Uma contagem era do jornal Gazeta Esportiva, de São Paulo, que apontava para 995 gols ( na parte destacada em rosa ).
A outra contagem era do Departamento de Estatística do Santos FC, que apontava para 993 gols.
A outra contagem era do Departamento de Estatística do Santos FC, que apontava para 993 gols.
Pelé optou pela contagem feita pelo Santos FC, subtraindo 2 gols.
Outro detalhe bem relevante desta reportagem é a parte onde está escrito que a FIFA reconheceu a contagem do Santos FC como a contagem oficial dos gols de Pelé ( na parte destacada em amarelo ).
👇
Para os leitores que não percebem a língua portuguesa, o que está escrito acima destacado em amarelo, é:
👉Para uma melhor tradução, algumas palavras foram trocados por sinônimos, mas a essência do texto original não foi modificada
Em letras grandes: "Pelé crê mais no Santos e diz que ainda faltam sete ( gols )"
O texto diz: "Pelé deverá comemorar duas vezes o seu milésimo gol, uma pela contagem que a maior parte da Imprensa vem acompanhando, baseada num levantamento da Gazeta Esportiva, e outra pelos dados divulgados pelo Departamento de Estatística do Santos, e que o próprio Pelé diz serem os oficiais. Pela contagem feita pelo jornal de São Paulo, faltam apenas 5 ( gols ) para que a marca dos 1000 seja atingida. Mas Pelé fica com o que diz o Santos e assegura:
- Para chegar lá, tenho que marcar sete, e não cinco.
Por outro lado, a FIFA já reconheceu a contagem feita pelo clube ( Santos ) como a oficial e mandou a Pelé um rascunho do diploma que a FIFA vai lhe dar, quando os mil gols forem conseguidos.
O texto integral da foto a seguir, ver mais abaixo.
👇
Várias homenagens estão sendo programadas para Pelé. Uma das mais importantes é o busto que o Governo do Estado de São Paulo mandou fazer e que lhe será entregue quando a marca for atingida. Um banquete de cerca de 600 talheres será organizado pela Imprensa de São Paulo, para homenageá-lo, ocasião em que lhe será oferecida uma bola de prata com as inscrição "mil gols".
Na parte destacada em rosa
👇
A Gazeta Esportiva registra que Pelé marcou os seguintes gols: em jogos pela Seleção do Brasil, 68; pelo campeonato paulista ( do estado de São Paulo ), 433; *Torneio Roberto Gomes Pedrosa, 76; *Taça Brasil, 30; Internacionais pelo Santos, 260; Taça das Américas e Campeonato Mundial de Clubes, 25; *Campeonato Brasileiro, 7; Seleção Militar, 14 e jogos amistosos 73, perfazendo um total de 995 gols.
*Nos 3 torneios nacionais destacados em negrito, também está o Torneio Rio-São Paulo.
O Departamento de Estatística do Santos ainda não divulgou a lista oficial, devendo fazê-lo na próxima semana. O certo, porém, e que para Pelé, esta valendo a relação de gols elaborada pelo seu clube. Assim, considera ele ter marcado 993 gols.
A página 28 do jornal Correio da Manhã de 18 de novembro de 1969 está disponível no arquivo digital AQUI