FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

domingo, 12 de dezembro de 2021

FOTO DO DIA: 👑Pelé 1968: TOTAL= 947 gols.

Total: 947 gols.
 
👆
            É o que está publicado nesta página do programa do jogo entre o Washington Whips e o Santos FC em 14 de julho de 1968, em Washington, capital dos Estados Unidos, com um público de 20 mil pessoas. O Santos FC venceu por 3 x 1. 
           Naquela época, estes programas em forma de revista, eram uma prática bastante comum para divulgação, propaganda e promoção de eventos esportivos. Nesta página, o clube norte-americano destacou, em cor de rosa, uma lista de todos os gols de Pelé, ano a ano, até àquela data, onde diz: TOTAL - 947

          Em outra página do programa, o Washington Whips escreveu um texto sobre Pelé, onde em letras grandes, em negrito, está escrito:
Washington Whips Futebol Clube apresenta.
PELE: Rei do Futebol.
Embaixo da foto, o texto diz: 
O Atleta mais bem pago do mundo.
👇


No texto à direita da foto está escrito:

           "No reino do futebol,  cujo território pertence a todos os estados do mundo, o único rei é Pelé. Acima de sua majestade apenas o poder espiritual do Céu pode governar. ” 
Estas palavras, escritas por um escritor esportivo brasileiro, descreve o maior jogador de futebol do mundo, Pelé, que chega ao Estádio D.C. hoje com seu time santista para jogar com o Washington Whips.

             Tão grande se tornou este ídolo do futebol, que príncipes e políticos igualmente o adulam. Ele foi declarado um tesouro nacional avaliado em US$ 2.000.000 pelo parlamento brasileiro.

             O atleta mais bem pago do mundo com salário anual de $341.000, isento de impostos, o Pérola Negra levou seu time mundialmente famoso a sete títulos da liga, dois campeonatos sul-americanos e duas copas mundiais ( de clubes) em 12 anos como profissional. Ele levou o Brasil a duas copas do mundo e tem em média um gol por jogo na competição internacional.

              Entre suas conquistas pessoais estão 947 gols marcados, incluindo oito (gols ) em um jogo, 5 gols em um único jogo em quatro ocasiões, e quatro gols em um jogo dezoito vezes. Ele jogou em equipes vencedoras em 456 jogos. Durante aquele período de triunfos, Santos conquista campeonato paulista campeonato quase todos os anos (1957-1962) e Brasil conquistou a Copa do Mundo em 1958 e 1962.

                  Seu oito gols, uma realização de jogo, veio contra o Botafogo ( de São Paulo ) em 1964, cinco anos depois de ele ter marcado 125 gols em um recorde de uma temporada. Ele ultrapassou 3 vezes a marca da centena em gols em uma temporada.
E ainda, o brasileiro de fala mansa que costuma ficar horas dando autógrafos para milhares de adoradores, provavelmente não poderia ter imaginado isso acontecendo há 20 anos.

A capa do programa
👇


O poster do jogo
👇

👆
                 Na parte amarela à esquerda embaixo diz em vermelho:
Excitante e Espetacular...isto é PELÉ, o atleta mais bem pago do mundo.
                Mais abaixo, em preto, diz:
"O incrível Pelé, uma lenda em seu próprio tempo, ganha um salário anual de 341 mil dólares, taxas livres, mais o dobro deste valor em endossos. Sua importância para o Brasil é tão grande que ele foi oficialmente designado como tesouro nacional, e como tal, não pode ser vendido para outro país sem aprovação do parlamento."

O ingresso do jogo
👇

A reportagem do jogo pela Associated Press ( AP )
👇


Santos salta de volta por Pepe, 3-1.

 Washington ( AP) -  O Santos do Brasil quebrou ontem uma sequência de 2 jogos sem vitória em sua turnê de futebol nos Estados Unidos, batendo o Washington, 3 -1, com dois gols de Pepe.
              Pepe quebrou o empate em 1 a 1 com uma cobrança de falta de 25 jardas com menos de quatro minutos do fim do primeiro tempo e marcou seu segundo gol em um pênalti aos 11,56 do segundo tempo.
             O lendário Pelé, rei do futebol santista, empolgou a multidão de 20.189 pessoas com seu jogo de pés e passes ágeis.


            Nota do autor: Como puderam perceber, os profissionais que fizeram o poster e o programa deste jogo devem ter pesquisaram absolutamente tudo sobre o Rei do Futebol. E não encontraram absolutamente nada escrito "gol oficial" ou "gol não oficial", porque em TODOS os jornais brasileiros e estrangeiros da época que publiquei até a data de hoje, em nenhum deles diz "gol oficial" ou "gol não oficial"
          
             Esta regra de gol oficial foi criada nos anos 2000, portanto deve apenas ser aplicada a partir do momento em que foi criada, tal como todas as outras regras que foram criadas e só começaram a ser aplicadas em seu devido tempo, tais como:
👇
1968: Mesma linha era OFFSIDE. 
2021: Mesma linha não é OFFSIDE.
👇
1968: qualquer jogador podia passar a bola intencionalmente com os pés ao goleiro e o goleiro podia pegá-la com as mãos.
2021: Não se pode fazer isto, é falta.

 👉Não vale a pena tentar mudar ou reescrever a História, está tudo registrado nos livros, jornais, rádios, TVs, posters e programas.  

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs