FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

sábado, 26 de junho de 2021

📰TIME MAGAZINE, 14/06/1999 | 👑PELÉ entre as 100 pessoas mais importantes do Século XX

Em 14 de junho de 1999, a TIME MAGAZINE publicou uma edição especial com os 100 maiores heróis e ícones do Século XX.
👇


A mesma revista, na edição dos melhores da década de 26 de dezembro de 1969, já havia colocado o 1000º gol de Pelé entre os 10 eventos esportivos mais importantes da década de 60 (👉 AQUI ).

E sem surpresa nenhuma, Edson Arantes do Nascimento fêz parte deste seleto lote das 100 personalidades mais importantes do Século.
👇


 
Para escrever o texto de 3 páginas sobre o maior jogador de futebol de todos os tempos, a Time Magazine pediu a nada mais nada menos que o 2º homem mais poderoso do planeta ( o 1º, como é óbvio, é o presidente dos EUA ) entre 1969 e 1977, Henry Kissinger
👇
O 2º homem mais poderoso do planeta em 1975,
desceu ao campo de jogo só para cumprimentar o Rei.

Kissinger foi Secretário de Estado dos EUA entre 1973 e 1977 e Assistente do Presidente dos EUA para Assuntos de Segurança Nacional de 1969 a 1975, portanto era neste período o homem mais bem informado do planeta. É grande fã e amigo pessoal de Pelé. Foi um dos maiores responsáveis pela ida de Pelé para os Estados Unidos em 1975, tendo mesmo que intervir e usar toda a sua diplomacia junto do governo brasileiro. 

Vamos ao texto que Henry Kissinger "batizou" O FENÔMENO.
PELÉ: Ele dominou o futebol por 2 décadas com uma paixão igualada apenas pela de seus fãs em todo o mundo.
👇




Os heróis caminham sozinhos, mas tornam-se mitos quando enobrecem as vidas e tocam o coração de todos nós. Para quem ama o futebol, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, é um herói.

O desempenho de alto nível em qualquer esporte deve exceder a escala humana comum. Mas a performance de Pelé transcendeu a da estrela comum tanto quanto a estrela excede a performance comum. Ele marcou em média um gol em todos os jogos internacionais que disputou - o equivalente a um jogador de beisebol fazendo um home run em todos os jogos da World Series ao longo de 15 anos. 
Entre 1956 e 1974, Pelé marcou um total de 1220 gols - não muito diferente de fazer uma média de 70 home runs por ano durante uma década e meia.

Enquanto jogou, o Brasil venceu a Copa do Mundo, disputada quadrienalmente, três vezes em 12 anos. Ele marcou cinco gols em um jogo seis vezes, quatro gols 30 vezes e três gols 90 vezes. E não o fez com indiferença ou desdém - como fazem muitas estrelas modernas - mas com uma alegria contagiante que fez com que até as equipes sobre as quais triunfou compartilhassem seu prazer, pois não é nenhuma desgraça ser derrotado por um fenômeno que desafia a emulação.

Ele nasceu nas montanhas das grandes cidades costeiras do Brasil, na empobrecida cidade de Três Corações. Apelidado de Dico pela família, era chamado de Pelé pelos amigos do futebol, palavra cujas origens lhe escapam. Dico engraxou sapatos até ser descoberto aos 11 anos por um dos maiores jogadores do país, Waldemar de Brito.





Quatro anos depois, De Brito trouxe Pelé para São Paulo e declarou aos descrentes diretores da temática profissional santista; “Esse menino vai ser o maior jogador de futebol do mundo”. Ele rapidamente se tornou uma lenda. Na temporada seguinte, ele foi o artilheiro de sua liga. Como o ( jornal ) Times de Londres diria mais tarde, "Como se escreve Pelé? D-E-U-S" Ele é conhecido por interromper a guerra: ambos os lados na guerra civil da Nigéria estabeleceram um cessar-fogo de 48 horas em 1967 para que Pelé pudesse jogar uma partida na capital, Lagos.

Para entender o papel de Pelé no futebol, é necessária alguma discussão sobre a natureza do jogo. Nenhum esporte de equipe evoca o mesmo tipo de paixão primordial e universal como o futebol.

Durante a Copa do Mundo, os jogos das seleções nacionais de futebol impõem a programação da televisão ao ritmo de vida. No ano passado, participei de um jantar para membros importantes do estabelecimento britânico e convidados ilustres de todo o mundo na sóbria Spencer House em Londres. Os donos da casa tiveram o azar de terem escolhido a noite do jogo entre Inglaterra e Argentina - sempre uma rixa sangrenta, agravada nesta ocasião pela memória da crise das Malvinas.


O impecável público (ou pelo menos o suficiente para influenciar os apresentadores) fez questão de que os aparelhos de televisão fossem instalados em locais estratégicos, tanto na recepção quanto no jantar.

A partida foi para a prorrogação e exigiu uma disputa de pênaltis depois, de modo que o orador principal não conseguiu entregar sua mensagem até 23h E desde que a Inglaterra perdeu, o público não estava exatamente com humor para nada além de luto.

Quando a França finalmente venceu a Copa do Mundo, Paris ficou paralisada de alegria por quase 48 horas, o Brasil de desânimo por um período de tempo semelhante.


