Muita gente não sabe, mas Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é também professor. |
Formado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santos, na década de 70, Pelé contou que Educação sempre foi uma prioridade em sua vida.
O Diploma do Rei |
“Quando mudei para Bauru, ainda criança, jogava nos times de rua da época. Mas meu pai me pegou um dia e disse que eu só ia jogar bola se fosse pra escola”, disse o rei na divulgação de um programa de educação esportiva que leva seu nome, o P.E.L.E (Programa Esportivo Lúdico Escolar).
Pelé no dia da formatura.À esquerda, o ex-goleiro Emerson Leão |
Aos 17 anos, já era campeão do mundo com a seleção brasileira, campeão paulista pelo Santos, seu time de coração, e mesmo assim decidiu tirar o diploma do ensino superior.
“Eu já era artilheiro e campeão pelo Santos e pelo Brasil, mas o professor Julio Mazzei (preparador físico do Santos na época) sempre dizia que eu precisava fazer uma faculdade. Foi aí que eu decidi fazer Educação Física”, disse Pelé.
O Rei também destacou a importância do estudo para os jogadores de futebol.
Foto rara de Pelé prestando exame para entrar na Faculdade de Educação Física de Santos. |
“Tem atleta que acaba a carreira e não sabe o que fazer porque não teve base escolar. Infelizmente no Brasil é assim, temos que reverter esse quadro”, disse Pelé, que também dá conselhos para a garotada do Santos, inclusive para Neymar, revelação do alvinegro praiano envolvido em algumas polêmicas nos últimos meses.
“Eu tive professores que me orientaram durante a vida e eu tento fazer isso com a molecada do Santos. Falei pro Neymar o quanto era importante cuidar da vida dele fora do futebol”.
Isto ajuda a explicar porque Pelé não manteve a incrível média de 50 gols por temporada entre 1971 e 1974: tinha que dividir o tempo entre ser pai de família, ser a estrela maior do Santos
e ainda estudar pra ser doutor:-)
Pelé, o Soldado 201 Nascimento, nas Forças Armadas |
Mas ainda assim é o maior artilheiro da história do futebol e o jogador com mais títulos oficiais, 37, seguido do galês Ryan Giggs do Manchester United(ainda em atividade aos 40 anos de idade) com 36 e o já aposentado goleiro português Vítor Baía, ex-Porto e Barcelona, com 34.
O diploma e a foto da formatura foram entregues ao acervo do Santos Futebol Clube,
veja AQUI na reportagem do Globoesporte.
0 comentários:
Enviar um comentário