FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O penúltimo jogo de Pelé é até hoje o "Jogo do Século" na Índia - Mohun Bagan 2 x 2 New York Cosmos

O penúltimo jogo de Pelé foi em 24 de setembro de 1977 em Calcutá, num jogo amistoso onde o time de Pelé, o New York Cosmos, empatou em 2 x 2 com o Mohun Bagan, os campeões da Índia naquele tempo.

Pelé jogou cerca de 30 minutos, não marcou nenhum gol, mas como sempre, foi a estrela principal de um jogo amistoso que os indianos consideraram o acontecimento do século na Índia, e embora o New York Cosmos fosse uma equipe galática, cheia de estrelas como Franz Beckenbauer ( que não jogou por estar lesionado), Carlos Alberto Torres, Chinaglia entre outros, a maior preocupação dos indianos era saber se Pelé ia jogar,

As duas histórias abaixo foram escritas sobre este jogo, e revelam a euforia criada por causa da visita do Rei Pelé ao país e ao melhor jogo de sempre do time local, que conseguiu empatar com o gigante Cosmos...

Nota do autor: Este blog tem recebido visualizações de páginas de pessoas todo o mundo, e por vezes os textos originais são modificados por mim em razão de facilitar as traduções para os vários idiomas no GOOGLE TRADUTOR.

MOHUN BAGAN PLAYED WITH KING OF FOOTBALL PELÉ


Reportagem original em inglês  AQUI

Escrito por Joydeep Bhattacharya - novembro 2004

Mohun Bagan 2 x 2 New York Cosmos

A história ilustre do Mohun Bagan é uma verdadeira enciclopédia de memórias inesquecíveis. Em meio a esse tesouro de momentos de ouro, o centro de atração é o famoso jogo Mohun Bagan vs Cosmos, que contou com Pelé, sem dúvida o maior jogador que o futebol  já produziu. Mohun Bagan é o único clube indiano a ter a rara distinção e história de jogar contra o lendário Pelé. Além de Pelé, grandes jogadores como Chinaglia, Miffin, Carlos Alberto, Roth, Keith Eddie e Tonyfield também abrilhantaram  a ocasião.
Este artigo leva você para o ano de 1977 e revive a euforia em torno da visita de Pelé a Calcutá.

PRÓLOGO
Este evento memorável na história do futebol indiano foi o resultado da visão e zelo indomável de Mr. Dhiren Dey. Era o seu sonho há muito acalentado de apresentar Pelé aos espectadores indianos. As tentativas iniciais de sua parte foram minados pelos diretores do Cosmos, que pediram 4 milhões de rúpias para jogar uma partida na Índia. Determinado a não desistir, Mr Dey contactou directamente Pelé e pediu-lhe para vestir sua camisa em solo indiano - a terra onde o seu nome está  escrito magia e milhões de pessoas estavam loucos simplesmente para ter um vislumbre dele em ação. Este apelo emocional atingiu um ponto sensível no coração de Pelé e ele tomou sobre si a responsabilidade de convencer os dirigentes do clube. Depois de algum tempo, os dirigentes do Cosmos finalmente decidiram enviar seu time repleto de estrelas para jogar contra o Mohun Bagan.


A aeronave Air India carregando o time de futebol do Cosmos pousou no aeroporto Dum Dum em 22 de Setembro de 1977 às 23:15.A multidão gigantesca, como Calcutta nunca havia visto, se reuniu no aeroporto para assegurar uma grande boa-vinda para Pelé.Conchas e trombetas foram sopradas por legiões de amantes do futebol se reuniram em ambos os lados da estrada através da qual Pelé foi levado ao hotel (The Grand Hotel) .Um imenso oceano de pessoas reuniu-se em frente ao Grand Hotel e eles foram ao delírio com a alegria de ver Pelé descendo do veículo. A histeria em massa que a visita de Pelé gerou permanece inigualável até hoje na história de Calcutá. O calor e o amor que as pessoas despejaram sobre Pelé comoveu profundamente, e ele observou: "Que multidão incrível!".

