💰💰💰O SSC Nápoli quis contratar Pelé, e ofereceu 100 milhões de liras por uma única temporada na Itália.
Pelé jogou cinco vezes contra o Napoli, três em 1968 e duas em 1972, marcando um total de sete gols. Fato que provocou a fixação doentia do presidente napolitano Roberto Fiore pelo craque brasileiro, chegando a lhe oferecer até 100 milhões de liras por jogar uma única temporada no San Paolo, como confessou em sua biografia.
Roberto Fiore, presidente do Nápoles na altura |
A oferta milionária foi feita ao craque brasileiro após sua primeira partida disputada em Nápoles, que aconteceria em 5 de março de 1972. O Santos, por conta da suspensão do campeonato paulista, fez uma turnê pela Europa para manter a forma, e com 20 dias de folga pela frente, eles visitaram o Velho Mundo. A equipe branca chegou a Nápoles vinda da Bélgica, onde havia disputado um amistoso contra o Anderlecht dois dias antes.
O Napoli colocou Zoff, Ripari, Pogliana, Zurlini, Vianello, Perego, Sormani, Juliano, Altafini, Montefusco, Improta (que foi substituído por Manservisi no decorrer do jogo).
O Santos colocou em campo Cejas, Orlando Lelé, Paulo, Oberdan, Zé Carlos, Leo Oliveira, Afonsinho (Nené), Edú, Alcindo, Pelé e Ferreira, ou seja, metade da seleção brasileira.
O jogo estava no caminho certo para o Santos e Pelé marcou aos 15' do primeiro tempo, então o mesmo número 10 do Santos passou ironicamente por Zoff e acertou desesperadamente um poste como se tivesse perdido um gol na final da Copa do Mundo, incrível ! O craque também selou o segundo gol com um pênalti aos 9' do segundo tempo. Seis minutos depois, Nené marcou o terceiro e o Napoli ficou com três gols contra. Neste momento, o orgulho brasileiro de José Altafini veio à tona com uma dobradinha que infelizmente não serviu para a virada completa. A partida terminou 3 a 2 para os brasileiros.
Abraços e beijos ainda no final, todos queriam cumprimentar a lenda viva do futebol que respondeu aos aplausos estrondosos dos napolitanos, e principalmente o presidente do Napoli que não duvidou de suas chances de convencer o craque brasileiro. Mas, como todo bom torcedor sabe, Pelé só deixou o Brasil depois de seus melhores anos para jogar pelo Cosmos, da liga americana, e a oferta do Napoli não deu em nada.
O Santos repetiria a experiência de disputar amistosos na Itália quase dois meses depois, e Fiore fez uma última tentativa desesperada de convencê-los. Eles jogaram um em 1º de maio no Cagliari (que terminou 3 a 2 para o Santos com dois gols de Pelé e Riva) e outro no San Paolo em 29 de abril.
E Pelé disse não de novo.
🔗Reportagem original em italiano
0 comentários:
Enviar um comentário