FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

segunda-feira, 8 de março de 2021

📰Parte 3 - O GOL 1000 de PELÉ na IMPRENSA INTERNACIONAL | LOS ANGELES TIMES ( EUA) de 20 de novembro de 1969

O Los Angeles Times, normalmente referido como Times ou LA Times, é um jornal diário publicado em Los Angeles, Califórnia, desde 1881, e é, até aos dias de hoje, um dos jornais mais tradicionais, credíveis e respeitados em todo o mundo. 


- Quem conhece um pouco da história do futebol, por mínimo que seja, sabe que na década de 60 os Estados Unidos da América não davam a mínima importância ao "soccer" (que é como os americanos chamam ao futebol). Para ter uma idéia, normalmente as notícias sobre o "soccer" dividiam a mesma página com os obituários, anúncios classificados de emprego e etc...

Naquela época, grandes ou pequenos jornais dos EUA, assim como a esmagadora maioria da população dos EUA, não demonstravam nenhum interesse pelo jogo, mas a mesma esmagadora maioria do população conhecia, ou já tinha ouvido falar sobre um nome: Pelé. Que teve direito a 1/4 de página na seção de esportes ( na foto mais acima ).

E o LA TIMES, um dos mais conceituados jornais dos EUA, e do mundo, enviou especialmente ao Brasil o jornalista Leonard Greenwood (destacado em vermelho na foto abaixo), que fazia parte da equipe de redatores do jornal, para fazer a cobertura de um acontecimento que viria a ser um dos principais do ano de 1969.  
E um dos principais acontecimentos da década de 60, como publicou a conceituada revista TIME em dezembro de 1969 ( lá iremos em breve ). 
👇

Na edição de 20 de novembro de 1969, 
Leonard Greenwood, enviado especial do LA Times ao Rio de Janeiro, conta o que viu na noite anterior, 19 de novembro de 1969, em que esteve presente no Estádio do Maracanã e foi testemunha ocular da História.

A manchete diz: PELÉ MARCA O 1.000º GOL ao GRITO DE 65.000 BRASILEIROS
👇


TRADUÇÃO da reportagem da página 14 de esportes do LA TIMES de 20/11/1969
👇
RIO DE JANEIRO — O melhor jogador de futebol do mundo, Edson Arantes do Nascimento, de apelido Pelé, tornou-se o primeiro homem desde sempre a marcar 1.000 gols, aqui ( no Rio de Janeiro ) na última Quarta-feira à noite. E o gigante Estádio do Maracanã explodiu em um das celebrações mais selvagens na história do Rio de Janeiro.

Mais do que 65.000 espectadores gritaram parabéns e o ensurdecedor canto 'Pelé, Pelé, Pelé' ecoou pelo estádio. Milhares de fogo de artifícios explodiram e toneladas de papéis coloridos foram jogados das arquibancadas na noite quente de verão.

E no meio do campo o jovem herói brasileiro abaixou a cabeça e soluçou até seus ombros tremerem.
O gol veio de um penalty com apenas *cinco minutos ( *12 minutos, na verdade) antes do fim de um dos mais jogos frustrantes que Pelé já tinha jogado.

Perdeu 10 vezes

Dez vezes que Pelé havia atirado no gol apenas para ver todos desviados pelo goleiro do Vasco da Gama Norberto Andrada ou vê-la ( a bola ) bater na barra transversal.

Na maré de emoção, o jogo foi atrasado até depois de Wilson Simonal, o cantor mais popular do Brasil, ter levado a multidão em uma música escrita especialmente para a ocasião.

Pelé foi escoltado para uma bateria de microfones balbuciando quase incoerências com alegria, mas ele finalmente deixou escapar: “Graças a Deus e obrigado a todos. Obrigado todo o mundo.'

Como Pelé foi cercado nos camarins, o jogo Santos-Vasco da Gama, para o Interestadual, terminou 2-1 a favor do clube de Pelé. Mal a bola de couro entrou nas redes, um enxame de repórteres, fotógrafos e fãs correram em torno de Pelé.


Todo o Brasil e milhões de fãs de futebol em todo o mundo tinham esperado por este gol. Pelé é o desportista mais idolatrado da história e nas últimas semanas enquanto ele se aproximava da marca mágica o suspense no Brasil tinha sido quase insuportável.

As celebrações nas ruas e as oficiais vão durar semanas. Pelé vai “levar um banho” de presentes.

Em Salvador semana passada as pessoas do Estado da Bahia estavam tão confiantes ele alcançaria sua meta na cidade deles, que eles tinham planejado um carnaval no qual Pelé lideraria uma procissão através da cidade para a antiga igreja de Nossa Senhora do Bonfim onde ele "ofereceria" o seu pé direito para a igreja. Mas nenhum gol foi marcado.

O treinador ( Julio ) Mazzei, que tem um M.A. ( certificado ) em atletismo e educação física nos Estados Unidos, disse que “em termos de esportes americanos, Pelé é Mickey Mantle, Sandy Koufax, Arnold Palmer e Lew Alcindor todos juntos".


Homem Calmo

Apesar da adulação de milhões ele permanece calmo e tem muitos dos amigos que ele tinha anos atrás. Ele tem um humor tranquilo.
“Um dia fomos jogar em uma pequena cidade e o carro de Pelé quebrou”, disse o treinador Mazzei.
“Nós esperamos quase duas horas e finalmente ele e dois outros jogadores – também Negros - chegaram na Cidade. Eu perguntei a Pelé por que ele não tentou pegar carona e ele disse: 'quem daria uma carona para três negros à noite em uma estrada solitária? '

Com apenas algumas horas para o jogo, Pelé disse em seu hotel quarto no dia em que ele marcasse o 1.000º gol seria o melhor dia da sua vida profissional.

'Não é o melhor dia de sua vida?" Eu perguntei.
"Não." Ele disse. 'Eu amo futebol e eu não escolheria qualquer outra carreira. Mas tem outras coisas na vida privada mais importantes".

Um deles foi o dia em que me casei. O outro foi quando minha filha nasceu três anos atrás. Eu espero um dia ter um filho. Você perguntou sobre grandes dias", ele disse com um grande sorriso.
'O dia que eu tiver um filho que eu posso ensinar a jogar futebol, isso será um grande dia!"

📌Nota do autor: Como puderam ler, o jornalista do LA TIMES em nenhum momento da reportagem referiu qualquer coisa sobre "gol oficial" ou "gol não-oficial" 
Sabem por que? Porque não existia! 
Se houvesse "gol oficial" ou "gol não-oficial", certamente um jornalista que fazia parte da equipe de redatores de um dos maiores jornais do mundo estaria muito bem informado e teria conhecimento sobre isto, certo?

LINK 1 do da página 14 (clip) de 20/11/1969 do LA TIMES👉AQUI

LINK 2 da página 14 (inteira) de 20/11/1969 do LA TIMES👉AQUI

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs