"Nós temos em comum, também, uma paixão por esporte e aguardamos ansiosamente a visita a Londres nesta semana do incomparável Pelé."
REPORTAGEM DA FOLHA DE SÃO PAULO
Por Irineu Machado 03/12/97 16h54
Agência Folha
De Londres
Édson Arantes do Nascimento, Pelé, roubou a cena da programação desta quarta-feira da visita de Estado do presidente Fernando Henrique Cardoso ao Reino Unido. O ministro extraordinário dos Esportes foi condecorado em Londres com a ordem de Cavaleiro do Império Britânico, oferecida pela rainha Elizabeth II.
Segundo o Palácio de Buckingham, a comenda é equivalente em importância ao título de ''sir'', dada somente a britânicos. ''Como Pelé não é britânico, não podemos chamá-lo de sir'', disse um porta-voz do palácio de Buckingham.
A ordem de Cavaleiro do Império Britânico é uma condecoração considerada inferior em hierarquia à recebida terça-feira em cerimônia fechada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, o grau de Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem de Bath, mas é mais famosa.
''É um prazer receber essa referência, mas quem ganha com isso, mais uma vez, é o Brasil. É mais uma vitória de nós, brasileiros, esses elogios e o respeito que eu venho recebendo. À rainha, que receba o meu beijo'', disse o ''rei'' do futebol em entrevista no campo do Chelsea Football Club.
A rainha havia dito terça-feira em um banquete real estar aguardando a chegada do incomparável Pelé. 'Ele é o número um', disse Fernando Henrique Cardoso, sobre a homenagem a Pelé.
A comenda, uma medalha, foi entregue a ele por oficiais da realeza. No final da tarde de quarta, Pelé ainda não havia se encontrado com a rainha, mas os assessores da rainha afirmaram que estavam tentando organizar um encontro entre os dois.
A visita do presidente e do ministro ao clube de futebol Chelsea, um dos mais populares da principal divisão do futebol inglês, foi o evento que mais atraiu a atenção da imprensa britânica e também teve a mais tumultuada cobertura desde o primeiro dia da visita, iniciada oficialmente anteontem.
Mais de 120 pessoas, entre equipes de TV, rádio e jornais foram cobrir a visita, três vezes mais que a pomposa recepção oficial da rainha ao presidente e à primeira-dama, terça-feira.
Fernado Henrique Cardoso e Pelé foram ao Chelsea acompanhados do duque de Kent (Edward, primo da rainha) para conhecer o programa ''Futebol na Comunidade'', que visa aumentar o grau de escolaridade de crianças desfavorecidas. A idéia é atrair alunos à educação usando o futebol. Eles atendem a um programa de educação suplementar, coordenado pelo Ministério da Educação britânico.
Numa sala do estádio Stamford Bridge, eles se encontraram e conversaram com 26 meninos com idade em torno de 10 anos. Todos os meninos pediram autógrafos a Pelé. Foram orientados mais tarde a pedir autógrafos também do presidente.
O programa, apoiado pelo primeiro-ministro Tony Blair, será lançado neste mês em quatro clubes. Além do Chelsea, o Arsenal, o Sheffield Wednesday e o Newcastle participarão. Eles criarão centros educacionais para atender até 50 menores entre 7 e 17 anos, com seis sessões de quatro horas semanais depois do horário escolar normal.
Pelé disse que a idéia de usar os clubes para ajudar a sociedade é ''fantástica'' e que pode servir de exemplo para o Brasil. FHC disse que o Brasil tem intenções e programas semelhantes.
REPORTAGEM (traduzida para o português) da Agência de Notícias
AP (Associated Press), de 5 de novembro de 1997
Pelé recebeu mais uma honraria na quarta-feira quando foi condecorado Cavaleiro Comandante Honorário do Império Britânico pela rainha no Palácio de Buckingham, em Londres.
Pele é atualmente ministro dos Esportes do Brasil e está na Grã-Bretanha com o presidente de seu país, Fernando Henrique Cardoso em visita oficial.
Além de receber o KBE (Knight of the British Empire, Pelé também visitou Stamford Bridge a casa do Chelsea, onde conheceu uma série de jogadores colegiais envolvidos em um novo sistema de governo.
Um toque de Brasil chegou a um estádio Stamford Bridge frio, em Londres, quando a lenda do futebol Pelé acompanhou o presidente Fernando Henrique Cardoso de seu país.
A sina de Pelé desde os 17 anos de idade: sempre cercado por uma multidão de jornalistas |
Ambos eram convidados no Chelsea para o lançamento de uma nova iniciativa do futebol pelo governo britânico.
Como sempre Pelé atraiu uma multidão, especialmente porque no início do dia o homem avaliado por muitos como o melhor jogador de sempre recebeu um título de cavaleiro honorário pela Rainha Elizabeth da Grã-Bretanha.
Pelé recebeu as insígnias completas do KBE, uma cruz azul em uma fita vermelha para ser usada ao redor do pescoço e uma estrela de ouro e prata para o bolso do peito esquerdo.
Como ele não é um cidadão britânico que não pode chamar-se "Sir", mas Pelé pode usar as letras KBE após o seu nome.
Foi em 1958 que Pelé anunciou-se no cenário internacional com um desempenho virtuoso na final da Copa do Mundo na Suécia.
Frase de efeito:
CAPTION SUPER: Pele: Ministro do Desporto.
Equipas europeias têm sido apontadas como as mais prováveis para dar mais problemas ao Brasil.Mas, enquanto Pelé acredita que Inglaterra, Alemanha e Itália jogarão bem, poderia muito bem ser um "pacote surpresa" saindo da África.
Frase de efeito:
"Sim, os times africanos hoje jogam muito bem. Tem vários bons times.Eles tem estilo de jogo brasileiro. Vi dois ou três jogos, Nigéria, África do Sul e Camarões, e acho que a África do Sul é o time que está em boa forma e a Nigéria poderia chegar a uma semi-final. Eu não acho que eles vão estar na final, mas eles vão fazer um bom jogo na Copa do Mundo "
CAPTION SUPER: Pele: ministro do Esporte.
Pelé estará no sorteio para a Copa do Mundo de 1998, em Marselha, na quinta-feira, mas não participará nos actos oficiais.
Ele também provocou a ira de Havelange no início deste ano, quando ele elaborou um projeto de lei para o Parlamento brasileiro que permitem aos clubes a formar suas próprias ligas e romper com a federação.
mas Sir Pelé soa muito bem aos ouvidos e combina perfeitamente com Pelé, não acham?:-)
O vídeo de Pelé com a medalha de Cavaleiro do Império Britânico, pode ser assistido
AQUI
0 comentários:
Enviar um comentário