Em 11 de julho de 2020, fiz a primeira publicação sobre o Diploma que a FIFA enviou a Pelé, reconhecendo e congratulando o Rei por atingir a incrível marca de 1000 gols.👉 AQUI
Em 23 de setembro de 1969, o tradicional jornal carioca "O GLOBO" publicou em sua capa:
FIFA já enviou diploma dos 1000 "goals" a Pelé.
👇
Na parte destacada pela seta vermelha, o texto por debaixo da manchete diz:
👇
"Pelé, o maior jogador do mundo, já se aproxima da marca dos 1000 gols. Até ontem já havia conseguido 987, pelo Santos e pelas diversas seleções que participou, e como tem pelo menos 16 jogos na Taça de Prata ( Campeonato Brasileiro da época ) deverá atingir aquele impressionante total até dezembro. "O GLOBO", através do seu correspondente na Europa, Janos Lengyel, conseguiu que a FIFA, por antecipação, fizesse o registro e expedisse o diploma, assinado por Sir Stanley Rous. ( Fac simile do diploma e a estatística dos goals marcados pelo Rei na seção de esportes.)"
E na página 22 o jornal O GLOBO publicou com orgulho a seguinte manchete:
PELÉ, ARTILHEIRO DO MUNDO.
E acima da manchete, em destaque:
FIFA através de O GLOBO, dará diploma ao "rei".
👇
📜O DIPLOMA
O diploma da FIFA, assinado pelo presidente da entidade, Sir Stanley Rous, diz:
👇
"O mundo inteiro do futebol aplaude a marcante conquista de Edson Arantes do Nascimento ( Pelé ), assinalando mil goals em partidas internacionais e outras representativas entre clubes. Essa magnífica façanha não deverá ser ultrapassada por outro qualquer jogador durante muitos anos e todos os que o vêem jogar desejarão juntar-se a mim dando-lhe sinceras congratulações.Stanley Rous, presidente da FIFA.
👉O texto acima, que Sir Stanley Rous escreveu no diploma, é muito claro, não tem margem para dúvidas nem para qualquer outra interpretação: congratula e ao mesmo tempo reconhece os 1000 gols como legítimos, portanto, são válidos e incontestáveis.
👉Até a data de hoje, este diploma nunca foi questionado por ninguém, nem mesmo pela própria FIFA.
👉Este diploma é a prova definitiva que a FIFA não usava a estatística de "gol oficial" e "gol não-oficial", tão na moda hoje em dia, como regra geral no futebol mundial naquele tempo.
📰A REPORTAGEM
O sub-título da reportagem tem escrito em letras grandes:
SOMA TOTAL ATINGIU A 987 TENTOS.
👉( *este gol e mais outro gol ficaram de fora da estatística dos gols de Pelé. O próprio Rei preferiu ficar com a estatística do jornalista Adriano Neiva da Motta Silva, o De Vaney, e do próprio Santos, que indicava dois gols a menos, e que a própria FIFA reconheceu como oficial, como já visto 👉 AQUI )
E Pelé, apesar do que já foi publicado em livro, que não citamos por motivo de ética, é o primeiro brasileiro e talvez artilheiro do mundo a chegar aos 987 tentos. A história de Friedenreich ter feito 1329 é lenda, pois mesmo atuando 26 anos não havia oportunidade na época, inclusive pelas dificuldades de comunicação, para fazer tanto. Basta recordar que o saudoso Fried, recentemente desaparecido, pela seleção nacional, onde pontificava, conquistou somente dez tentos ao longo da sua atividade. Teria havido a média superior a 50 goals anuais, o que é miragem.
E quanto ao registro na FIFA, conforme apurou ( o lendário ) Janos Lengyel, é anedota, pois agora é que, através desse nosso companheiro correspondente de O GLOBO em Genebra, é que haverá registro do recorde.
E foi a providência que tomamos, já tendo em nosso poder o diploma da FIFA, assinado por Sir Stanley Rous, que publicamos na edição de hoje, numa antecipação do que será entregue a Pelé no dia em que marcar seu tento nº 1000.
Como terá de enfrentar 16 adversários na Taça Roberto Gomes Pedrosa ( campeonato brasileiro ), é certo que até dezembro chegará o total que dará ao Rei um novo título: PELÉ, O ARTILHEIRO DO MUNDO.
👉O resto da reportagem é sobre o jogo em que o Santos venceu o Stoke City por 3 x 2, onde 2 grandes nomes do futebol mundial daquela época estiveram presentes no estádio para ver o jogo: Sir Alf Ramsey, treinador campeão do mundo pela Inglaterra em 1966, e o lendário defensor Bobby Moore, capitão daquela seleção campeã de 1966.
- Um diploma não tem prazo de validade, é definitivo. O que está lá escrito não pode ser questionado. Só não vai lutar pelo o que é seu por direito próprio se não quiser
- Os jornalistas esportivos de hoje que trabalham nas organizações GLOBO, uma rede de comunicação e televisão de referência mundial, nem se deram ao trabalho de sequer fazer uma pesquisa no acervo digital do próprio jornal para ver e conhecer o brilhante trabalho que seus antecessores fizeram há 50 anos atrás.
LINK JORNAL O GLOBO 23/09/1969
👇
https://acervo.oglobo.globo.com/consulta-ao-acervo/?navegacaoPorData=196019690923
Sem comentários:
Enviar um comentário