Eu estava no Brasil em 1962 quando a seleção nacional venceu a Copa do Mundo no Chile. Tudo parou por dois dias enquanto o Rio festejava um carnaval prematuro.

Não há nada comparável nos EUA. Nossos torcedores não se identificam com suas equipes dessa forma, em parte porque os esportes coletivos americanos são mais cerebrais e exigem um grau de habilidade que está além do alcance do leigo.


O beisebol, por exemplo, requer um conjunto de habilidades díspares: acertar uma bola lançada a 90 km/h, pegar uma bola voando na velocidade de uma bala e lançar longas distâncias com grande precisão.

O futebol requer um conjunto diferente de habilidades para cada uma de suas 11 posições. O espectador dos EUA, portanto, se vê vendo dois eventos distintos: o que está realmente acontecendo no campo de jogo e a tradução disso em estatísticas detalhadas e minuciosas. ele quer que seu time vença, mas também se comprometeu com o triunfo estatístico da estrela que ele admira. O herói do esporte americano é como Joe DiMaggio - uma espécie de Lone Ranger que caminha na solidão além do alcance da experiência comum, elevando-nos além de nós mesmos.

O futebol é um tipo de jogo totalmente diferente. Todos os jogadores devem possuir o mesmo tipo de habilidades - especialmente no futebol moderno, onde a distinção entre jogadores ofensivos e defensivos foi dissolvida. Sendo contínuo, o jogo não se presta a ser dividido em uma série de jogadas componentes que, como no futebol ou no beisebol, podem ser praticadas.

O beisebol e o futebol emocionam pela perfeição de suas repetições, o futebol pela improvisação de soluções para necessidades estratégicas em constante mudança. O futebol requer pouco equipamento, além de um par de sapatos. Todo mundo acredita que ele pode jogar futebol. E pode ser jogado por qualquer número de jogadores como um jogo de pickup.


Assim, o futebol fora da América do Norte é verdadeiramente um jogo para as massas, que podem se identificar com suas paixões, seus triunfos repentinos e suas desilusões inevitáveis. O beisebol e o futebol são uma exaltação da experiência humana; o futebol é sua encarnação.




Pelé é, portanto, um fenômeno diferente do astro do beisebol ou do futebol. As estrelas do futebol dependem de seus times, mesmo quando os transcendem. Alcançar o status de mítico como um jogador de futebol é especialmente difícil porque o pico de desempenho geralmente é bastante curto - apenas o menor número de jogadores tem o melhor desempenho por mais de cinco anos. Incrivelmente, Pelé teve um desempenho de alto nível durante 18 anos, marcando 52 goals em 1973, no seu 17º ano como profissional. As estrelas do futebol contemporâneo nunca chegam a 50 gols por temporada. Para Pelé, que tinha marcado três vezes mais de 100 gols por ano, era sinal de aposentadoria.

O status mítico de Pelé deriva também da forma como encarnou o personagem da Seleção Brasileira. Seu estilo afirma que virtude sem alegria é uma contradição em termos. Seus jogadores são os mais acrobáticos, senão sempre os mais competentes. Os times brasileiros jogam com contagiante exuberância. Quando aquelas camisas amarelas vão para o ataque - o que é na maioria das vezes - e seus torcedores vibram ao som inebriante das bandas de samba, o futebol se torna um ritual de fluidez e graça. Na época do Pelé, os brasileiros sintetizaram o futebol como fantasia.


Vi Pelé no auge apenas uma vez, na final da Copa do Mundo de 1970. O adversário do Brasil foi a Itália, que jogou sua defesa dura com arremetidas repentinas para empatar em 1 a 1, desmoralizando os brasileiros. A Itália poderia facilmente ter concentrado ainda mais sua defesa, até que seu frenético oponente começasse a cometer os erros que envolveriam sua ruína. Mas. liderado por Pelé, o Brasil não prestou atenção. Atacando como se os italianos fossem uma equipe de treino, os brasileiros jogaram no chão por 4 a 1.

Eu vi o Pelé algumas vezes depois, quando ele estava jogando pelo NY Cosmos. Ele não era mais tão rápido, mas estava exuberante como sempre. A essa altura, Pelé já havia se tornado uma instituição. A maioria dos fãs modernos nunca o viu jogar, mas de alguma forma eles sentem que ele faz parte de suas vidas. 
Ele fez a transição de superstar para figura mítica.



👉Nota do autor: Henry Kissinger, pelos cargos que ocupou entre 1969 e 1977 no governo dos EUA e como homem de confiança e conselheiro do Presidente dos Estados Unidos, era simplesmente o homem mais bem informado do planeta ( e provavelmente ainda é muito bem informado até hoje  ). 

O homem mais bem informado do mundo escreveu, na TIME MAGAZINE, que Pelé marcou 1220 gols entre 1956 e 1974
Se a estatística de "gol oficial e gol não oficial" existisse no tempo em que Pelé jogou futebol, Henry Kissinger certamente saberia, e certamente não teria escrito 1220 gols entre 1956 e 1974, certo?
Alguma dúvida?

TIME, 14/6/1999, REVISTA COMPLETA👉 AQUI

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs