FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

domingo, 30 de novembro de 2014

Pelé na Champions League? 5 gigantes europeus quiseram contratar o Rei

PELÉ na CHAMPIONS LEAGUE?
Podia ter acontecido...
Di Stefano e Pelé em 1959, antes de um amistoso
disputado no Estádio Santiago Bernabéu.

Pelé começou a se firmar no Santos a partir de 1957.
 
O garoto de 16 anos era visto como um grande talento na Vila Belmiro, mas tinha forte concorrência no comando do ataque. Era Emmanuele Del Vecchio, centroavante que aliava força e técnica, principal referência ofensiva no bicampeonato paulista em 1955 e 1956. 
Foi substituindo o descendente de italianos que o Rei estreou na Seleção. E também a partir da venda de Del Vecchio para o Hellas Verona que Pelé se tornou intocável no time do Santos FC. 

Uma transferência que poderia ter envolvido Pelé. O olheiro do Verona já tinha observado as virtudes do prodígio de 16 anos. Em seus relatórios para o clube, elogiou Pelé como um investimento para o futuro. Mas o presente acabou sendo Del Vecchio, que marcou 13 gols em 27 partidas em sua temporada solitária pelos gialloblu, antes de se tornar ídolo do Napoli e defender também Padova, Milan e Boca Juniors, voltando ao São Paulo. 
Titular no Santos, Pelé nunca sairia da Vila Belmiro. 

E o Verona foi só o primeiro a cogitar a hipótese de contratar Pelé. 
Ao longo das décadas seguintes, outros gigantes europeus chegaram a negociar com o Santos. 

O poderoso Real Madrid queria adicionar o camisa 10 a sua constelação. Em um momento abastado do futebol italiano, houve até leilão entre Milan, Inter e Juventus. E mesmo o Manchester United seria outro com interesse no craque. O Santos FC nunca abriu mão de seu protagonista e seguiu empilhando taças, assim como Pelé também enchia os bolsos nas lucrativas excursões do clube. 

A saída para o exterior só aconteceu em 1975, meses depois da despedida no estádio da Vila Belmiro, e Pelé não foi para a Europa: o New York Cosmos foi quem fechou “o negócio do século”.

No último dia 23 de outubro, Pelé completou 74 anos de idade. 
E, em sua homenagem, relembramos todas as especulações sobre o Rei no futebol europeu. 
O que aconteceu? Com quem ele poderia ter jogado? O que teria conquistado? 
Respostas que indicamos nas linhas abaixo. 

Mas dizer que Pelé seria ainda mais respeitado se tivesse tido o sucesso que teve em outro continente, isso nunca saberemos.

Real Madrid - 1959


Ao longo de pelo menos três anos, os rumores da transferência de Pelé ao Real Madrid foram fortíssimos. Donos do time mais forte da Europa, os merengues estavam acostumados a contratar grandes estrelas desde a contratação de Di Stéfano. E o Rei começou a entrar nos planos do presidente Santiago Bernabéu a partir de 1959, antes mesmo da vinda de Didi. 

O convite ao Santos FC para participar do jogo de despedida do capitão Miguel Múñoz reforçou os rumores sobre o prodígio, cotado para substituir Raymond Kopa, que voltou ao clube francês Stade de Reims. Apesar de alguns jornais derem a venda como certa, ela nunca aconteceu. A especulação voltou a surgir com menos força em 1960, quando Pelé foi apontado para dar sequência à contratação de um grande astro por temporada. Já no ano seguinte, o dirigente merengue Raimundo Saporta admitiu a existência de uma cláusula firmada com o Santos, que nunca foi acionada.

Em Chamartín, Pelé teria a chance de compor uma linha ofensiva ainda mais histórica ao lado de Di Stéfano, Puskás, Gento e Del Sol
Seria difícil imaginar até mesmo como seria o encaixe de tantos craques – e não se duvidaria que Di Stéfano, após rechaçar o estilo pouco combativo de Didi no meio-campo, também quisesse moldar o garoto Pelé em sua chegada a Madrid. O fato é que, reforçando ainda mais a linha de frente, Pelé poderia fazer com que os merengues não parassem na sua 5ª vitória consecutiva na Champions, em 1960.

Após esta façanha de de vencer 5 vezes consecutivas a Champions, o Real Madrid foi incapaz de reconquistar o título europeu, embora tenha sido duas vezes vice-campeão até o triunfo seguinte, em 1966. Em compensação, o time dirigido por Miguel Múñoz conquistou cinco títulos seguidos em La Liga, deixando o Barcelona de Kubala, Luis Suárez, Evaristo, Kocsis e Czibor sem ganhar nada. Com a venda de Di Stéfano em 1964 e a aposentadoria de Puskás em 1966, o Rei poderia ter liderado o Real Madrid a mais sucessos europeus durante a década de 60.

Inter e Juventus - 1961


Em 1961, os clubes italianos chegaram a fazer um leilão por Pelé.
Inter, Juventus e Milan ofereceram 600 milhões de liras ao Santos FC, que preferiu não vender o seu jovem prodígio.
 
“No início da minha carreira, Angelo Moratti [então presidente da Inter] fez uma proposta, mas o Santos FC recusou. O clube também disse não à Juventus de Agnelli, e por isso, eu fiquei no Brasil”, contou Pelé anos depois, em entrevista ao jornal Corriere dello Sport. 
Eram tempos abastados para os dois magnatas, com Moratti batendo o recorde de transferência mais cara da história semanas antes, ao tirar Luis Suárez do Barcelona – por 250 milhões de liras, menos da metade de Pelé. Se o negócio com o Santos realmente acontecesse, o Rei faria saltar em 140% o recorde anterior, aquela que seria ainda hoje a maior valorização da história. 

Em Milão, além de Luisito Suárez, Pelé teria ótimas companhias no esquadrão de Helenio Herrera, que acabara de chegar do Barcelona. O elenco de jovens que começava a se firmar também contava com o artilheiro Sandro Mazzola e Giacinto Facchetti. E a maturidade daquele time veio a partir de 1963, com mais algumas contratações como o atacante Jair da Costa e o centroavante Joaquin Peiró. 

Em cinco temporadas, a Inter foi três vezes campeã italiana e duas campeã europeia, e ainda chegou a jogar a final da Champions contra o Celtic de Glasgow em 1967, no Estádio Nacional de Lisboa, que os escoceses venceram. Um estrago que poderia acontecer ainda antes com Pelé e que se acabou depois da saída de Herrera, em 1968.


Por outro lado, caso o Santos FC aceitasse a oferta de Agnelli e Pelé viajasse para Turim, ele teria um trabalho maior para liderar a Juventus. Afinal, a concorrência de Milan e Internazionale era enorme e muito forte, com a dupla de Milão tomando o protagonismo na Serie A justamente a partir de 1961.

Bicampeã nacional naquele ano, a Juve só voltaria a vencer o campeonato em 1967, enquanto que nas competições européias, não passou das quartas de final da Champions em 1962, eliminada pelo Real Madrid. 

Pelé, caso fosse contratado pela Juve, chegaria para substituir Giampiero Boniperti, lenda bianconera que se aposentou naquele ano. Além disso, dividiria o brilho no ataque com Omar Sívori, Bola de Ouro em 1961, e John Charles, renovando o célebre “Trio Mágico”

👉E a linha ofensiva poderia ficar ainda melhor se Garrincha tivesse sido contratado pela Juve ao Botafogo.
 
AC Milan - 1963



Milan foi um dos times que mais se empenhou para tentar contratar Pelé no início dos anos 1960. O histórico dos rossoneri com atacantes estrangeiros já era excelente, e Pelé seria a tentativa de manter essa tradição. As conversas se tornaram mais fortes em 1963, quando o Santos FC foi bicampeão da Libertadores e o Milan tinha acabado de conquistar a sua primeira Champions. No entanto, os dirigentes do Santos FC disseram não vendiam Pelé e os italianos ficaram justamente com o substituto de Pelé na Copa de 1962: Amarildo, o Possesso, que defendeu o clube por quatro anos.

Amarildo marcou época em San Siro
Coincidência ou não, formando o ataque com outro concorrente de Pelé no ataque da Seleção: José Altafini, o Mazzola, que substituiu o Rei durante a primeira fase do Mundial de 1958. Enquanto os brasileiros brilhavam no ataque, o fantástico AC Milan de Luis Carniglia tinha uma excelente defesa liderada por Cesare Maldini, além do meio-campo técnico, com o ritmo ditado por Gianni Rivera e Giovanni Trapattoni
Mas, ainda que Amarildo tenha sido ídolo, é bem possível que Pelé marcasse muito do que os 32 gols em 107 jogos que Amarildo marcou na Serie A italiana.
 
A primeira mudança na história aconteceria no Mundial Interclubes de 1963, em que os dois clubes se cruzaram. Amarildo e Pelé anotaram dois gols cada, mas quem venceu a taça foi o Santos. Já o sucesso do Milan diminuiu nas temporadas seguintes. Os rossoneri pararam diante do Real Madrid nas quartas de final da Champions de 1964, e só voltaram a conquistar a Serie A em 1968, mesmo ano em que venceram também a Recopa Europeia. 
Era um time que continuava forte, mas que, como o Rei, daria um passo à frente para brigar com a Internazionale de Helenio Herrera.

Manchester United - 1968


Em 2006, Pelé afirmou à imprensa inglesa que o Manchester United tentou contratá-lo em 1968.
As transferências internacionais dessas dimensões não eram tão comuns no futebol inglês durante aquela época. De qualquer forma, por mais que não tenham conseguido confirmar o rumor com ninguém, BBC e Guardian apontaram o negócio como factível – afinal, Matt Busby costumava guardar a sete chaves suas negociações.
 
Caso chegasse em Old Trafford, Pelé integraria um dos maiores times da história do United. Foi naquele ano que os Red Devils conquistaram a sua primeira Copa dos Campeões, goleando o Benfica por 4 a 1 no tempo extra da final. O camisa 10 iria compor uma linha de ataque mítica, atuando ao lado de Denis Law e do gênio George Best. Já no meio-campo, o Rei estaria bem resguardado pelos passes de Bobby Charlton e pelo "trabalho sujo" de Nobby Stiles
E poderia tentar ampliar a hegemonia do time de Matt Busby, que não durou tanto tempo.

A dupla de ataque do Man United em 1968 seria Pelé e George Best. Já pensou?

Eliminado nas semifinais da Copa dos Campeões de 1969, o clube entrou em declínio na década seguinte. Enquanto boa parte da geração envelhecia, George Best se perdia na boemia. O United só reconquistou o título inglês em 1992/93, com Alex Ferguson, e chegou a ser rebaixado para a segunda divisão em 1974. Por mais que Pelé se encaminhasse para o fim da carreira naquela época, tinha ótimas condições físicas para liderar os Red Devils no topo – e poderia chegar ao gol 1000 por lá mesmo.

👉Comentário do autor do blog:
Se Pelé seria ainda mais respeitado se tivesse tido na europa mesmo o sucesso que teve no Santos FC, isso nunca saberemos, mas uma coisa é certa:
na europa naquela época, os clubes jogavam apenas 3 competicões ( competições da UEFA, campeonato nacional e Taça nacional ), jogando uma média de 7 ou 8 jogos por mês.

O Santos de Pelé jogava pelo menos 4 competições ( campeonato estadual, campeonato nacional, Torneio Rio-São Paulo e Taça Libertadores da América), e no meio disto tudo, ainda viajava para fora do Brasil para fazer jogos amistosos (o Santos de Pelé visitou 59 países ), como uma espécie de Harlem Globetrotters do futebol, devido a imensa fama e popularidade que Pelé já tinha antes da globalização, internet ou facebook.

Pelé jogava mais ou menos uma média de 15 jogos por mês, sem contar com os jogos da Seleção Nacional Brasileira.

Seguindo esta lógica, se Pelé tivesse ido jogar na Europa e jogasse apenas 7 ou 8 jogos por mês, como por exemplo as lendas do futebol Di Stefano, Eusébio, Rivera, ou George Best jogavam, provavelmente o Rei seria ainda melhor...

...se é que isto é possível:-)
Reportagem Retirada👉 DAQUI

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs