FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

sexta-feira, 12 de março de 2021

📰TIME MAGAZINE, 26/12/1969: O 1000º gol de Pelé nos 10 maiores e mais importantes acontecimentos do esporte mundial da década de 60.

📰Na edição de 26 de dezembro de 1969, a última daquele ano e também última da década de 60, a TIME MAGAZINE, de prestígio e credibilidade mundial indiscutíveis que dispensa apresentações, fêz a retrospectiva da década de 60.

👉Se ainda não sabe, passa a saber: a TIME MAGAZINE foi fundada em 3 de março de 1923 e ainda nos dias de hoje, tem a maior circulação do mundo para uma revista semanal de notícias e tem um público estimado de 26 milhões de leitores. 


A revista destacou em "pequenos quadros coloridos" ( como mostram as setas na foto abaixo ) aos quais denominou "Top of the Decade" (Top da Década ), ou seja, os 10 maiores e mais importantes acontecimentos da década de 60 na política, na Casa Branca, no mundo, na medicina, na Justiça, na sociedade, na ciência, no meio ambiente, na educação, na música, cinema, teatro, televisão, na imprensa mundial, na religião, na economia, na literatura e... no esporte. 
👇
👀👉Quem tiver a curiosidade de passar os olhos pela revista completa, o link está disponível mais abaixo.

Indo ao que interessa, vamos ao Top of the Decade do esporte, ou seja, os 10 maiores e mais importantes acontecimentos do esporte mundial da década de 60, escolhido pelos jornalistas da seção de esportes da respeitada revista, por ordem cronológica, publicado na página 24 da edição impressa ( página 32 no link mais lá abaixo).
👇


Agora vamos à parte destacada em vermelho.
👇

Não é necessário ser um "expert" em inglês para ver que no início da frase está escrito "Pelé" e no fim da frase está escrito: "1000th goal".
👉E notem bem uma coisa: esta revista é de 26 de dezembro de 1969. 
O gol nº 1000 aconteceu em19 de novembro, apenas 1 mês e 1 semana antes, e entrou diretamente no TOP 10 da década eleito pelos jornalistas esportivos da TIME MAGAZINE.
Como sabem, naquela época os americanos tinham zero interesse pelo soccer, mas consideraram a dimensão da façanha extraordinária de Pelé só comparável com os incríveis 714 "home run" do lendário jogador de beisebol Babe Ruth.

Babe Ruth, apesar de ser a grande estrela do esporte na sua época, fora de campo era muito parecido com o Rei do Futebol. Simples, humilde, sempre simpáticos e acessíveis com os seus fans, principalmente as crianças.

👉A tradução do texto deste Top of the Decade do esporte nos 60's.

- Roger Maris do New York Yankees fêz 61 “home runs” (beisebol) em uma única temporada, 1961.

- Jack Nicklaus, aos 22 anos, se torna o mais jovem golfista de sempre a vencer o U.S. Open, 1962.

- Jim Ryun, de 20 anos, fixa o recorde mundial em 3:51.1 na corrida da milha, 1967.

- The Green Bay Packers derrotaram o Dallas Cowboys 21-17 para um inédito terceiro título consecutivo na NFL, 1967.

- Bob Beamon quebra o recorde do salto de longa distância por quase 2 pés ( 60 centímentros aproximadamente) com um salto de 29 pés 21/2 ( 8,83 metros aproximadamente), 1968.

- The New Jersey Nets vencem Baltimore Colts 16-7 para se tornar em os primeiros campeões do Super Bowl na American Football League, 1969.

- Os Boston Celtics, comandados pelo jogador-treinador Bill Russel, vencem o décimo primeiro título da NBA em 13 anos, 1969.

- Rod Laver torna-se o primeiro tenista na história a vencer 2 Grand Slams, 1969.

- O New York Mets se erguem do fundo do poço para derrotar o Baltimore Orioles na World Series de 1969.

- Pelé, astro brasileiro do futebol e o atleta profissional mais bem pago do mundo, marca o 1000º gol, 1969.

Como os leitores puderam constatar, e vou repetir quantas vezes forem necessárias, se "gol oficial" e "gol não-oficial" fossem usados como estatística padrão na década de 60, ou antes, certamente os jornalistas da seção de esportes da Time Magazine certamente saberiam. 
Certo?
LINK da TIME MAGAZINE de 26/12/1969👉AQUI 
PÁGINA 24👇


LINK DA TIME MAGAZINE COMPLETA👉 AQUI

Para ver todas as páginas e escolher o que quer ver, clique onde a seta aponta.

👇



Como escrevi na última publicação, nos anos 60 os Estados Unidos tinham interesse zero, ou quase, no futebol que eles chamam de soccer.
Mas um nome eles conheciam, ou já tinham ouvido falar: PELÉ!

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs