FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

sábado, 24 de abril de 2021

📰ABC (Espanha): Mais um jornal europeu que ignora, despreza e renega o que o próprio jornal publicou em 21 de novembro de 1969.

📰O mesmo jornal, 50 anos depois, ignora, despreza e renega a sua própria história.

👆
👉Na edição matutina de 21 de novembro de 1969, o jornal espanhol ABC publicou na página 79 a seguinte manchete: 
"PELÉ CONSEGUIU, DE "PENALTY", O GOL NÚMERO 1000".
 
Quase 50 anos depois, em 14 de outubro de 2019, o mesmo jornal dá destaque aos 699 gols - com todo o mérito, é bom que se diga - de Cristiano Ronaldo, colocando o português como o 6º maior artilheiro da história, mas coloca Pelé em 3º lugar com "apenas"  767 gols.  

O que mudou?
É simples: hoje em dia insistem em usar uma estatística com "gol oficial" e "gol não-oficial" que naquela época não existia
Se esta estatística existisse e fosse "regra geral" na altura, certamente que os jornalistas, redatores e editores deste jornal saberiam da sua existência.
Portanto nenhum jornal, nenhum historiador,  nenhum profissional de futebol em todo o mundo falava, usava, escrevia, publicava ou comentava sobre esta estatística porque... não existia! 
E se isto não existia, só deve ser usada a partir do momento em que foi criada, e não para ser usada como medida padrão para toda a história do futebol, porque deturpa, renega e reescreve a própria história do futebol.

👉Em 16 de novembro de 1969, o ABC publicou na página 71 da edição matutina a seguinte manchete:
PELÉ JÁ MARCOU O GOL 999 ( como destacado em amarelo ).
👇

O texto escrito na parte destacada em amarelo, já traduzido para a língua portuguesa:
👇

TRADUÇÃO PARA PORTUGUÊS
👇
João Pessoa ( Brasil ) 15. "Pelé" colocou em 999 a cifra de gols de sua carreira futebolística profissional. No encontro jogado ontem entre o Santos e o Botafogo ( do Estado da Paraíba ), em que o 11 da "pérola negra" venceu por 3 gols a 0, Pelé marcou um gol, com o qual a sua marca já é de 999 gols. Todo o Brasil está ansiando pelo momento em que Pelé consiga seu gol número 1000, e se fazem apostas sobre o jogo em que conseguirá, e até mesmo o minuto em que irá marcar.

👉Em 21 de novembro de 1969, o ABC dedicou meia página 79 ao gol 1000, 
onde a manchete dizia:
"PELÉ CONSEGUE, DE PENALTY, O GOL NÚMERO MIL"
👇

Na parte destacada em amarelo, está escrito:
👇
Rio de Janeiro 20. Edson Arantes do Nascimento, Pelé, se transformou desde esta madrugada no único jogador da história do futebol mundial que marcou 1000 gols em seus treze anos como profissional deste esporte. Pelé marcou este gol frente ao Vasco da Gama no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, diante de uma multidão delirante que invadiu o campo carregando nos ombros o seu ídolo quando o Pérola Negra do futebol brasileiro marcou este gol.

O gol, autêntico acontecimento do futebol mundial, foi marcado aos trinta e um minutos de jogo do 2º tempo. A vítima da falta que originou o penalty foi o próprio Pelé. O árbitro assinalou castigo máximo e o jogador do Santos, Rildo, se preparou para executar o Penalty, enquanto Pelé era atendido, dorido de uma perna em consequência da falta sofrida. Mas os 200 mil ( na verdade, 65 mil pagantes ) eufóricos espectadores que lotaram as arquibancadas estouraram em gritos de "Pelé, Pelé, exigindo que Pelé a marcar o penalty. Ninguém duvidava que Pelé marcaria esse gol número 1000.

Ficou atordoado após o gol, mas depois começou a dançar e pular enquanto os jogadores, tanto do Santos quanto do Vasco, corriam para abraçá-lo e parabenizá-lo sem distinção de lados. Milhares de espectadores invadiram o campo de jogo, espremendo-o e interrompendo o jogo por um longo tempo.

Na parte destacada em azul, está escrito:
👇
OS OUTROS GRANDES GOLEADORES

Pelé passou a ser história viva do futebol, mesmo antes de marcar seus mil gols contra o Vasco, no monumental estádio carioca do Maracanã. Pelé está muito à frente com essa marca de todos os grandes artilheiros da história do futebol mundial.

Estes jogadores passaram para a história do futebol pelos seus dotes extraordinários de goleadores:

O escocês Jimmy McGrory é o maior goleador britânico com uma marca de 550 gols. Jogou no celtic de Glasgow de 1922 até 1939 como centro avante. Marcou 410 gols ( na realidade, 468 gols em 445 jogos ) para o Celtic em jogos oficiais dos torneios britânicos(*) e o resto foi em jogos internacionais com a seleção escocesa. 
(*Torneios britânicos engloba clubes de todo o Reino Unido - Inglaterra, Escócia, República da Irlanda, Irlanda do Norte e o País de Gales - o que dificulta a compreensão de quais torneios eram estes. Na Escócia naquela época havia a Liga Escocesa, a Taça da Escócia, a Glasgow Cup, a Charity Cup, a Exhibition Cup e a Saint Vicent de Paul Cup, e o site oficial do Celtic não discrimina em quais torneios ou jogos amistosos Jimmy McGrory marcou cada um dos seus 468 gols, apenas publicou o total de gols👉 AQUI.) 

O inglês Arthur Rowley, com uma marca de 466 gols em jogos da Liga e Copa, em uma larga carreira futebolística que durou 18 anos taté a sua retirada em 1965. Rowley jogou no West Bromwich Albion, no Fulham, no Leicester City e no Shrewsbury Town.

