FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

quarta-feira, 31 de março de 2021

Jornal Corriere della Sera ( Itália), 21/11/1969

Em 21 de novembro de 1969, o tradicional jornal italiano Corriere della Sera publicou:
Atingiu o marco fabuloso

O milésimo gol de Pelé foi marcado de pênalti



No texto da página diz o seguitnte:

Desta vez é verdade: Pelé marcou o milésimo gol de sua carreira, que começou no Santos em 1956, quando tinha dezesseis anos ( na verdade, 15 anos de idade ).
A « febre » por este golo histórico da « pérola negra » deu origem a um curioso mal-entendido no domingo: 🔔*Uma agência internacional de informação atribuiu o gol 1000 ao jogo na cidade do Recife, contra a equipe do Santa Cruz
🔔* Provavelmente por causa desta capa do jornal " A Gazeta Esportiva" do dia 13 de novembro de 1969, onde a manchete diz: "RECIFE APLAUDIU O 1000º DE PELÉ".
👇

Esta manchete, uma semana antes do gol mil no Maracanã, é explicada de forma simples: Na estatística feita pelo lendário Thomaz Mazzoni, jornalista da "Gazeta Esportiva" na época, Pelé tinha 2 gols a mais ( 995 gols )
Na estatística do Santos FC, feita em conjunto com o também lendário jornalista Adriano Neiva da Motta e Silva, conhecido como De Vaney, do jornal "A Tribuna de Santos", Pelé tinha 2 gols a menos ( 993 gols ). 

Pelé, na altura, optou por subtrair 2 gols e escolheu a estatística de De Vaney, até porque a própria FIFA reconheceu na altura a estatística do Santos FC como a estatística oficial dos gols de Pelé ( ver publicação completa 👉AQUI). 
Como podem ver na foto abaixo, uma parte da reportagem publicada em 18 de novembro de 1969 pelo jornal "Correio da Manhã"  na página 28.
👇

Como podem ler, a FIFA reconheceu os 993 gols de Pelé na altura, como legítimos.
Sabem por que? Porque não existia a estatística de "gol oficial e gol não-oficial".
Se existisse, a FIFA saberia, e não teria enviado o diploma que consagrou os 1000 gols do Rei do Futebol.

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs