FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

terça-feira, 25 de maio de 2021

Jornal ESTO, México, 30/11/1969 sobre o 1000º gol de Pelé

Em 30 de novembro de 1969, o jornal mexicano ESTO publicou em sua edição de domingo, um suplemento especial sobre Pelé e o 1000º gol, onde está escrito na capa:

Para a História... Pelé! O GOL nº 1000


Na página 3 do suplemento especial, o jornal dedicou uma crônica de página inteira ao Rei do Futebol, onde na parte destacada em laranja está escrito: 
Homenagem ao Rei que: Converteu O FUTEBOL EM ARTE.
*O que não consegui identificar ( ainda ) é o nome completo do jornalista que escreveu.
👇


Aqui abaixo a tradução do texto, que destaquei em 3 cores diferentes.
👇


Na parte destacada em rosa, está escrito:



O apelido mais conhecido do mundo - O melhor jogador de futebol de todos os tempos - O único verdadeiro ídolo - Os maiores são a sua quadra - Seus companheiros jogaram por ele e também receberam toda a sua colaboração - Enquanto houver homens como ele, o futebol vai continua a ser o esporte mais popular.

Na parte destacada em amarelo:



Não existe apelido mais conhecido no mundo. É sempre anunciado com admiração e carinho. Como jogador, Edson Arantes do nascimento tem conseguido admirar em todos os cantos onde se pratica o popular esporte do futebol, por sua habilidade e aptidões excepcionais. Como pessoa, ele cativou por sua simplicidade.

Para nós, significa, como jogador, o máximo. Os mil gols que marcou, figura que fez com que o reconhecimento mundial e as homenagens derramadas sobre a pessoa que é o símbolo do futebol de espetáculo, nada mais são do que a consequência da capacidade e da categoria de um jogador de futebol que, sem dúvida, é o melhor do mundo de todas as idades.


Muitos homens famosos, jogadores de grande categoria, permanecem em segundo lugar: Jorge Orth, José Manuel Moreno, Adolfo Pedernera, Ricardo Zamora, Zizinho, Jair, Ademir, Alfredo Di Stefano, Ferenc Puskas e as estrelas do atual momento futebolístico significam a elite do esporte e eles formam a quadra da morena de Três Corazones, que tem um pouco do melhor de tudo, ultrapassando a todos.

E na parte destacada em azul:



Nós o consideramos o único verdadeiro ídolo do futebol mundial. É incrível que outro possa disputar seu nicho, considerando que o torcedor comum, o político ou a arte, a ciência ou a literatura, o mandatário ou o monarca igualmente o admiram e apreciam. Edson tem uma grande personalidade, gerada a partir de sua humildade apesar de sua grandeza.

Teve ao seu lado grandes companheiros, homens com os quais formou casais excepcionais que causaram pânico na defesa e nos goleiros rivais, arrebatando inúmeras platéias com suas evoluções. Pelé, de fato, recebeu deles a máxima colaboração. Todos jogaram por ele, mas também Pelé jogou por eles e sempre dedicou sua ajuda a eles. Pagão, Coutinho, Toninho, Edú, no Santos! Vavá, Zito, Didi, garrincha, Tostão na Seleção Brasileira!

O que aconteceu na quarta-feira, 19 de novembro, no Maracanã, a festa popular, o reconhecimento universal que o ídolo brasileiro e craque do Santos obteve foi apenas o meio para se chegar a um fim para festejar de alguma forma o homem que mostrou que o futebol é, sim, um arte.

Ao resgatar a nossa homenagem emocional a ele, através deste Suplemento especial dedicado à sua façanha, temos a certeza de que embora existam homens como o Rei que colocam toda a sua capacidade mental e física, a sua dedicação à causa, o seu poder de criação e inventividade, o futebol continuará sendo o esporte popular por excelência.

👉Mais uma vez, como em TODOS os jornais brasileiros e estrangeiros daquela época que publiquei até a data de hoje, também neste jornal mexicano os leitores puderam ler e ver que, em nenhum lugar do texto, está escrito "gol oficial" ou "gol não-oficial".

Em todo o planeta, nenhum jornalista ou estatístico daquela época contestou ou colocou em causa a façanha dos 1000 gols. 

👆
Nem mesmo a FIFA, que até enviou um diploma assinado pelo presidente na altura, Sir Stanley Rous , que felicita e consagra os 1000 gols de Pelé (ver todas as publicações sobre o diploma da FIFA👉 AQUI).

2 comentários:

Romulo disse...

Tudo bem amigo?
Parabéns pelo site estava fazendo uma pesquisa sobre o Rei Pelé e encontrei seu site que é onde reúne mais informações sobre ele eu vi dois sites que publicaram números de gols do Pelé
https://docs.ufpr.br/~mmsabino/sstatistics/pele.html
http://www.rsssf.com/players/ppeledata.html
Você saberia me informar qual o número total de gols do Pelé?

rbn disse...

1,281 gols em 1,363 jogos.

1) Estes números são do site da FIFA, no link abaixo em inglês (usa o google tradutor ).

https://www.fifa.com/news/seven-the-number-for-pele-662886

2) Aqui abaixo no vídeo, a partir do minuto 3:12, GALA FIFA 2013, na FIFA TV, tv oficial da FIFA.

https://pelethebest.blogspot.com/2021/01/video-1281-gols-scored-in-his-career-e.html

Sendo a FIFA quem manda no futebol mundial, e não os sites de estatística, acho que a sua pergunta está devidamente respondida.
Abraço e obrigado pela visita.

Template - Dicas para Blogs