FILME PELÉ ETERNO

FILME PELÉ ETERNO
A prova definitiva de quem é o melhor jogador de sempre

sábado, 3 de abril de 2021

O GOL 1000 DE PELÉ | THE NEW YORK TIMES ( EUA ), 20 e 21 de novembro de 1969

A manchete da página 65 do New York Times de 20 de novembro de 1969 dizia:
👇
Pelé torna-se o primeiro jogador moderno a alcançar 1000 gols; 
MULTIDÃO DE 100 MIL FESTEJOU O ÁS DO FUTEBOL
Façanha é comparada aos 60 home-runs de ( Babe ) Ruth e a Milha de 4 minutos.



Quando pensamos em jornais de referência a nível mundial, jornais super rigorosos na informação e jornais com credibilidade acima de qualquer suspeita, 2 nomes surgem logo na cabeça: CNN e New York Times.
A CNN foi fundada em 1980, portanto ainda não "era nascida" em 1969.



O New York Times é, desde a fundação em 18 de setembro de 1851, um jornal de referência nos EUA. ( Quem conhece um pouco da história do futebol, por mínimo que seja, sabe que na década de 60 os Estados Unidos da América não davam a mínima importância ao "soccer", ver👉 AQUI ). Mas conheciam um nome: PELÉ. 

E em 20 de novembro de 1969, na página 65, o New York Times publicou uma pequena reportagem do correspondente do jornal e da Associate Press na América do Sul, Joseph Novitski
👇

Infelizmente, para ter acesso ao texto da reportagem de Novitski, tem que ser assinante do jornal, mas a manchete é bastante clara e sem margem para qualquer dúvida.

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

No dia seguinte, 21/11/1969, o New York Times publicou na página 2, mais uma reportagem sobre o 1000º gol de Pelé. Na manchete diz:
👇
O milésimo gol de Pelé no futebol dá aos brasileiros alguma coisa para festejar


Também a manchete não deixa nenhuma margem para dúvidas.
👇

Como puderam ver, um correspondente internacional do New York Times e da Associated Press, duas das maiores e mais respeitadas instituições jornalísticas do mundo até os dias de hoje, tem por obrigação estar muito bem informado sobre tudo

Não há qualquer referência para estatística de "gol oficial e não-oficial" nas 2 manchetes do New York Times. Se existisse, Joseph Novitski saberia.

Joseph Novitski ( foto ao lado ) estava no Rio de Janeiro em 19 de novembro de 1969. É bem provável que tenha ido ao Maracanã e viu com os próprios olhos o 1000º gol de Pelé, porque a reportagem foi publicada pelo New York Times logo no dia seguinte, 20 de novembro. 

Em 1969, a internet ainda não existia, e o meio mais rápido de fazer chegar as notícias do Brasil para a América e Europa era através de telefone ( as chamadas intercontinentais eram caríssimas) ou por telégrafo ( mais barato, mas não tão barato ). 

Por isso é que na maioria dos jornais estrangeiros que já publiquei aqui no blog, a notícia do gol 1000, marcado em 19  de novembro, só chegou às redações dos jornais no dia 20 de novembro, e foi publicada no dia 21 de novembro. 

Como está escrito mais acima, os EUA não davam a mínima importância ao "soccer" naquela época, mas o New York Times, um dos mais importantes e respeitados jornais dos EUA e do mundo, enviou o seu correspondente internacional para fazer a cobertura da possível façanha de Pelé naquele mês de novembro de 1969. Pelé marcou o gol mil, o New York Times deu destaque, em dois dias consecutivos, ao gol-símbolo da vida do Rei do Futebol, como disse o Mestre Armando Nogueira.

Para ser notícia no NYT naquela época, e ainda hoje, tinha que ser uma coisa fora do comum, estrondosa, fantástica. E mais importante que isto tudo, tinha, e tem, que ser notícia VERDADEIRA! 
No New York Times não há fake news. 


NEW YORK TIMES, 20/11/1969, página 65 👉AQUI
NEW YORK TIMES, 21/11/1969, página 2👉 AQUI

0 comentários:

Template - Dicas para Blogs