FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Pelé em 1966: 785 gols em 10 anos.

Em 1966, a "Revista do Esporte" dedicou 2 páginas a Pelé, com o título de PELÉ REI DOS GOLS ( PELÉ KING OF GOALS, destacado em azul claro)com as estatísticas de todos os gols de Pelé, ano a ano, até 1966.
👇


Na parte de baixo à direita, destacada pela seta vermelha, está escrito: 
785 gols em 10 anos.
👇


No texto na parte de cima, à esquerda, está escrito.
👇

PELÉ ( que o cronista Armando Nogueira disse que se ele não nascesse gente, ele nasceria bola) realmente nasceu para jogar futebol, ou melhor, para ocupar o lugar que desde a invenção do esporte estêve vago: o de Rei do futebol. Desde a sua estréia na seleção brasileira ( em 7 de julho de 1957, na partida Brasil x Argentina, no Maracanã, substituindo Mazola) começou a despertar as atenções gerais tendo, inclusive Nestor Rossi dito após o jogo que Pelé ( tinha 17 anos na época) era o melhor de todos no time do Brasil.
         Sua fama de artilheiro vem desde 1957, quando foi o jogador que marcou mais gols do campeonato paulista, um total de 37. De lá pra cá, vem sendo o artilheiro mór do certame paulista, sem dar a vez a nenhum outro. Até 31 de dezembro de 1965 Pelé marcou ( em tôda a sua carreira) 785 gols. Isso apenas em 9 anos de carreira.
        O único jogador que conseguiu alcançar tal cifra foi Friedenreich, também nove vêzes artilheiro do campeonato paulista (1912-14-17-18-19-21-27-28 e 29) e é recordista absoluto, com 58 gols, roubando o lugar ao jogador Feitiço que havia consignado 39 gols, em 1931.
        A estatística dos gols do Rei Pelé através dos anos, aqui estão:
👇
👆

À direita, está escrito:
NR - Esta relação será atualizada no final dêste ano, razão pela qual deixamos de anotar os gols conquistados por Pelé nos amistosos da seleção brasileira e na Copa do Mundo.

Nota do autor 1: Pelé não fêz nenhum jogo pela seleção brasileira em 1961 e 1964.

Nota do autor 2: mais uma vez, como em todos os jornais brasileiros e estrangeiros da época, em nenhum lugar do texto ou da estatística existe separação por "gol-oficial/gol não-oficial". Essa regra não existia, foi criada e só começou a ser usada no século 21.
Não tem lógica nenhuma aplicar regras atuais em tempos onde elas simplesmente não existiam.
Ponto.

1 comentários:

Bruno disse...

ver a sua conta na Wikipédia

Usuário(a):Bruno Liandro

senha - bobo

Template - Dicas para Blogs