FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

sábado, 26 de março de 2022

💰💰💰Na década de 70, o Nápoli da Itália ofereceu 100 milhões de liras para contratar Pelé

💰💰💰O SSC Nápoli quis contratar Pelé, e ofereceu 100 milhões de liras por uma única temporada na Itália.




Pelé jogou cinco vezes contra o Napoli, três em 1968 e duas em 1972, marcando um total de sete gols. Fato que provocou a fixação doentia do presidente napolitano Roberto Fiore pelo craque brasileiro, chegando a lhe oferecer até 100 milhões de liras por jogar uma única temporada no San Paolo, como confessou em sua biografia.


Roberto Fiore, presidente do Nápoles na altura



A oferta milionária foi feita ao craque brasileiro após sua primeira partida disputada em Nápoles, que aconteceria em 5 de março de 1972. O Santos, por conta da suspensão do campeonato paulista, fez uma turnê pela Europa para manter a forma, e com 20 dias de folga pela frente, eles visitaram o Velho Mundo. A equipe branca chegou a Nápoles vinda da Bélgica, onde havia disputado um amistoso contra o Anderlecht dois dias antes.

"O Rei" se encontrou em Nápoles com dois de seus velhos amigos, com quem jogou quando jovem no Brasil, que lhe contaram maravilhas sobre a Série A da época. Beijos e abraços antes de entrar em campo, o camisa 7 do Napoli naquele dia era Angelo Benedicto Sormani, seu antigo companheiro no Santos, e o outro era Altafini, seu colega de seleção. Naquela fria tarde de março, diante de 25.000 espectadores, o árbitro era Pieroni de Roma. 

O Napoli colocou Zoff, Ripari, Pogliana, Zurlini, Vianello, Perego, Sormani, Juliano, Altafini, Montefusco, Improta (que foi substituído por Manservisi no decorrer do jogo). 
O Santos colocou em campo Cejas, Orlando Lelé, Paulo, Oberdan, Zé Carlos, Leo Oliveira, Afonsinho (Nené), Edú, Alcindo, Pelé e Ferreira, ou seja, metade da seleção brasileira. 



O jogo estava no caminho certo para o Santos e Pelé marcou aos 15' do primeiro tempo, então o mesmo número 10 do Santos passou ironicamente por Zoff e acertou desesperadamente um poste como se tivesse perdido um gol na final da Copa do Mundo, incrível ! O craque também selou o segundo gol com um pênalti aos 9' do segundo tempo. Seis minutos depois, Nené marcou o terceiro e o Napoli ficou com três gols contra. Neste momento, o orgulho brasileiro de José Altafini veio à tona com uma dobradinha que infelizmente não serviu para a virada completa. A partida terminou 3 a 2 para os brasileiros. 

Abraços e beijos ainda no final, todos queriam cumprimentar a lenda viva do futebol que respondeu aos aplausos estrondosos dos napolitanos, e principalmente o presidente do Napoli que não duvidou de suas chances de convencer o craque brasileiro. Mas, como todo bom torcedor sabe, Pelé só deixou o Brasil depois de seus melhores anos para jogar pelo Cosmos, da liga americana, e a oferta do Napoli não deu em nada.




O Santos repetiria a experiência de disputar amistosos na Itália quase dois meses depois, e Fiore fez uma última tentativa desesperada de convencê-los. Eles jogaram um em 1º de maio no Cagliari (que terminou 3 a 2 para o Santos com dois gols de Pelé e Riva) e outro no San Paolo em 29 de abril. 
E Pelé disse não de novo.

🔗Reportagem original em italiano 
KODRO MAGAZINE👉 AQUI



0 comentários:

Template - Dicas para Blogs