"Não posso ser um novo Pelé. Ele é o único que ultrapassa os limites da lógica."
Esta frase é de Johan Cruyff, um dos melhores jogadores que eu vi jogar.
E a frase que ele disse abaixo, que na altura pareceu arrogante, é a mais pura das verdades:
"Os jogadores hoje só sabem chutar com o peito do pé. Eu podia chutar com o peito, de chapa e a parte de fora de ambos os pés. Em outras palavras, eu era seis vezes melhor que os jogadores de hoje."
Da esquerda para a direita: Carlos Alberto Torres, Beckenbauer, Cruyff e Pelé em Nova York em 1977, com o New York Cosmos.
4 nomes que estão regularmente na maioria esmagadora das listas do melhor 11 de todos os tempos.
Quanto dinheiro custaria este quarteto nos dias de hoje???
Em Amsterdâ em 1999. |
Pelé e Cruyff em 1974. |
Realmente Cruyff foi um dos melhores da história do futebol, melhor jogador europeu do século XX, mas tal como Maradona, Eusébio, Di Stéfano, Romário e tantos outros, foram comparados ao Rei mas nunca conseguiram pelo menos chegar perto do patamar de Pelé.
A única vez em que se enfrentaram, foi no dia 1 de setembro de 1974 em Cadiz na Espanha, em jogo válido pelo troféu Ramon de Carranza, um mês antes do jogo de despedida de Pelé do futebol brasileiro. O Barcelona venceu o Santos FC por 4 x 1. Cruyff, tal como outros gênios do futebo como Zico, Puskas ou Di Stéfano, nunca teve a sorte de vencer uma Copa do Mundo, mas escreveu seu nome na história do futebol com letras de ouro.
Em sua página do facebook, o Rei do Futebol homenageou o craque holandês ( AQUI ).
Descanse em Paz, Johan Cruyff.
0 comentários:
Enviar um comentário