O texto abaixo foi extraído DAQUI
Em 1° de novembro de 1968, a rainha Elizabeth 2ª e o marido, príncipe Philip, da Inglaterra, pousaram em Pernambuco. A visita tentava estreitar os laços comerciais entre as nações. Mas além das assinaturas de acordos, coube na agenda muitas festas de gala e eventos sociais.
No Recife, uma cerimônia contou com personalidades como dom Hélder Câmara e Gilberto Freyre. Na capital paulista, o casal participou da inauguração do prédio do Masp e se mostrou impressionado com o maior vão-livre do mundo sob a construção.
Uma vontade especial da rainha cumpriu-se no Rio de Janeiro. Assistiu a um jogo no Maracanã, entre as seleções carioca e paulista – com direito a uma majestade em campo, Pelé.
O roteiro de 11 dias incluiu ainda Brasília e Salvador. A rainha voltou para Inglaterra. Mas lembraria do País por muito tempo. Pelo menos enquanto durou o estoque da polpa de bacuri que encomendou na Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro.
*O texto abaixo é do site do Canal 100
(os negritos são de minha responsabilidade).
A Rainha Elizabeth II da Inglaterra, foi ovacionada apesar do medo causado pela reação da torcida no Maracanã lotado no jogo realizado em sua homenagem, Cariocas x Paulistas. Mas era dia de festa.
Os cariocas tendo a base do Botafogo e os paulistas a do Santos, fizeram um jogo extraordinário em que a rainha quebrou o protocolo várias vezes principalmente na hora de entregar a taça do vencedor nas mãos do Rei Pelé.
Pelé mesmo gordo(?) e fora de forma(?), foi o destaque do jogo, deu passe para o primeiro e fez o segundo gol dos paulistas, o seu 900º.
Nota do autor:
Em 1997, quase 30 anos após este 1º encontro, a Rainha Elizabeth II condecorou Pelé no Palácio de Buckingham, com a Ordem do Império Britânico, a mais alta honraria do país.
Pelé se fosse britânico, seria Sir Pelé, veja neste blog AQUI.
Sir Pelé e a medalha de Cavaleiro do Império Britânico |
VÍDEO DO CANAL 100
VÍDEO DO ACERVO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA BRASILEIRA
0 comentários:
Enviar um comentário