Capa do jornal "O GLOBO" DE 23/09/1969. Está escrito onde a seta vermelha aponta: "FIFA já enviou o diploma dos mil "goals" a Pelé" |
Em agosto/setembro de 1969, a imprensa brasileira - e também a imprensa internacional - já começava a fazer a contagem regressiva para o 1000º gol de Pelé.
Muitos prêmios, homenagens, recepções e festas já estavam a ser programadas por todos os setores da sociedade brasileira, a começar pelo próprio Presidente da República, que programou uma recepção de gala para o Rei do Futebol em Brasília, capital Brasileira ( e que aconteceu, com direito a desfile em carro aberto pelas ruas da cidade, como está na capa do Jornal "Folha de São Paulo" de 26 de novembro de 1969).
👇
Mas um homem, Ricardo Serran, naquela altura diretor de esportes de O GLOBO, um dos mais importantes jornais do país, achou que tudo aquilo ainda era muito pouco.
Ele queria mais, muito mais.
👇
Ele queria deixar esta extraordinária façanha oficialmente registrada para a História e para toda a eternidade. E não perdeu tempo. Enviou um pedido formal ao presidente da FIFA, Sir Stanley Rous, para que a FIFA registrasse oficialmente o 1000º gol em um documento oficial da entidade.
Para garantir que não haveriam quaisquer dúvidas no futuro sobre isto.
👇
23/09/1969, o jornal "O GLOBO" publica pela primeira vez a foto do Diploma enviado pela FIFA, assinado pelo seu presidente na altura, Sir Stanley Rous. |
Fotógrafos e cinegrafistas de todo o mundo ficaram atrás da baliza de Andrada para captarem o momento histórico. |
Em novembro de 1969, muitos dos mais importantes jornais, rádios e emissoras de TV do mundo enviaram jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas ao Brasil para fazerem a cobertura do que poderia ser - e foi - um dos maiores acontecimentos esportivos da década.
E do século.
👇
Ricardo Serran, editor de esportes de "O GLOBO", entregou a Pelé o Diploma em que a FIFA consagra o recorde. |
E o diploma foi entregue a Pelé em 19 de novembro de 1969, no vestiário do Maracanã, logo após o jogo entre CR Vasco da Gama e Santos FC, onde naquele dia o Rei marcou o 1000º gol da sua carreira, através de um penalty.
Ricardo Serran foi um visionário.
Parece que ele estava advinhando o que ia acontecer no futuro...
O resto é a História que foi escrita por toda a imprensa mundial, e que nos dias de hoje estão tentando derturpar e reescrever.
Mas todos os jornais do mundo não vão, e nem podem, apagar da História o que eles próprios testemunharam... e publicaram.
Só aqui embaixo, tem 26 exemplos...
👇
JORNAL "O GLOBO", Brasil
👇
Jornal "JORNAL DO BRASIL", Brasil
👇
JORNAL "JORNAL DOS SPORTS", Brasil
👇
JORNAL "DE VRIJE ZEEUW, Países Baixos (Holanda)
👇
REVISTA "MIROIR DU FOOTBALL, França
👇
"GAZZETTA DELLO SPORT", Itália
👇
JORNAL "LOS ANGELES TIMES", EUA
👇
REVISTA "TIME", EUA
👇
JORNAL "ABC", Espanha
👇
JORNAL "MUNDO DEPORTIVO", Espanha
👇
JORNAL "CORRIERE DELLA SERA", Itália
👇
JORNAL "DIÁRIO DE LISBOA", Portugal
👇
JORNAL "LA STAMPA", Itália
👇
JORNAL "L'EQUIPE", França
👇
NEW YORK TIMES, EUA
👇
JORNAL "DAILY MIRROR", Inglaterra
👇
JORNAL "L'UNITÀ", Itália
👇
JORNAL "SUD-OUEST", França
👇
JORNAL "ESTO", México
👇
TIME MAGAZINE, 1999
👇
JORNAL "MARCA", Espanha
👇
"JORNAL THE TIMES", Inglaterra
👇
Sem comentários:
Enviar um comentário