Pelo menos uma vez na vida, todo mundo já viu este gol marcado por Pelé em 1958.
Agora, veja abaixo esta obra de arte por um novo ângulo :-)
Veja também mais abaixo, a reconstituição deste gol em vários ângulos,
feita através do computador pela TV Globo do Brasil.
Pelé chuta para marcar o gol contra a Suécia
Naquele 29 de junho de 1958, o Brasil venceu a Suécia por 5 x 2 e conquistou o primeiro de seus cinco títulos mundiais.
Dois gols foram marcados por Pelé, naquela época um menino, com apenas 17 anos. Visto nos dias de hoje, quando cada lance é mostrado em quatro, cinco, inúmeros ângulos diferentes, o chapéu ( lob em inglês) que Pelé aplicou no jogador sueco parece vindo de uma outra era. E veio mesmo. E deixa um gostinho de quero mais.
Pelé comemora o gol.
Por isso o departamento de arte do jornalismo da TV Globo usou a tecnologia para recriar aquele momento mágico. E assim fica registrado em cores para mostrar o que é ser um gênio do futebol. Em cinco ângulos diferentes. A visão do goleiro, a visão das pessoas nas arquibancadas atrás da baliza e o lance bem de pertinho, cada detalhe da cena foi estudado, desde o equipamento dos jogadores até os movimentos em campo. O trabalho levou dois meses para ficar pronto.
Pelé é considerado Rei não só pelo conjunto da obra inigualável que fez no futebol.
É também uma das 10 maiores celebridades do século 20, um dos homens mais conhecidos da História.
E mesmo nos dias de hoje, 4 décadas após ter pendurado as chuteiras, onde vai é recebido como se fosse um chefe de estado, uma estrela de cinema, um Rei.
Onde Pelé vai, há multidão e fotógrafos à volta.
Todo o mundo conhece ou já ouviu falar de Pelé, desde reis, rainhas, presidentes, estrelas de cinema e da música, velhos, novos, até o varredor de rua.
E desde sempre, quando surge uma nova estrela no futebol, a comparação inevitável é com o Rei, mas as novas estrelas sempre passa(ra)m de moda, e o Rei permanece como o alvo a abater.
0 comentários:
Enviar um comentário