Choveu muito no dia 23, e foi amplamente temido que a chuva pudesse atrapalhar o jogo. Especulação foi grande entre os céticos de que Pelé não poderia jogar no campo encharcado do estádio Jardins do Éden. No entanto, como um grande ser humano que ele era, Pelé declarou que nada além de uma calamidade meteorológica absoluta poderia impedi-lo de entrar em campo. As vibrações que cercaram sua visita tinham esculpido um nicho no coração de Pelé e ele estava determinado a não deixar que a chuva acabasse com aquele espírito.

O JOGO
A forte multidão de 80.000 pessoas deu uma estrondosa ovação aos jogadores do Cosmos e do Mohun Bagan quando as equipes entraram em campo. Os gritos de "Pelé Pelé Pelé" encheram o ar, quando o árbitro soprou o apito para sinalizar o início da partida.Felizmente a chuva havia parado, mas o chão ainda estava escorregadio. Ambas as equipes começaram com cautela com incursões ocasionais no território rival.



O Cosmos marcou o primeiro gol no 17º minuto. Uma brilhante passe de Pelé para Carlos Alberto abriu a defesa do Mohun Bagan e Carlos Alberto enfiou a bola para dentro da baliza. No entanto o Mohun Bagan igualou o placar no minuto seguinte.

Habib iniciou uma brilhante jogada, driblando um par de jogadores do Cosmos e passou a bola para Akbar. Akbar evitou Morais e deu a bola para Shyam Thapa que empatou o jogo. O estádio irrompeu com alegria delirante. Banerjee, o treinador do Mohun Bagan tinha implantado Goutam Sarkar como marcador de Pelé.


O resultado foi testemunhado com um duelo fascinante entre os dois. Em uma ocasião, Pelé evitou Goutam Sarkar com um impecável drible de peito. O desesperado golkeeper Shivaji Banerjee saltou para arrebatar a bola dos pés de Pelé .Em um raro gesto de desportivismo verdadeiro, Pelé saltou por cima do goleiro do Mohun Bagan. Este gesto nobre desenhou uma calorosa salva de palmas da platéia. No 23º minuto, Akbar deu um poderoso chute de 30 jardas. A bola ricocheteou em Yesin, o goleiro do Cosmos defendeu mas a bola sobrou para Habib que marcou o 2º gol com um remate poderoso.
Mohun Bagan estava na frente do placar por 2-1, para a alegria da torcida local.

Nos momentos finais do primeiro tempo, o Cosmos pressionou sobre o território do  Mohun Bagan e quase marcou em duas ocasiões. Primeiro, Pelé deu um sensacional chute de 30 jardas num livre directo que roçou o travessão. A trajetória da bola deixou o público fascinado com espanto. Em outra ocasião, o keeper Sivaji Banerjee fez uma estupenda defesa para negar a Chinaglia o gol de empate. Graças a Shivaji Banerjee, Mohun Bagan foi para o intervalo com 2 x 1 a seu favor.

Mohun Bagan fez cinco substituições no segundo tempo e um jogo mais defensivo. O jogo não alcançou os mesmos níveis que na primeira metade. No 70º minuto, o Mohun Bagan sofreu uma grande penalidade quando Sudhir Karmakar fez uma falta dentro da área.

Chinaglia fez 2-2 e o jogo terminou com aquele placar .A multidão caminhou de volta para casa repleta de lembranças de um evento histórico e importante no futebol indiano. Os jogadores do Mohun Bagan jogaram com o coração contra um oponente formidável que trouxe grandes nomes lendários do futebol e ganhou a admiração de todos. No dia seguinte, o Ananda Bazar Patrika, descreveu Goutam Sarkar como "sendo o Beckenbauer da Índia". (Aliás Beckenbauer estava programado para jogar contra o Mohun Bagan, mas uma lesão no tornozelo no jogo anterior o impediu de fazê-lo.)

