FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

terça-feira, 28 de outubro de 2014

"...aguardamos ansiosamente a visita a Londres nesta semana do incomparável Pelé" - Rainha Elizabeth II da Inglaterra


  "Nós temos em comum, também, uma paixão por esporte e aguardamos ansiosamente a visita a Londres nesta semana do incomparável Pelé."

REPORTAGEM DA FOLHA DE SÃO PAULO

Por Irineu Machado 03/12/97 16h54 
Agência Folha 
De Londres 

Édson Arantes do Nascimento, Pelé, roubou a cena da programação desta quarta-feira da visita de Estado do presidente Fernando Henrique Cardoso ao Reino Unido. O ministro extraordinário dos Esportes foi condecorado em Londres com a ordem de Cavaleiro do Império Britânico, oferecida pela rainha Elizabeth II. 

Segundo o Palácio de Buckingham, a comenda é equivalente em importância ao título de ''sir'', dada somente a britânicos. ''Como Pelé não é britânico, não podemos chamá-lo de sir'', disse um porta-voz do palácio de Buckingham. 


A ordem de Cavaleiro do Império Britânico é uma condecoração considerada inferior em hierarquia à recebida terça-feira em cerimônia fechada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, o grau de Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem de Bath, mas é mais famosa. 


''É um prazer receber essa referência, mas quem ganha com isso, mais uma vez, é o Brasil. É mais uma vitória de nós, brasileiros, esses elogios e o respeito que eu venho recebendo. À rainha, que receba o meu beijo'', disse o ''rei'' do futebol em entrevista no campo do Chelsea Football Club. 


A rainha havia dito terça-feira em um banquete real estar aguardando a chegada do incomparável Pelé. 'Ele é o número um', disse Fernando Henrique Cardoso, sobre a homenagem a Pelé. 

A comenda, uma medalha, foi entregue a ele por oficiais da realeza. No final da tarde de quarta, Pelé ainda não havia se encontrado com a rainha, mas os assessores da rainha afirmaram que estavam tentando organizar um encontro entre os dois. 

Pelé, na época Ministro dos Esportes, com a mão na medalha de Cavaleiro do Império Britânico
com a qual foi condecorado pela rainha Elizabeth II da Inglaterra no Palácio de Buckingham.
À direita de Pelé, o então presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso,
à esquerda, o Duque de Kent..

A visita do presidente e do ministro ao clube de futebol Chelsea, um dos mais populares da principal divisão do futebol inglês, foi o evento que mais atraiu a atenção da imprensa britânica e também teve a mais tumultuada cobertura desde o primeiro dia da visita, iniciada oficialmente anteontem. 


Mais de 120 pessoas, entre equipes de TV, rádio e jornais foram cobrir a visita, três vezes mais que a pomposa recepção oficial da rainha ao presidente e à primeira-dama, terça-feira. 


Fernado Henrique Cardoso e Pelé foram ao Chelsea acompanhados do duque de Kent (Edward, primo da rainha) para conhecer o programa ''Futebol na Comunidade'', que visa aumentar o grau de escolaridade de crianças desfavorecidas. A idéia é atrair alunos à educação usando o futebol. Eles atendem a um programa de educação suplementar, coordenado pelo Ministério da Educação britânico. 


Numa sala do estádio Stamford Bridge, eles se encontraram e conversaram com 26 meninos com idade em torno de 10 anos. Todos os meninos pediram autógrafos a Pelé. Foram orientados mais tarde a pedir autógrafos também do presidente. 


O programa, apoiado pelo primeiro-ministro Tony Blair, será lançado neste mês em quatro clubes. Além do Chelsea, o Arsenal, o Sheffield Wednesday e o Newcastle participarão. Eles criarão centros educacionais para atender até 50 menores entre 7 e 17 anos, com seis sessões de quatro horas semanais depois do horário escolar normal. 


Pelé disse que a idéia de usar os clubes para ajudar a sociedade é ''fantástica'' e que pode servir de exemplo para o Brasil. FHC disse que o Brasil tem intenções e programas semelhantes. 

REPORTAGEM (traduzida para o português) da Agência de Notícias 
AP (Associated Press), de 5 de novembro de 1997

Pelé recebeu mais uma honraria na quarta-feira quando foi condecorado Cavaleiro Comandante Honorário do Império Britânico pela rainha no Palácio de Buckingham, em Londres.
Pele é atualmente ministro dos Esportes do Brasil e está na Grã-Bretanha com o presidente de seu país, Fernando Henrique Cardoso em visita oficial.
Além de receber o KBE (Knight of the British Empire, Pelé também visitou Stamford Bridge a casa do Chelsea, onde conheceu uma série de jogadores colegiais envolvidos em um novo sistema de governo.
Um toque de Brasil chegou a um estádio Stamford Bridge frio, em Londres, quando a lenda do futebol Pelé acompanhou o presidente Fernando Henrique Cardoso de seu país.
A sina de Pelé desde os 17 anos de idade:
sempre cercado por uma multidão de jornalistas
Ambos eram convidados no Chelsea para o lançamento de uma nova iniciativa do futebol pelo governo britânico.

Como sempre Pelé atraiu uma multidão, especialmente porque no início do dia o homem avaliado por muitos como o melhor jogador de sempre recebeu um título de cavaleiro honorário pela Rainha Elizabeth da Grã-Bretanha.


Pelé recebeu as insígnias completas do KBE, uma cruz azul em uma fita vermelha para ser usada ao redor do pescoço e uma estrela de ouro e prata para o bolso do peito esquerdo.
Como ele não é um cidadão britânico que não pode chamar-se "Sir", mas Pelé pode usar as letras KBE após o seu nome.
Foi em 1958 que Pelé anunciou-se no cenário internacional com um desempenho virtuoso na final da Copa do Mundo na Suécia.
Frase de efeito:
"Eu acho que todo mundo tem chance, porque este torneio é um torneio difícil. As equipes que estão lá estão em um bom nível. É muito difícil dizer quem vai ganhar a Copa do Mundo. Acho que todo mundo tem chance.

CAPTION SUPER: Pele: Ministro do Desporto.
Equipas europeias têm sido apontadas como as mais prováveis para dar mais problemas ao Brasil.Mas, enquanto Pelé acredita que Inglaterra, Alemanha e Itália jogarão bem, poderia muito bem ser um "pacote surpresa" saindo da África.
Frase de efeito:
"Sim, os times africanos hoje jogam muito bem. Tem vários bons times.Eles tem estilo de jogo brasileiro. Vi dois ou três jogos, Nigéria, África do Sul e Camarões, e acho que a África do Sul é o time que está em boa forma e a Nigéria poderia chegar a uma semi-final. Eu não acho que eles vão estar na final, mas eles vão fazer um bom jogo na Copa do Mundo "
CAPTION SUPER: Pele: ministro do Esporte.
Pelé estará no sorteio para a Copa do Mundo de 1998, em Marselha, na quinta-feira, mas não participará nos actos oficiais.
Ele também provocou a ira de Havelange no início deste ano, quando ele elaborou um projeto de lei para o Parlamento brasileiro que permitem aos clubes a formar suas próprias ligas e romper com a federação.

Como já foi dito, Pelé não é Sir pela simples razão de não ser britânico,
mas Sir Pelé soa muito bem aos ouvidos e combina perfeitamente com Pelé, não acham?:-)
O vídeo de Pelé com a medalha de Cavaleiro do Império Britânico, pode ser assistido
AQUI

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs