2 meses após o 1000º gol - onde o jornalista Arthur Rotmil escreveu e dedicou uma página e meia ao Rei do Futebol. 

A prestigiada revista inglesa deu grande destaque para a estatística dos 1000 gols.
👇

E também mencionou o Diploma que a FIFA enviou a Pelé, consagrando o recorde.
Na tradução mais abaixo, ele escreve: "É também pensado que a FIFA o irá presentear com um diploma". Talvez ele ainda não tivesse a certeza de que o diploma tinha realmente sido entregue a Pelé, mas mesmo assim mencionou o fato. 
👇

Na tradução a seguir, não encontrei "gol oficial" e "gol não-oficial" em parte nenhuma do texto que o jornalista Arthur Rodmil escreveu sobre Pelé. 
É porque este critério de "oficial" e "não-oficial" simplesmente não existia

Se este critério existisse na altura, certamente o editor-chefe de uma revista tão respeitada e lida no mundo inteiro já naquele tempo, antes de publicar, teria colocado em partes separadas gols "oficiais" e gols "não-oficiais", certo?
  
Dito isto, vamos à tradução, que eu achei por bem dividir em 4 partes destacadas por cores diferentes, que é o texto referente à Pelé. 
O resto do texto que não está destacado com as cores é sobre outros assuntos.

Na parte destacada em amarelo está assim escrito:


"PELÉ, o mais perfeito futebolista e o maior artilheiro ainda em atividade, se tornou apenas o 3º jogador da história a marcar 1000 gols, em futebol de primeira categoria. O grande húngaro Ferenc Puskas e o craque austríaco pré-guerra Franz Binder conseguiram esta incrível marca antes dele, mas o que faz Pelé único é a sua impressionante média de 77 gols por ano, que é mais do que a maioria dos times esperam marcar numa temporada. Nenhum jogador no mundo jamais conseguiu esta incrível média, embora é bom lembrar que Pelé costuma jogar cerca de 100 jogos todos os anos. Seu período mais prolífico  foi em 1959, quando marcou 125 gols. Claramente, com o advento do futebol defensivo nós podemos nunca mais ver outro goleador como ele.

Franz "Bimbo" Binder, a estrela do Rapid Vienna marcou entre 1930 e 1940 um total  escrupulosamente contado de 1006 gols em 756 jogos. E acrescentando, ele também marcou 50 gols pela seleção nacional e em jogos representativos. Talvez a sua maior proeza foi o "hat-trick" que ajudou o Rapid de Vienna a vencer a final do campeonato alemão no estádio Olímpico de Berlin em 1941 por 4 x 3 contra o Schalke 04 - após seu time estar perdendo por 3 x 0.

Puskas certamente marcou cerca de 1000 gols pelo Kispet, Honved, Real Madrid, e pelas as seleções da Hungria e da Espanha, embora ele admita que nunca contou seus gols - mas os estatísticos contaram! Durante sua recente visita por Vienna ele disse: "Para mim, apenas os gols importantes é que contam. Aqueles gols que interessam geralmente nunca são marcados. O gol mais importante da minha vida teria sido o de ganhar a final da Copa do Mundo de 1954 - mas eu não consegui e os alemães venceram".

Na parte destacada em azul claro:

Empobrecido
Agora, o que mais se pode dizer sobre este gênio chamado Pelé que já não tenha sido dito? Ele nasceu Edson Arantes do Nascimento, em 21  de outubro de 1940 na cidadezinha de Três Corações, perto (*) de Bauru no Brasil, filho de um empobrecido futebolista. O homem que hoje em dia ganha 1,300 libras por mês só no futebol, deu o primeiro tiro na fama mundial quando ajudou seu país a vencer a Copa do Mundo de 1958 e com o tempo, ele com 22 anos de idade já havia marcado 500 gols. 

Esta marca aconteceu no seu jogo nº 420, contra o Noroeste de Bauru - a quem com 13 anos de idade em seu time de infância, marcou nove gols numa vitória por 11-0. Algumas de suas atuações tinham uma aura de sobrenatural como descrito por Brian Jones do Daily Mail em outubro de 1962, quando Pelé desmaralizou o Sheffield Wednesday na vitória de 4 x 2 do Santos.

(*Bauru fica a quase 500 quilômetros de distância de Três Corações. O jornalista não tinha a real noção da distância entre as duas cidades quando escreveu, mas este detalhe  é completamente irrelevante:-)

Na parte laranja:

Eu também lembro de falar com o goleiro da seleção da Alemanha Wolfgand Fahrain após um jogo internacional que o Brasil venceu por 2 x 1 em Hamburgo em 1963. Ele disse: " Eu estava mais determinado do que qualquer jogo que tinha feito antes. Por uma hora o defesa Willi Schulz "acorrentou" Pelé mas numa fração de segundos se desconcentrou e Pelé marcou um gol a 25 metros de distância da baliza. Eu nem mesmo vi a bola sair de seus pés". 👉📹Ver este gol de Pelé contra a Alemanha em 1963  AQUI no minuto 1:53.

Muitas vezes perguntaram a Pelé qual foi o melhor gol que ele marcou-e ele invariavelmente respondia: " O meu próximo!". Mas um certamente vai se destacar entre os 1000 gols: Durante o Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense estava pressionando sobre o Santos quando Pelé ganhou uma dividida na sua própria grande área e saiu driblando cerca de 9 jogadores para chegar sozinho em frente ao goleiro Castilho. Castilhou mergulhou na bola, mas Pelé já a tinha colocado no fundo das redes. A multidão enlouqueceu e mesmo os jogadores do time adversário o congratularam.

Houve similar celebração quando no 76º minuto do jogo entre Santos e Vasco da Gama ( 2 x 1 ) no Rio de Janeiro, ele sofreu falta na grande área e embora fosse Rildo a cobrar o Penalty, a multidão gritou por Pelé, que balançou as redes para o seu 1000º gol. Jogadores dos dois lados carregaram-no nos ombros em triunfo e após a volta olímpica vestindo uma camisa com o número 1000 nas costas, ele desapareceu para os vestiários com Jair Bala o substituindo.

Na parte verde:

No terraço grandes banners foram desfraldados e iluminados. O Brasil explodiu de alegria e as pessoas na rua tinham rádios transistor para seguir a narração do jogo e quando Pelé marcou todos gritaram, "Gooool!". Depois ele inaugurou uma placa comemorativa inserida numa parede do Estádio onde se lê: " 1000 por Pelé - 19 de novembro de 1969".

Neste momento ele não pôde mais conter a emoção e disse com lágrimas nos olhos:" Quando marquei o gol eu pensei nas criancinhas pobres, naqueles que não tem nada, nos cegos e surdos que eu quero ajudar durante o Natal". Antes do jogo, Pelé ergueu a Bandeira Brasileira enquanto uma banda tocou o hino nacional em sua honra.

Ele recebeu uma bola de futebol feita de ouro e pesando cerca de 4 libras e uma placa de ouro. É também pensado que a FIFA o irá premiar com um diploma. Os Correios produziram 2 milhões de unidades de um sêlo especial mostrando Pelé no ato de quando marca.
Os hobbies de Pelé são pescar, caçar e tocar suas própias músicas no violão. Se ele é tão bom nisto tudo como é em futebol, então eu tenho pena dos peixes, da vida animal selvagem e invejo os seus ouvintes de música.

Nota final: 
A História do dia 19 de novembro de 1969 aconteceu exatamente assim, descrita, escrita, falada, fotografada, filmada e contada vezes sem conta da mesma maneira, em todos os idiomas do planeta Terra da mesma maneira.

Em qualquer retrospectiva do ano de 1969, nos eventos mais importantes daquele ano, vai estar no dia 19 de novembro dois acontecimentos marcantes daquele ano: 
- o dia em que Pelé marcou o 1000º gol da carreira
- o dia em que Peter Conrad foi o 3º homem a pisar o solo da Lua.

Isto é a História.


sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

📹VÍDEO | ⚽"1281 GOLS SCORED IN HIS CAREER". É o que diz a FIFA

Printscreen do vídeo da FIFA TV

Na Gala da FIFA de 2013, Pelé recebeu a Bola de Ouro em homenagem à sua brilhante e ímpar carreira. 
Logo após Pelé receber o prêmio no palco, a FIFA exibiu um vídeo com um resumo da carreira do Rei do Futebol. 
Como poderão notar no vídeo abaixo, no minuto 3:12, está escrito: 
1281gols marcados na sua carreira, como o printscreen acima mostra de forma bastante clara e convincente.
A instituição que governa o futebol mundial, numa gala oficial que foi transmitida ao vivo para todo o planeta, diz que são 1281 gols. Alguma dúvida?


O Sir Pelé, the King of Football está também no Twitter  AQUI

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Parabéns Roberto Rivellino - 75 anos ( com Vídeo e FIFA 17 )

Roberto Rivellino, 75 anos. Parabéns " A Patada Atômica":-)  



Esta é a 5ª publicação que faço sobre um dos melhores jogadores da História. Tive a sorte de acompanhar a sua carreira do início ao fim, e era um prazer ir ao Maracanã para ver ao vivo um dos meus ídolos de infância e adolescência espalhar a magia do seu futebol.
E para quem ainda não sabe, Rivellino era o ídolo de infância de Diego Armando Maradona ( ver AQUI ).

Os outros 4 posts que fiz sobre Rivellino clique AQUI .


Resolvi prestar esta pequena homenagem ao "Reizinho do Parque" com 3 vídeos.

Apesar da imagens não estarem em HD, o vídeo abaixo mostra claramente o futebol maravilhoso que Rivellino exibia nos campos de futebol. Se jogasse hoje em dia, era forte candidato a vencer a Bola de Ouro da France Football e certamente teria sido eleito o melhor do mundo muitas vezes. 


E nos dois vídeos abaixo, alguns gols no FIFA 17, onde Rivellino faz parte de um time "muito fraquinho", que tem Michel Preud'homme na baliza ( Peter Shilton e Thomas Ravelli são os suplentes ); 
Na defesa tem Carlos Alberto Torres, Marius Tresor, Ronald Koeman e Giacinto Fachetti ( ou Leonardo ); 
no meio-campo jogam Boniek, Zico e Rivellino ( Bruno Conti e Abedi Pelé são os suplentes ); 
e no ataque tem Rudi Voeller, Eric Cantona e Jean Pierre Papin ( e Roger Milla, Hugo Sanchez, Hans Krankl, Amancio Amaro, Bum Kum Cha no banco de reservas ).

ROBERTO RIVELLINO GOLS FIFA 17 - PARTE 2

 

ROBERTO RIVELLINO GOLS FIFA 17 - PARTE 3


Mais uma vez, Feliz Aniversário Riva!