EPÍLOGO
Mohun Bagan ofereceu um banquete à noite no Grand Hotel em homenagem aos jogadores do Cosmos. Em nome do Mohun Bagan, Chuni Goswami presenteou Pelé com um anel de diamantes. Pelé elogiou os jogadores Mohun Bagan efusivamente e comentou que os anfitriões poderiam ter chegado ao intervalo por 4-1, se eles não tivessem falhado algumas chances de gol.Pelé particularmente elogiou muito os jogadores Goutam Sarkar, Subrata Bhattacharyya, Pradip Chowdhury, Habib, Bidesh Bose e Shivaji Banerjee.

Image description
O capitão do time, Prasun Banerjee e Pelé, durante o banquete,
após o jogo histórico
Durante a festa, Pelé deu um tapinha carinhoso nas costas de Goutam Sarkar e disse:
"Você nº 14, não permitiu que eu me movimentasse em campo".

Em 25 de Setembro, Pelé disse adeus a Calcutá, mas deixou para trás um tesouro de lembranças para acalentar um tempo de vida. Este jogo marcou o fim do contrato de Pelé com o Cosmos. Foi o penúltimo jogo da ilustre carreira de Pelé. Ele jogou sua última partida de despedida no New Jersey Stadium no dia 1º. Outubro. Anos mais tarde, durante a Copa de 1990 Shyam Sunder Ghosh, um repórter do The Statesman perguntou a Pelé sobre as suas lembranças do jogo.

Pelé relembrou: "Eu ainda me lembro de Calcutá e também algumas ocasiões memoráveis, particularmente do goleiro Shivaji Banerjee, que mergulhou aos meus pés para salvar um gol que eu poderia ter marcado. Este jogo vai sempre se destacar como uma das páginas mais brilhantes do Mohun Bagan, durante a sua longa e gloriosa história.



Pelé’s Visit To Kolkata Still Remains The Highest Honour For Any Football Fan In India

Tradução: 
A visita de Pelé a Kolkata continua a ser a maior honra para qualquer fã de futebol na Índia.
Escrito Por Rahul Sengupta                                                                                      
Reportagem original em inglês AQUI

Na Índia, o futebol sempre foi um dos nossos esportes mais populares. No entanto, no futebol da cidade de Kolkata, é uma mais que uma religião e lendas brasileiras são consideradas nada menos do que Deus personificado. Recentemente Kolkata testemunhou a visita dos jogadores de futebol famosos como Diego Forlan, Branco e Diego Maradona. Lendas como Roger Milla e Enzo Fransescoli estiveram em solo indiano no passado também.

Um dos mais famosos desses encontros surgiu quando o Mohun Bagan enfrentou o mundialmente famoso New York Cosmos para um jogo amistoso no Estádio Jardim do Éden, em 1977
A lenda brasileira e talvez o mais famoso jogador do planeta, Pelé, participou do jogo. Por ocasião do 70º aniversário de Pelé , a Goal.com entrevistou um fã de futebol que estava presente no estádio Jardins do Éden para ver Pelé, para entender o clima que estava em volta deste jogo, em Calcutá.



Anirban Mukherjee, um banqueiro aposentado, teve a sorte de presenciar este jogo histórico. Partilhando algumas histórias sobre os acontecimentos antes do jogo, Anirban disse: 
"A data de 22 de setembro ainda continua a ser um dos dias mais felizes na minha vida. Tínhamos lido em todos os jornais que era muito provável que Pelé viesse jogar uma partida na Índia. Mas nunca pensei que isso era possível. Foi somente no dia 20 de setembro, quando se espalhou a notícia de que o Deus do futebol tinha realmente tomado o vôo para Kolkata, juntamente com outros membros da equipe de Cosmos, que finalmente eu acreditei.

