"Apelo para nunca esquecermos das pessoas necessitadas, das crianças pobres, dos doentes, de todos os que precisam de nós. ...Às vezes, migalhas que para a gente não significam nada, para eles podem significar muita coisa. Não podemos nunca nos esquecer dos nossos irmãos que precisam do nosso carinho."
Pelé estava muito emocionado. Quase não podia falar. Não se lembrava que muitos prêmios serão oferecidos, pelos seus mil gols. Abaixo, vai a relação destes prêmios e das homenagens:
- Placa no estádio em que marcou o gol, oferecida pela CBD. - Medalha de ouro, oferecida pela CBD. - Selo comemorativo, do Correio do Brasil. - Placa de ouro oferecida pelo Senado Nacional, e assinada por todos os senadores, além de um banquete. - Proposta do ministro da Educação ao Presidente da Republica, para se conferir a Pelé: Ordem Nacional do Mérito. - Relógio de ouro e um Selo comemorativo, oferecido por uma rádio de São Paulo. - Diários Associados colocarão placa comemorativa no estádio onde marcou o gol, e oferecerão a Pelé uma Bola tamanho oficial com os gomos de ouro. - Bola de ouro, oferecida pela Associação de Futebol Argentina, a bola pesa um quilo. - "A Pelé no seu milésimo gol". Medalhão de ouro oferecido pela Federação Carioca de Futebol. - Uma medalha de Ouro, oferecida por uma firma carioca. Aos outros jogadores do Santos, assim como ao técnico Antoninho, medalhas de prata. - Um projeto em Minas para a construção de urna estátua na porta do Mineirão, Estádio Magalhães Filho. - Recebeu do governador da Bahia, dez mil metros quadrados de terra, em pleno centro industrial baiano. - Recebeu o titulo de Cidadão "Pessoense" na Paraíba. - Trouxe da Bahia, três placas de ouro, alusivas ao Mil. - Promoção de A Gazeta Esportiva e da Prefeitura de Santos em se colocar o busto de Pelé, em bronze, na praia do Gonzaga. - Diploma com letras em outro, da Sociedade Amigos da seleção Brasileira. - A pintora Carlota Bravo, que fez um retrato de Pelé, há onze anos, ofereceu-lhe o quadro. - O governador Abreu Sodré, governador de São Paulo, entregará ao "Rei" uma placa de ouro, alusiva ao feito. - João Mendonça Falcão, presidente da Federação Paulista de Futebol, além de um troféu, simbolizando os mil gols, de uma medalha de outro, já ordenou a confecção de uma placa de bronze que será colocada na porta da Federação Paulista de Futebol, resumindo a história dos mil gols de Pelé. - Num show, no Maracanãzinho, comandado por Simonal, com a presença de um punhado de artistas de nossa televisão, Pelé receberá o diploma da FIFA, firmado por Stanley Rous, e uma artística medalha de ouro, oferta da Confederação Brasileira de Desportos.
DIÁRIO DA NOITE. Mil prêmios para se homenagear o Rei. Quinta-feira, 20 nov. 1969, p. 3.
* Digitalizado por Wenilton Luís Daltro, historiador. Araras-SP
Pelé é considerado Rei não só pelo conjunto da obra inigualável que fez no futebol.
É também uma das 10 maiores celebridades do século 20, um dos homens mais conhecidos da História.
E mesmo nos dias de hoje, 4 décadas após ter pendurado as chuteiras, onde vai é recebido como se fosse um chefe de estado, uma estrela de cinema, um Rei.
Onde Pelé vai, há multidão e fotógrafos à volta.
Todo o mundo conhece ou já ouviu falar de Pelé, desde reis, rainhas, presidentes, estrelas de cinema e da música, velhos, novos, até o varredor de rua.
E desde sempre, quando surge uma nova estrela no futebol, a comparação inevitável é com o Rei, mas as novas estrelas sempre passa(ra)m de moda, e o Rei permanece como o alvo a abater.
1 comentários:
MIL PRÊMIOS PARA SE HOMENAGEAR O REI
"Apelo para nunca esquecermos das pessoas necessitadas, das crianças pobres, dos doentes, de todos os que precisam de nós.
...Às vezes, migalhas que para a gente não significam nada, para eles podem significar muita coisa. Não podemos nunca nos esquecer dos nossos irmãos que precisam do nosso carinho."
Pelé estava muito emocionado. Quase não podia falar. Não se lembrava que muitos prêmios serão oferecidos, pelos seus mil gols. Abaixo, vai a relação destes prêmios e das homenagens:
- Placa no estádio em que marcou o gol, oferecida pela CBD.
- Medalha de ouro, oferecida pela CBD.
- Selo comemorativo, do Correio do Brasil.
- Placa de ouro oferecida pelo Senado Nacional, e assinada por todos os senadores, além de um banquete.
- Proposta do ministro da Educação ao Presidente da Republica, para se conferir a Pelé: Ordem Nacional do Mérito.
- Relógio de ouro e um Selo comemorativo, oferecido por uma rádio de São Paulo.
- Diários Associados colocarão placa comemorativa no estádio onde marcou o gol, e oferecerão a Pelé uma Bola tamanho oficial com os gomos de ouro.
- Bola de ouro, oferecida pela Associação de Futebol Argentina, a bola pesa um quilo.
- "A Pelé no seu milésimo gol". Medalhão de ouro oferecido pela Federação Carioca de Futebol.
- Uma medalha de Ouro, oferecida por uma firma carioca. Aos outros jogadores do Santos, assim como ao técnico Antoninho, medalhas de prata.
- Um projeto em Minas para a construção de urna estátua na porta do Mineirão, Estádio Magalhães Filho.
- Recebeu do governador da Bahia, dez mil metros quadrados de terra, em pleno centro industrial baiano.
- Recebeu o titulo de Cidadão "Pessoense" na Paraíba.
- Trouxe da Bahia, três placas de ouro, alusivas ao Mil.
- Promoção de A Gazeta Esportiva e da Prefeitura de Santos em se colocar o busto de Pelé, em bronze, na praia do Gonzaga.
- Diploma com letras em outro, da Sociedade Amigos da seleção Brasileira.
- A pintora Carlota Bravo, que fez um retrato de Pelé, há onze anos, ofereceu-lhe o quadro.
- O governador Abreu Sodré, governador de São Paulo, entregará ao "Rei" uma placa de ouro, alusiva ao feito.
- João Mendonça Falcão, presidente da Federação Paulista de Futebol, além de um troféu, simbolizando os mil gols, de uma medalha de outro, já ordenou a confecção de uma placa de bronze que será colocada na porta da Federação Paulista de Futebol, resumindo a história dos mil gols de Pelé.
- Num show, no Maracanãzinho, comandado por Simonal, com a presença de um punhado de artistas de nossa televisão, Pelé receberá o diploma da FIFA, firmado por Stanley Rous, e uma artística medalha de ouro, oferta da Confederação Brasileira de Desportos.
DIÁRIO DA NOITE. Mil prêmios para se homenagear o Rei. Quinta-feira, 20 nov. 1969, p. 3.
* Digitalizado por Wenilton Luís Daltro, historiador. Araras-SP
Enviar um comentário