FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

sábado, 20 de março de 2021

LOS MIL GOLES DE PELE | Jornal MUNDO DEPORTIVO, 21/11/1969

Em 21 de novembro de 1969, o tradicional jornal esportivo espanhol Mundo Deportivo, assim como muitos jornais brasileiros e estrangeiros pelo mundo afora, preencheu toda a sua capa com o gol 1000 de Pelé.
👇
O jornal dedicou 2 páginas inteiras à façanha do Rei. 
( O 1000º gol foi eleito pela TIME MAGAZINE como um dos 10 acontecimentos esportivos da década de 60.👉 AQUI )


A manchete diz: PELE : MIL GOLS EM 13 ANOS COMO PROFISSIONAL.
Logo abaixo diz:
A fantástica marca goleadora do monarca do futebol se consumou no Maracanã.

No texto da página 14 está escrito assim: 
EDSON Arantes de Nascimento, "Pelé", se tornou desde então esta madrugada no Único jogador
da história do futebol mundial que marcou mil gols em seus treze anos de história profissional neste esporte; Pelé marcou aquele gol contra o Vasco da Gama no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, diante de uma multidão eufórica, que invadiu o campo para estar com o ídolo em seus ombros quando o "Pérola Negra" do futebol brasileiro consumiu sua façanha. O gol, um verdadeiro evento do futebol mundial, veio aos 31 minutos de jogo no segundo tempo. A vítima da falta que deu origem ao pênalti foi o próprio Pelé. O "craque" do Santos entrou rapidamente na área e a defesa do Vasco da Gama derrubou o monarca do futebol brasileiro.

FEBRE NO MARACANÃ
O árbitro anotou a punição máxima e o jogador do Santos, Rildo, partiu para executar a penalidade, enquanto Pelé foi atendido, machucado de uma perna como resultado da falta sofrida. Mas os 200 mil ( na verdade, 65 mil) eufóricos espectadores aglomerados nas arquibancadas explodiram em gritos de " Pelé, Pelé!" exigindo que ele fosse seu ídolo o executor da punição, para marcar — ninguém duvidava que Pelé perderia a penalidade - esse gol número mil.
Pelé se recuperou e partiu para o pênalti, enquanto a multidão fez um um silêncio quase religioso.
Pelé foi até a bola, correu e chutou a bola com o pé direito executando sua famosa "paradinha" antes... E gol!!

E o que de mais importante foi escrito no resto do texto da reportagem:
👇
- O jornalista do Mundo Deportivo destacou que o 1000º gol de Pelé ofuscou a 2ª chegada do homem na Lua.
- Como em todos os outros principais jornais brasileiros e estrangeiros, o Mundo Deportivo relembrou os grandes artilheiros do futebol mundial na época, como Jimmy Mcgrory, Eusebio, Puskas, Di Stefano e Uwe Seeler, e quantos gols cada um deles marcou.
- E como todos os outros principais jornais brasileiros e estrangeiros, o jornal espanhol publicou as palavras de admiração e felicitações de algumas das grandes estrelas do futebol mundial na época, como Bobby Charlton, Just Fontaine, Bobby Moore e mesmo Uwe Seeler.

No texto destacado em separado à direita da foto diz: 
Apelo emocionante da "Pérola Negra" em favor das crianças pobres
👇


O texto destacado em negrito dentro do "quadrado" diz:
O gol número mil de Pelé não impressionou tanto a multidão que constantemente aplaudia a Pérola
 Negra do futebol brasileiro, quanto o sentido humanitário do famoso "10" em chamar o mundo para a  infância indefesa.
"Pelo amor de Deus. Agora que todos estão me ouvindo faço um apelo especial para o mundo: ajude crianças pobres, ajude os sem-teto. Este é o único pedido nessa hora especial para mim", disse Pelé sobre uma platéia estimada em 200 mil pessoas ( 65 mil na verdade ) que compareceram ao Estádio do Maracanã para ver o milésimo do melhor jogador do Mundo.

Depois de converter o gol, o homem que é procurado por reis e personalidades de todos os cantos da Terra, chorou com longa emoção e saiu do campo, pois ele não foi capaz de suportar os 15 minutos restantes da partida em que o Santos venceu o Vasco por 2 a 1.
O "rei" entrou nos vestiários entre abraços e soluços com líderes e colegas. Ele trocou a camisa 10 que
irá entregar a sua filha Cristina, para outra camisa que usava o número 1000.

Pelé, assim, concordou com o pedido feito repetidamente por sua esposa Rosemary, ao contrário dos milhares que estavam exigindo uma preciosa lembrança de um evento esportivo inédito na história do futebol mundial.
Agora as "guloseimas" virão e a primeira será um chá oferecido pela Academia Brasileira de Letras. Um selo para celebrar mil gols de Pelé será colocado em circulação pelos Correios e Telecomunicações. Um vestiário do Maracanã vai ter agora o nome de Pelé. Uma bola de ouro e uma bateria de
prata, entregue pela escola de samba "Mangueira", irão para os inúmeros troféus que ele ganhou ao longo da carreira.
O único homem que estava triste era o goleiro Argentino Andrada, que também chorou, não de raiva, porque nada poderia fazer contra o pênalti, mas sim por ter sobrado para ele para ser o homem, vale a expressão, que sofreu a conversão do gol número mil de Pelé.
"Você merece muito mais", disse Andrada, soluçando, para Pelé, ao cumprimentá-lo no vestiário, e acrescentou: "No entanto, eu lamento ter sido eu o goleiro do número 1000".

👉Não é preciso saber ler em espanhol para perceber que em nenhum lugar do texto nas páginas 14 e 15 está escrito "gol oficial" e "gol não-oficial".

👆
👉O Mundo Deportivo foi fundado em 1906, já tem 115 anos de existência. 
Este jornal centenário, assim como todos os outros principais jornais brasileiros e estrangeiros, teria a obrigação de conhecer e informar aos leitores sobre a estatística de gol "oficial" e "não-oficial" em 1969. 
Nem o Mundo Deportivo, nem nenhum jornal da época publicou absolutamente nada sobre este assunto. 
Sabem por que? Porque não existia estatística oficial de "gol oficial" e "não-oficial". 
Sem trocadilho.

MUNDO DEPORTIVO, 21/11/1969 CAPA👉 AQUI
PÁGINA 14 👉AQUI
PÁGINA 15 👉AQUI


0 comentários:

Template - Dicas para Blogs