"A partida foi um confronto de titãs. O Cosmos era como o Real Madrid hoje em dia e a equipe tinha muitos jogadores famosos. Mohun Bagan também tinha uma equipe maravilhosa e foram campeões da Calcutá League e IFA Protetor,  tornando-a equipa mais forte na Índia naquele tempo. " Pelé e Brasil tem sido sempre os favoritos para os fãs de Calcutá.
Então, quando Pelé foi confirmado para jogar o jogo, foi uma loucura em todo o City of Joy". 

Image description
Prasun Banerjee against Pele during the famous
Mohun Bagan vs  Cosmos match in 1977
Lembrando os problemas que enfrentou para obter os bilhetes para o jogo, Anirban disse: 

"As vendas de ingressos estavam pobres, até que ficaram convencidos de que Pelé foi confirmado para jogar. Assim, no dia depois de sua chegada, o povo da cidade de todos os cantos correu para os pontos de venda em busca de um bilhete. Eu, pessoalmente, me levantei às 5 da manhã e peguei o primeiro bonde. Eu ainda me lembro que ele estava tão lotado que eu quase senti vontade de desistir. Mas depois de uma espera de seis horas, eu consegui comprar três ingressos para o jogo histórico. " 

"Não foi apenas sobre a obtenção do bilhete para o jogo. Foi uma coisa muito especial. Os bilhetes para os jogos eram como um tesouro  e muitos milhares de pessoas tiveram de voltar para casa de mãos vazias. Aparelhos de televisão não eram tão comuns em Kolkata naquela época, apenas poucas pessoas tinham esse luxo. O resto dependia da rádio ".

Bagan manteve a moral da Índia elevada com o empate de 2 x 2 que conseguiu com o Cosmos. Treinado por PK Banerjee, os então campeões da IFA Protetor foram bem sucedidos em restringir Pelé durante a maior parte do jogo. 

"Foi um grande jogo. Como um fã do Mohun Bagan, acho que até a data que corresponde ao melhor desempenho de sempre por qualquer equipe do  Mohun Bagan. Poderíamos ter marcado facilmente três ou quatro gols no primeiro tempo. Jogadores como Bidesh Bose, Prosun Banerjee e Goutam Sarkar foram um ato de classe. Devo mencionar especialmente o desempenho de Subrata Bhattacharya , a quem foi dada a tarefa de marcar Pelé e ele fez isso com sucesso durante os 30 minutos estranhos que Pelé jogou. " 

"O goleiro Shibaji Banerjee também fez um grande jogo. Ele estave em pleno e negou um gol a Pelé e em outra ocasião, ele salvou um pênalti. Bagan também estavam ganhando  2-1 por muito tempo. " 

O jogo foi assistido por mais de 100.000 pessoas. 
Compartilhando algumas histórias inimagináveis ​​sobre o jogo a testemunha ocular disse: 
"A partida foi disputada em uma quinta-feira e teve início às 15:00. Você não vai acreditar que a nossa escola permaneceu fechada para que os alunos pudessem aproveitar o jogo em casa. Nós já estávamos no estádio  às 12 horas para pegar o maior número de lampejos de Pelé. " 

"Há um ditado muito famoso que diz que quando Pelé jogou até os pássaros voaram para o estádio Jardins do Éden para assistir ao jogo." 

Relembrando o desempenho da lenda, Anirban disse: 
"Chovia muito naquele dia. A condição de campo não foi boa e Pelé jogou apenas por cerca de meia hora. Ele deu cerca de três chutes a gol. Ele forçou o goleiro a salvar em uma ocasião, enquanto os outros dois chutes não foram no alvo.

Pelé foi o mais assediado pelos jogadores indianos durante o
banquete no Grand Hotel após o jogo histórico

"O que me impressionou foi o fato de que os jogadores do Mohun Bagan e os árbitros tinham ido às pressas para ver e tocar em Pelé após o jogo, para pegar um autógrafo ou posar para uma fotografia. Eu acho que os nossos heróis locais poderiam ter evitado uma cena tão embaraçosa depois de uma grande performance! ":-)


0 comentários:

Template - Dicas para Blogs