FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

domingo, 23 de outubro de 2016

FELIZ ANIVERSÁRIO, REI PELÉ!! 76 ANOS DE VIDA, 58 ANOS DE REINADO

Pelé e a mãe, Dona Celeste.
Hoje, 23 de outubro de 2016, Sua Majestade o Rei Pelé chegou aos 76 anos de idade e aos 58 anos de reinado absoluto, onde até a data de hoje, ninguém conseguiu igualar a sua obra única e incomparável, como disse a Rainha Elizabeth II da Inglaterra.

Três títulos de Copa do Mundo, dois Mundiais de Clubes, 1281 gols. Pelé chega aos 76 anos de idade como o maior nome da história do futebol, como um dos grandes esportistas de todos os tempos, com o status de rei, de lenda, de mito; mas distante das principais decisões sobre os rumos do esporte.

Desde que deixou os gramados, Pelé comemora seus aniversários da mesma forma: de modo discreto, longe dos holofotes. Como nunca foi enquanto esteve em campo. 

Pelé, único jogador da história a
vencer 3 Copa do Mundo FIFA.
Os recordes estabelecidos por ele continuam inalcançados. As três Copas do Mundo conquistadas, por exemplo, não serão alcançadas por nenhum jogador em 2018. Talvez nem mesmo em 2022 ou 2026. É possível que nunca sejam.

Os 1281 gols também são uma marca impensável. Para chegar aos mil gols, de acordo com suas próprias contas, Romário precisou jogar até os 41 anos de idade. Pelé alcançou os 1000 gols aos 29 anos de idade.

A lista de recordes do Rei tem feitos que até hoje parecem inimagináveis. Marcar 58 gols em um Campeonato Paulista (o campeonato do estado de São Paulo ) é um deles. Conquistar uma Copa do Mundo aos 17 anos de idade é outro. 


Tão impressionante que levou o jornalista francês Gabriel Hanot a escrever, ainda durante o Mundial da Suécia, a manchete que coroaria o jovem Edson Arantes do Nascimento: “Surgiu o Rei do futebol”. 

Passados 58 anos desde àquele verão na Suécia, Pelé continua venerado pelo que fez nos gramados de todo o mundo. Nos primeiros anos após a aposentadoria, ele tentou, em vão, indicar sucessores. Por fim, desistiu após ver meia-dúzia deles não atingirem uma fração de sua fama ou habilidade.

Pelé marcou o milésimo gol aos 29 anos de idade.
Com o passar dos anos, mesmo que Pelé não indicasse mais seus próprios sucessores, houve quem o comparasse a uma série de outros craques surgidos ao redor do planeta. Um deles foi Maradona; depois, em seu auge, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho tiveram seu nome comparado ao do Rei. Nos últimos anos, apareceram Messi, CR7 e Neymar.

Aos 76 anos, Pelé já parece cansado de falar do assunto. Sempre em terceira pessoa, tendo como porta-voz a figura de Edson, ele coloca a si mesmo acima de todos os demais. E costuma citar os próprios recordes para corroborar uma visão de que poucos costumam discordar. 

O Comitê Olímpico Internacional
 elegeu Pelé como o
Atleta do Século XX em 1999.

Nos últimos anos, contudo, o maior artilheiro da história do Santos e da seleção brasileira distanciou-se das decisões envolvendo o esporte que ajudou a popularizar em todo o mundo.

O rei do futebol chega aos 76 anos sem nunca ter sido treinador ou presidente de um clube. Sem nunca ter sido candidato a um cargo na CBF ou na Fifa.

A maior e mais duradoura experiência de Pelé em uma posição de comando foi o período como ministro extraordinário do Esporte, entre 1995 e 1998, no Governo Fernando Henrique Cardoso. 

Atualmente, Pelé exerce a função de embaixador da Copa do Mundo. Um cargo que exige prestígio e credibilidade, mas com pouco poder de decisão.

Pelé chega aos 76 anos com seus recordes ainda no topo e sua realeza inquestionável. Ainda que – por escolha do próprio Pelé – seja um rei que reina, mas não governa.



Aos 76 anos de idade, Pelé ainda não foi
igualado ou superado por ninguém.





Tudo já foi dito ou escrito sobre o Rei do Futebol. 
Mas eu ainda acrescentaria mais isto: 

Pelé não tem que provar nada a ninguém, porque os números totais da obra de Pelé nunca foram sequer igualados por ninguém até a data de hoje. 


Por esta razão é que Pelé continua a ser o Rei do Futebol, e enquanto o Atleta do Século XXI não for escolhido, Pelé é até a data de hoje, o maior atleta de todos os tempos.


FELIZ ANIVERSÁRIO 

REI PELÉ!!!!


0 comentários:

Template - Dicas para Blogs