O alemão Uwe Seeler, do Hamburgo SV, marcou 700 gols como centro avante do 11 de Hamburgo e da seleção alemã. Seeler está ainda no ativo há onze anos, desde que começou a jogar como profissional em 1958. É capitão da seleção alemã de futebol, com a qual disputou 38 partidas.

Eusebio, o craque do Benfica, marcou 298 gols desde que apareceu como uma estrela do futebol no 11 benfiquista, em 1960, depois de ter jogado com a equipa da sua cidade natal, Lourenço Marques de Moçambique.

Alfredo Di Stefano  marcou 464 gols como grande profissional do futebol. Sua melhor temporada é de 31 gols, conseguida em 1956/1957 como centro dianteiro do Real Madrid.

FELICITAÇÕES DO PRESIDENTE DO BRASIL

Brasília 20 ( de novembro 1969 ). O  presidente do Brasil, general Emílio Garrastazu Médici, felicitou hoje o Rei Pelé pela conquista do gol nº 1000 de sua carreira profissional. A mensagem está contida em um telegrama, no qual o chefe de Estado disse o seguinte:

Na parte destacada em rosa, o texto do telegrama de felicitações do presidente do Brasil na altura:
👇

"Identificando-me com as alegrias mais autênticas do nosso povo pela concretização da meta de mil gols, envio-lhe meu abraço de parabéns e encontro em sua consagração a vitória do dever bem cumprido, no trabalho de cada um, e a dimensão das potencialidades do homem brasileiro para afirmar seu valor em qualquer atividade. Saudações cordiais. Assinado: Garrastazu Médici."

E na parte destacada em verde, as congratulações do presidente da FIFA, do Comitê Olímpico Espanhol e... do Real Madrid e outros muitos clubes de futebol, espanhóis e estrangeiros.
👇

"As informações das agências de notícias indicam que também enviaram felicitações a Pelé o presidente da F.I.F.A., Mr. Stanley Rous; o delegado nacional de Educação Física e Esportes ( Comitê Olímpico da Espanha ), senhor ( Juan Antonio ) Samaranch*; o Real Madrid, e outros muitos outros clubes de futebol espanhóis e estrangeiros."

*Juan Antonio Samaranch viria a ser anos mais tarde, o presidente do Comitê Olímpico Internacional.

👉E em 22 de novembro de 1969, o jornal ABC dedicou a página 25 inteira à façanha de Pelé
PELÉ E SEU GOL Nº 1000.
👇
O texto diz:
Ele tinha 999 gols homologados. E até um selo comemorativo aguardava a fabulosa conquista de 1000 gols quando Santos e Vasco da Gama colidiram no gigantesco Maracanã. Rildo iria marcar ( o penalty ). Mas o público carioca, renunciando à velha e apaixonada rivalidade carioca e paulista, pediu, gritou que Pelé era quem marcaria a punição máxima. "O rei" é infalível em tais assuntos. Ele venceu Andrada e o entusiasmo explodiu ... Pelé beija, empolgado, a bola; em seguida, é carregado triunfalmente pelo gramado do Maracanã. Todo o Brasil vibra com a conquista de sua "pérola negra", com a marca impressionante de seu herói nacional. (Telefotos UPI - Cifra)

👉No mesmo dia 22/11/1969, na página 53, o jornal publicou que o Santos foi convidado para participar no histórico e bastante prestigiado torneio Ramón de Carranza 1970, mencionando os 1000 gols ( destacados em amarelo ) . A manchete diz:
👇
SANTOS, PALMEIRAS, MADRID E AT. BILBAO PROVAVÉIS PARTICIPANTES NO CARRANZA 1970


Na tradução do texto, diz o seguinte:
SANTOS, PALMEIRAS, MADRID E AT. BILBAO PROVAVÉIS PARTICIPANTES NO CARRANZA 1970

O director da Câmara, Sr. Jerónimo Almagro y Montes de Oca, enviou um telegrama expresso ao presidente do Santos F. Clube, do Rio de Janeiro, parabenizando-o em nome da Câmara Municipal e da comissão do troféu Ramón de Carranza pela magnífica atuação do jogador Pelé, que alcançou o gol número 1000 de sua vida futebolística, e comemorando que em breve os torcedores de Cádiz poderão contar com a presença em Cadíz desta sensacional equipe sul-americana, ao lado de seu compatriota Palmeiras e dos espanhóis Real Madrid e Atlético de Bilbao, como uma combinação muito provável para a próxima confrontação do troféu de Cádiz.

NOTA do AUTOR
Como puderam ver, como em todos os outros jornais que publiquei até a data de hoje, também este jornal em 16, 21 e 22 de novembro de 1969, publicou 999 gols e 1000 gols, e em nenhuma parte de qualquer texto tem escrito "gol oficial" ou "gol-não oficial".

Quando voce envia felicitações a alguém ou a uma instituição por terem conseguido realizar uma façanha, voce automaticamente está reconhecendo aquela façanha como verdadeira, autêntica, sem margem para dúvidas, certo?
Do mesmo jeito que a FIFA, o Real Madrid, e todos os clubes, instituições e profissionais do futebol que enviaram felicitações a Pelé pelos mil gols marcados na carreira, automaticamente reconheceram a façanha como verdadeira, como legítima, como oficial. Certo? 

LINK JORNAL ABC, 16/11/1969, Página 71👉AQUI

LINK JORNAL ABC, 21/11/1969, Página 79👉AQUI

LINK JORNAL ABC, 22/11/1969, página 25👉AQUI


LINK JORNAL ABC, 22/11/1969, Página 53👉AQUI

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs