FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

FRANCE FOOTBALL MAGAZINE nº 1232: Entrevista com Pelé na edição de 11/11/1969 ( Incluindo esta revista completa em PDF )

Alain Fontan, enviado especial da prestigiada revista francesa France Football esteve no Brasil em novembro de 1969 e fêz uma entrevista de duas páginas com Pelé. A entrevista foi publicada em 11 de novembro de 1969. 
Na capa, abaixo do nome de Pelé, está escrito: "Em Breve 1000 gols".

👇


Aqui abaixo nas páginas 20 e 21, a entrevista completa, onde está escrito em letras vermelhas:

"Eu dedico meu 1000º gol a todos os atacantes do mundo."



Aqui abaixo, eu destaquei com cores diferentes as partes da entrevista e traduzi a essência do texto para a língua portuguesa. 
Em nenhuma parte do texto está escrito gol oficial ou gol não-oficial.
👇

Sabem por que? Porque não existia. Se existisse, certamente que o jornalista da France Football iria saber. A única dúvida do jornalista foi sobre duas estatísticas que mostravam apenas 2 gols de diferença entre uma e outra.

Na parte destacada em amarelo  o texto foi escrito assim:
*Reparem que o Rei já falava do Diploma da FIFA ( ver publicação  👉 AQUI ). 

De vez em quando, Pelé volta à terra. Entre dois aviões, três ônibus, e as quatro linhas brancas do terreno, abre um pouco para os amigos (especialmente se você não estiver fazendo anotações). Ele fala sobre coisas e outros, mas obviamente, a conversa sempre acaba voltando para os 1.000 gols.
Honra incomparável.

Já que você não vai demorar em atingir a meta, o que é completamente novo para um futebol moderno, como você se vê terminar este número profético?
- Como qualquer outro, quer dizer que tento imaginar dessa forma, embora seja difícil, se julgar pelas entrevistas e pelo programa particularmente ocupado que está sendo preparado. Haverá uma emissão especial de selo, um diploma da F.I.F.A, uma noite de música no imenso Maracanãzinho com capacidade de 20.000 espectadores, para não mencionar placas, de homenagens e consagrações de todos os tipos. Um programa bem carregado.

E o que você acha dessa discordância que existe entre os estatísticos de seus gols e a briga diária entre alguns jornais com números diferentes?
- É o lado chato desse caso, eu considero que a harmonia retornará entre os jornalistas que são todos meus amigos e que trabalham com consciência. Não se poderá realizar várias festas para este gol 1.000. Que cheguem a um acordo uns com os outros e me digam quantos é necessário marcar. Eu mesmo me encarrego do resto.

Pelé, você é supersticioso. Em sua a sua carreira, durante as Copas do Mundo do Chile e da Inglaterra, por exemplo, o destino às vezes jogou mal com você. Você não acha que ele pode se manifestar novamente, não teme um acidente um dia antes desta consagração de um fato nunca visto antes?
- Sinceramente, não. Não dou importância à história, considero-a uma continuidade. Fico feliz por marcá-lo, pois acho que ele pode desenvolver um futebol de ataque que, continua sendo o único que vale a pena olhar e quem sabe provocar vocações de artilheiro.
Mas eu não comparo este fato nem com uma Copa do Mundo nem a necessidade de superar seis partidas dramáticas, diante de um público hostil. É muito mais difícil, na minha opinião, vencer uma Copa do Mundo do que marcar 1.000 tentos

E o mais importante desses 1.000 gols, para você?
- Está ligado à Copa do Mundo. Para aquele de 58, Na Suécia. Na verdade, apesar de nossa superequipe, Eles acertaram uma defesa terrível do País de Gales. Nossa equipe já confundia velocidade e pressa, Irritada por uma hora de concreto imprevisto, quando estou partindo, coloquei um "chapéu" a um defensor do tamanho de um armário e chutei de voleio.
O tiro acertou o alvo e nos salvou. O Brasil começou então uma ascensão irresistível. Foi ontem, mas está tudo muito longe.

O DRIBLE INGLÊS

Algumas semanas atrás você estava na Europa com o Santos. Você notou alguma mudança, alguma evolução?
- Jogamos principalmente na Iugoslávia e eu devo dizer que a qualidade do futebol jogado lá me impressionou. Há muitos jogadores excelentes, e eu realmente não entendo como este país pôde ser eliminado da Copa do Mundo. Mesmo considerando o cansaço que nos fez jogar dois dias, depois de longas viagens de carro e ônibus, devemos admitir que sofremos.

E em outros países?
- Eu não posso julgar os italianos que apresentaram uma combinação de ocasião. Todo mundo sabe que esta fórmula quebra a homogeneidade de uma ou duas equipes ... sem contribuir com nada para qualquer um.

Na Espanha, achei as defesas fracas, marcando individualmente e facilitando o trabalho dos atacantes, sabendo como se desdobrar muito rapidamente e combinar jogadas tendo o adversário às costas.

Na parte destacada em verde, o texto foi publicado assim:

Na Inglaterra dominamos e vencemos o Stoke City apesar de um banco extraordinário. Se os ingleses soubessem driblar seriam irresistíveis ... Resumindo: Eu acredito que o futebol europeu será muito perigoso no México, tantos são os progressos técnicos, seu nível de preparação, seu ritmo e facilidade na marcação.

No entanto, esses jogos amigáveis ​​por si só permitem para ter uma ideia aproximada das coisas, porque jogamos cansados ​​de viajar e sem muito motivação, deve ser dito.

BRASIL 70%

E a seleção brasileira?
- Ela ( a seleção brasileira ) se qualificou, o que não é ruim. Isto vai pra frente, acredita nisso, ela forma um time coletivo, que ainda continua sendo o essencial para uma equipe.

Não haveria algumas partes a ser alteradas para obter um melhor desempenho?
- Sem dúvida, embora eu não queira me aproximar de um assunto que não é da minha responsabilidade. "Cada macaco em seu galho = "(Cada macaco em seu galho), E
os gols serão bem guardados ...

Mas ainda?
- Eu não quero nomeá-lo. Digamos sozinho.
Porém, a circulação da bola deixa um pouco a desejar em alguns setores. O meio campo
está um pouco lento e provavelmente merece alguns retoques.

Este é um problema essencial.
Sem dúvida. De qualquer forma, considero que se nós trabalharmos e chegarmos ao México com uma condição física de 60 ou 70% dos europeus fisicamente, ninguém conseguirá nos segurar. Será suficiente estarmos bem fisicamente no jogo para sermos capazes de fazer a diferença.

Encontrou o apoio ideal em Tostao?
Sem dúvida, Tostão se confirmou uma jogador extremamente sutil, dotada de intuição e
reflexo. Como um dos jogadores mais talentosos, tecnicamente, do Brasil, sua lucidez fez dele um companheiro maravilhoso para mim. Que pena que ele foi ferido no olho* ( *descolamento da retina após levar uma bolada no olho ), e está no momento fora de combate. Mas estou certo que ele voltará logo, terá que se acostumar e sofrer, para tomar golpes (e devolvê-los) porque a consagração que ele alcançou durante as eliminatórias, um o torna um jogador muito mais visado do que no passado. 
Eu conheço bem a questão, vai ter que mudar tudo, até mesmo seu estilo, aprender a evoluir com o peso de um ou mais oponentes nas costas. O resgate da glória. O prestígio é, infelizmente, sinônimo de golpes e recebimento.


SANTOS FC SEM TEMPO PARA RESPIRAR

Como você explica o fraco desempenho do Santos F.C. na Taça de Prata ( Campeonato Brasileiro na época ) que acabou?
- Voltamos cansados dessa excursão, nós não tínhamos tempo para respirar. Várias avarias, ausência do goleiro titular, lesões dos nossos defesas Rildo e Carlos Alberto, enfim tantos razões que explicam nossa má classificação. 
O encontro carioca contra o Fluminense podia nos ter colocado de volta a flutuar, mas não tivemos sorte E então, basicamente, já se passaram três anos desde que
vencemos todas as competições, e devemos perder um de vez em quando. Os outros também são bons e merecem ser vencedores. Dito isso, nossa equipe tem que ser reformulada e recuperar o equilíbrio e a inspiração. Estamos um pouco saturados.

Você tem algo em mente para depois da Copa do Mundo?
- Absolutamente não. Com os mexicanos, eu não assinei um assunto publicitário e sobre o qual fizemos muito barulho. Quanto aos italianos, é bom saber que estão entrando em suas fronteiras novamente jogadores estrangeiros. Eu não estou com pressa. Eu posso tentar ser um muito bom "líbero" até aos 45 anos.
👇
A revista completa da France Football de 11 de novembro de 1969 em PDF, 
ver 👉 AQUI

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs