FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

sexta-feira, 19 de março de 2021

EL DIPLOMA DE LA F.I.F.A. - Jornal MUNDO DEPORTIVO (Espanha), 16 de novembro de 1969, página 28

Em sua edição de 16 de novembro de 1969, o Mundo Deportivo, um dos mais tradicionais jornais esportivos da Espanha até aos dias de hoje, deu destaque de página inteira a Pelé na página 28 com a seguinte manchete:
Pelé a um passo do gol número 1000
👇


Mais embaixo, o jornal Mundo Deportivo destacou o Diploma da FIFA que Pelé iria receber quando marcasse o 1000º gol.
👇
Tradução do texto escrito e assinado por Sir Stanley Rous.
👇
"O mundo inteiro aplaudirá a notável proeza de Edson Arantes do Nascimento ( Pelé) ao marcar 1000 gols em jogos de clubes e internacionais. Esta maravilhosa proeza poderá não ser superada durante muitos anos. Todos que o viram jogar se unem a mim para expressar-lhe sinceras felicitações.

A tradução do texto:
👇

Todo Brasil se prepara para comemorar a façanha

No jogo disputado na noite de sexta-feira contra o Botafogo ( do estado da Paraíba ) e que o Santos venceu por 3 a 0, o fabuloso Pelé fez o gol de número 999 de sua carreira.

Já está tudo preparado para o milésimo gol e uma espécie de loucura fará explodir o Estádio onde o "o rei" realizará esta façanha que aguarda todo o Brasil e quase diríamos todo o futebol mundial. Os grandes jornais do Rio e de São Paulo têm enormes manchetes apoteóticas preparadas; as medalhas, os pergaminhos, os troféus e as devidas manifestações adequadas também estão preparados para honrar dignamente o acontecimento.


O MELHOR «AS» DO MUNDO

Edson Arantes do Nascimento completou 29 anos no mês passado. Ele mede 1,71m, pesa 72 quilos, casado há cinco anos e já marcou 999 gols em treze temporadas de ação acelerada.
Quando começou a jogar em 7 de setembro de 1956, ele disse: " Serei o melhor jogador de futebol do mundo".
Dois anos depois, ele alcançou renome internacional. Quando o Brasil conquistou o título mundial em Estocolmo em 1958, dizia-se de Pelé: - O jovem Pelé, um menino negro de 17 anos, tem sido a grande revelação 
desses campeonatos.

Sua fama crescente foi medida pelo metro de neologismos cada vez mais coloridos: de "tulipa negra" ele passou a ser chamado de "o menino de ouro". Depois ele se tornou "a pérola negra" e, finalmente, "o rei".

Em 1961, clubes italianos tentaram contratá-lo. A Juventus teria oferecido 200 milhões de pesetas. Para evitar surpresas, o presidente do Brasil, Jânio Quadros, interveio pessoalmente ao aprovar uma lei segundo a qual nenhum jogador importante poderia ser transferido para "uma potência estrangeira". Pelé passou a ser propriedade do estado.


MILHÕES E MAIS MILHÕES

Apesar de ter perdido o sonho italiano, Pelé se tornou uma verdadeira máquina de ganhar milhões. Sua popularidade é tão grande que uma autobiografia se esgotou nas livrarias em poucos minutos. 
Um filme sobre sua vida ( O sonho de um menino ) rendeu mais de onze milhões de pesetas de direitos. Escreveu livros de fábulas infantis, gravou discos de "bossa nova", por 8 milhões deu seu nome exclusivamente a uma marca de café (tornou-se famoso o slogan "Café rima com Pelé") e, por fim, se mostrou satisfeito com o resultado de uma pesquisa de opinião pública:
75% dos consultados sabiam quem era Liz Taylor,
80 % sabia quem era Kennedy,
mas 99% disseram que sabiam quem era Pelé.


A HISTÓRIA DOS MIL GOLS
👉Nota do autor: Há aqui nesta estatística algumas dúvidas sobre algumas datas e adversários. Mas os gols que geram alguma dúvida foram marcados foram sempre em datas muito próximas, a margem de erro é mínima. 
E como podem notar, não há separação de gol oficial e não-oficial. Fica assim provado, mais uma vez, que este critério usado hoje em dia por muitos, naquela época nunca foi usado porque simplesmente não existia.
📌Quanto aos gols nº 500 e nº 600, na publicação original do jornal Mundo Deportivo, o estádio e o adversário estão completamente errados.

