quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

👑Pelé: 518 gols aos 22 anos de idade. 📰Publicou o New York Times em 29 de novembro de 1962

Craque do Futebol, Ídolo Nacional do Brasil

Por Juan de Onis, especial para o New York Times




Rio de Janeiro, 29 de novembro

📰Um repórter esportivo americano visitante perguntou recentemente a um treinador de futebol brasileiro quem ele achava que era o melhor atleta versátil, Mickey Mantle ou Pelé.

"Quem é Mickey Mantle?" respondeu o técnico Luís (Lula) Alonso, do Santos Futebol Clube, com evidente preplexidade.

Não era só que o Sr. Alonso nunca tivesse ouvido falar de Mickey Mantle. É que a maioria dos brasileiros tem dificuldade em conceber alguém melhor no esporte do que Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido no mundo como Pelé.

Pelé é o grande goleador do Santos, que por todos os padrões é o melhor time de futebol do mundo hoje. Ele tomou o lugar do Real Madrid da Espanha, que construiu sua supremacia no final dos anos cinquenta.

O Santos conquistou este ano o título mundial de clubes profissionais ao derrotar o Benfica de Portugal, em dois jogos consecutivos, num play-off entre os campeões europeu e sul-americano.

O Santos acaba de conquistar o terceiro título consecutivo da liga profissional paulista.

SANTOS CAMPEÃO DO MUNDO


O time titular do Santos conta com oito integrantes da Seleção Brasileira de 22 jogadores que conquistaram o campeonato mundial de futebol simbolizado pelo Jules Rimet Cup no Chile este ano, derrotando México, Espanha, Inglaterra, Chile e Tchecoslováquia nas partidas de playoff.

Em meio a essa coleção de estrelas santistas, Pelé brilha mais forte. Marcar um gol no futebol importante é um pouco menos uma realização do que acertar um home run contra um arremesso da liga principal.

Em seis anos de carreira profissional, Pelé havia marcado 518 gols na última contagem, ou a média de um gol por jogo ( destacado em amarelo).
👇



Pelé, de 22 anos, está no auge da carreira. Ele tinha apenas 17 anos quando liderou o campeonato paulista em gols e se tornou uma estrela internacional como atacante da seleção brasileira que conquistou o campeonato mundial disputado na Suécia em 1958. Com o acréscimo de experiência, tornou-se também um grande criador de jogadas tão bom como artilheiro.

Pelé tem 1,72 metro de altura e pesa 73 quilos. O que o torna um jogador de futebol extraordinário, segundo o senhor Alonso, não são a sua velocidade e força, mas o seu equilíbrio.

"Quando outros jogadores estão caindo em uma disputa, Pelé está quase sempre de pé onde a bola está", disse o Senhor Alonso.

O jogo de bola de Pelé com os pés e com tiros na cabeça pode ser comparado à magia de passe no basquete de Bob Cousy, do Boston Celtics. Ele faz passes que arrancam suspiros da multidão, geralmente reservados para gols.

Atração de bilheteria



Santos, com Pelé, é uma atração de bilheteria na Europa que arrecada de 30.000 a 40.000 dólares por jogo.

Segundo relatos atuais no esporte, um time italiano, a Juventus, ofereceu a Santos e Pelé um total de mais de 500 mil dólares pela transferência. Entre os motivos que levaram Pelé a recusar a proposta está o fato de ter, além de ganhos com o futebol de mais de 15 mil dólares anuais, uma construtora de imóveis, uma fábrica de porcelanas e uma receita constante com patrocínios publicitários.

Um livro best-seller foi publicado sobre a ascensão de Pelé de filho descalço de um trabalhador diarista pobre ao estrelato nacional, e agora ele está atuando em um filme sobre sua carreira.

Mas, apenas para garantir que o time santista não fosse tentado a vender o ídolo do futebol brasileiro por alguma oferta europeia irresistível, o ex-presidente Jânio Quadros baixou um decreto tornando Pelé um tesouro nacional que não poderia ser legalmente retirado do Brasil.

👉Nota do autor: Mais uma vez, como em todos os jornais brasileiros e estrangeiros daquela época que publiquei até a data de hoje, em nenhum lugar do texto está escrito "gol oficial ou gol não-oficial".

Extraído daqui👉TED WESTERVELT - TWITTER

Sem comentários:

Enviar um comentário