O 1º gol oficial  de sua vida foi marcado por Pelé pelo time r
eserva do Santos , em amistoso contra o Corinthians ( da cidade de Santo André  no Estado de São Paulo), por ocasião do Dia da Independência em 1956.

Em 1958, ele já tinha cem gols em seu currículo.

Em julho de 1959, ele registrou o número 200 em uma partida contra o Hannover.
👉Nota: Em algumas estatísticas, o gol nº 200 foi marcado contra o Fortuna Dusseldorf no Rheinstadium em Dusselforf em 7 de junho de 1959)

Em 13 de maio de 1960, contra o Milan, atingiu a meta de 300.
👉 Em algumas estatísticas, o gol nº 300 aconteceu no jogo em 12 de maio de 1960, e foi marcado contra o Inter de Milão.
👉👉Em outras estatísticas, o gol 300 foi marcado contra o Royal Standard da Bélgica, no Stade de Sclessin em 19 de maio de 1960.

Em 28 de junho de 1960* (1961 é o ano certo), em Atenas, em confronto com o AEK, fez o gol de número 400

O terror dos goleiros adversários continuou sem perder suas qualidades. 

📌Seu gol de número 500 e seu gol de número 600 ocorreram no mesmo palco e contra o mesmo adversário: Maracanã e o Botafogo.
👉Em algumas estatísticas, o gol nº 500 foi marcado num jogo entre o Santos e o São Paulo que terminou empatado em 3 x 3.   
👉👉O credível e tradicional jornal O GLOBO publicou em 1 de outubro de 1962 que o gol nº 500 foi na vitória do Santos FC por 3 x 1 sobre o Comercial FC da cidade de Ribeirão Preto ( ver AQUI ).
👉👉👉Em algumas estatísticas, o gol nº 600, foi marcado no estádio La Bombonera contra o Boca Juniors em 11 de setembro de 1963.

Os 700 também chegaram ao Maracanã, mas com o Fluminense FC como adversário (em 18 de abril de 1965 ).

A 21 de julho de 1966, em Madrid, num jogo contra o Atlético, «o rei» marcou o seu 800º gol.
👉Em algumas estatísticas, o gol nº 800 foi marcado em 21 de agosto de 1966 contra o Benfica de Portugal, no Estádio Randall's Island no Torneio de Nova York.

Em junho de 1968, no Torneio InterNacional de Nova York, e em uma partida contra o Nápoles, ele fez o seu 900.

👉Em algumas estatísticas, o gol nº 900 foi marcado em 17 de junho de 1968 contra a equipe do Saarbruken da Alemanha. Depois, aconteceram 3 jogos com o Nápoles em 21, 26 e 28 de junho de 1968 .

Agora Pelé está à beira do gol de número 1.000. Quando vai fazer isso? Hoje? Amanhã? No Brasil, chegam a apostar na hora e no minuto exatos em que Pelé vai conseguir redondear a mágica e fantástica cifra. Um carnaval inesperado e impressionante se espalhará por todo o país para celebrar o artilheiro mais famoso do mundo. E também, talvez, o melhor jogador de todos os tempos.

Como podem ver nesta publicação e em outras que já publiquei, ninguém contestou, ninguém protestou, ninguém colocou em causa a estatística dos 1000 gols na altura. 
E como podem ver, o gol 1000 teve impacto a nível mundial e foi destaque de página inteira nas capas da maioria dos jornais de todo o planeta.
Até mesmo a FIFA reconheceu e enviou o Diploma. 

Para terminar, a foto abaixo mostra a diferença do impacto na imprensa internacional entre os 1000 gols e o "recorde de gols oficiais".


👆
Aqui estão 2 capas do jornal Mundo Deportivo, separadas por 51 anos. 
Em preto e branco, a capa de 21 de novembro de 1969, onde o 1000º gol de Pelé preenche a página toda.
E a cores, a capa de 15 de março de 2021, no dia seguinte depois de Cristiano Ronaldo ter quebrado o tal "recorde de gols oficiais", quem está em destaque é Messi, que naquele dia, ia se tornar o jogador com mais jogos pelo Barcelona, superando Xavi.
Os 770 "gols oficiais" de Cristiano Ronaldo nem aparecem na capa. Nem em letras microscópicas.

A edição do dia 21 de novembro de 1969 do Mundo Deportivo será a próxima publicação.

MUNDO DEPORTIVO, 16/11/1969, página 28👉 AQUI

"FULL SCREEN" da página 28👉 AQUI

JORNAL COMPLETO de 16/11/1969👉 AQUI 

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs